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Novo Porto Seco em Foz do Iguaçu promete aumentar movimentação de cargas no Mercosul

Novo Porto Seco em Foz do Iguaçu promete aumentar movimentação de cargas no Mercosul

Multilog anunciou que o empreendimento vai aprimorar e alavancar as movimentações de cargas e o comércio exterior na tríplice fronteira. Investimento será de R$ 500 milhões.

A Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do Brasil, anunciou que vai dar o início ao projeto de construção da nova unidade alfandegada e operar o novo Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR), que será instalada às margens da rodovia BR-277, fora da área urbana da cidade. O novo Porto Seco deve facilitar e aumentar as movimentações de cargas na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Djalma Vilela, presidente da Multilog, afirmou que o projeto vai melhorar muito o tráfego dos caminhoneiros do Mercosul: "Estamos muito satisfeitos com a construção e futura operação do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, que trará uma nova realidade para o transporte de cargas e comércio exterior da região". "Por meio de uma infraestrutura mais ampla, robusta e melhor localizada iremos aprimorar e expandir as operações no novo Porto Seco”, afirma.

Multilog vence licitação do novo porto seco em Foz do Iguaçu - Foto: Divulgação

Com previsão para início das obras no primeiro semestre de 2024, o novo Porto Seco terá investimentos totais de mais de R$ 500 milhões em duas fases, dos quais R$ 240 milhões já na primeira fase. Além disso, o empreendimento deve gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, entre eles, de motoristas carreteiros e até mesmo de movimentadores de cargas. O terminal será dimensionado para receber até 2 mil caminhões por dia em 15 anos.

Em relação à área de armazenagem, serão construídos 4,2 mil m2 de área coberta fechada, incluindo mais de 600 m2 de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas. A estrutura contará com equipamentos modernos, incluindo balanças de elevada precisão, além do scanner. 

Em termos de segurança, serão instaladas câmeras avançadas para vigilância interna e externa. Serão quatro gates de entrada de veículos e dois de saída, com uma entrada e saída para cargas especiais com altura e largura excedentes. Os acessos terão sistema de pesagem e identificação de veículos totalmente automáticos.

Haverá também uma área de 1,9 mil m2 destinada aos motoristas, dividida em sete espaços distintos, sendo seis deles internos ao porto seco e um externo, localizado no bolsão de acesso. Os espaços contam com sanitários e áreas para descanso e permanência.

 
Novo porto de Foz do Iguaçu (PR) receberá até dois mil caminhões por dia e terá uma nova estrutura para cargas Foto: Divulgação Multilog

Localização estratégica

O terreno total do novo empreendimento, de 550 mil m2, está situado fora da área urbana da cidade e com fácil acesso à perimetral leste, que terá uma ligação direta para a nova ponte da integração, via em construção que termina na BR-277, cujas obras devem ser concluídas de forma sincronizada com a da unidade alfandegada.

A localização do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu foi pensada para direcionar a grande circulação de caminhões e o escoamento das cargas para fora da área urbana, eliminando o congestionamento que se forma atualmente nas principais avenidas da cidade. "A localização do terreno vai facilitar a circulação dos caminhões que irão operar no novo porto seco, trazendo melhorias aos caminhoneiros e à toda população da cidade", explica o presidente da Multilog.

O atual Porto Seco de Foz do Iguaçu, também operado pela Multilog desde 2016, é o maior da América Latina em termos de movimentações de cargas terrestres, e se encontra no perímetro urbano. Movimentou em 2022 mais de US$ 6,5 bilhões em cargas transportadas por 201,2 mil caminhões, segundo a RFB. As movimentações de carga serão impulsionadas a partir de 2025 com a nova infraestrutura.

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