Com diversas novidades para o ano, a competição inicia a temporada em terras uruguaias, com a expectativa de superar os números de público e arrecadação do último ano. Com 42 pilotos, esse é o maior grid de corrida de caminhões da América Latina
A temporada 2024 da Fórmula Truck está aquecendo os motores para sua corrida de estreia, que vai acontecer no Autódromo de Rivera, no Uruguai. Com muitas novidades, a competição abre a temporada de 2024 no próximo domingo (24), no Autódromo Internacional Eduardo Cabrera, em Rivera, no Uruguai. O circuito já se tornou tradicional na categoria, recebendo a corrida pelo terceiro ano consecutivo.
No ano passado, a cidade de Rivera, que está na divisa do Uruguai com o Brasil, sediou a 2ª etapa da competição, quando um excelente público acompanhou as vitórias do catarinense Rogério Agostini na categoria GT Truck e do paranaense Márcio Rampon na F-Truck. A cidade é separada por uma divisa seca com a cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. O autódromo Eduardo Cabrera tem 3.160 metros de extensão e 14 de largura e atrai muitos amantes de velocidade, sejam brasileiros ou uruguaios.
Para a temporada de 2024, a Fórmula Truck e a GT Truck Eventos, promotora e organizadora da categoria, vão contar com novos pilotos, novas equipes, novos patrocinadores e novos veículos de apoio para a corrida, como o Pace Truck, dirigido por Bruna Asman, todo personalizado pela Speed Max, principal patrocinadora e fornecedora dos pneus para os competidores. Para esse ano, estão confirmados 42 pilotos, porém, até o momento, estão inscritos 58 competidores, sendo 11 deles estreantes.
Para Rivera são esperados 35 pilotos, incluindo aqueles que disputaram o título no ano passado. Da categoria GT Truck, caminhões com motores eletrônicos, estão confirmados nomes como Pedro Muffato, Rogério Agostini, Jorge Mauricio Ribeiro (Jorginho Feio), João Batista M. dos Santos Filho (Joãozinho Santa Helena), Ramiris Fontanella, Leonardo Barramacher, Nilton Sérgio Jacobsen Filho (Niltinho Jacobsen), Álvaro Bendo, João Helder Mottin e Valdinei Vieira dos Santos.
Para a disputa da categoria F-Truck, dos caminhões de bombas injetoras, estão confirmados os pilotos: Márcio Rampon, Carlos Eduardo Conci, Rafael Fleck, Lazaro Donizete Domiciano, Túlio Bendo, Geovani Ferreira dos Santos, Camilo Daniel Lovato, Luís Paulo Rampon, Felipe Fráguas Gomes, e outros.
A expectativa da organização é superar em números o último ano, que foi desde o retorno da categoria, foi o mais expressivo. Além da Speed Max, a FPT Industrial também anunciou apoio a categoria em 2024, além de outras parcerias como Fenatruck e Mahle Group. “Este será o nosso melhor ano. Já temos 58 pilotos inscritos para a temporada. As equipes investiram muito em melhorias. Muitas delas vêm com caminhões novos. Já temos a confirmação de 11 estreantes”, informa Gilberto Hidalgo, presidente da GT Truck Eventos.
Sobre a prova de Rivera, Gilberto acentua que mais uma vez será um grande espetáculo. “Todas as dependências do autódromo estarão tomadas pelo público. O interesse dos uruguaios e dos brasileiros que vivem na fronteira está acima de nossas expectativas”, frisa Gilberto Hidalgo. Uma das novidades da temporada é a chefada do primeiro caminhão DAF da categoria, que será dirigido por Joãozinho Santa Helena. Inspirado no modelo da edição comemorativa de 10 anos da marca no Brasil, o caminhão é o único DAF correndo na Fórmula Truck.
A primeira etapa tem início neste domingo, com a largada agendada para às 12h45. O Planeta Caminhão estará presente na transmissão, com comentários de Sérgio Kaskalian e vai fazer a cobertura completa da competição, com bastidores dos boxes, conversa com pilotos, balanços do dia e informações de primeira mão sobre tudo o que estiver rolando em Rivera. A transmissão da primeira corrida do ano será na RedeTv e também no Youtube do Planeta Caminhão e Fórmula Truck.
Confira o calendário da Fórmula Truck para 2024
24 de março – Rivera (Uruguai)
21 de abril – Guaporé (RS)
2 de junho – Cascavel (PR)
30 de junho – São Paulo (SP) – A definir
4 de agosto – Londrina (PR)
15 de setembro – Campo Grande (MS)
15 de outubro – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de novembro – Tarumã (RS)
1º de dezembro – Cascavel (PR)
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