Multilog anunciou que o empreendimento vai aprimorar e alavancar as movimentações de cargas e o comércio exterior na tríplice fronteira. Investimento será de R$ 500 milhões.
A Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do Brasil, anunciou que vai dar o início ao projeto de construção da nova unidade alfandegada e operar o novo Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR), que será instalada às margens da rodovia BR-277, fora da área urbana da cidade. O novo Porto Seco deve facilitar e aumentar as movimentações de cargas na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Djalma Vilela, presidente da Multilog, afirmou que o projeto vai melhorar muito o tráfego dos caminhoneiros do Mercosul: "Estamos muito satisfeitos com a construção e futura operação do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, que trará uma nova realidade para o transporte de cargas e comércio exterior da região". "Por meio de uma infraestrutura mais ampla, robusta e melhor localizada iremos aprimorar e expandir as operações no novo Porto Seco”, afirma.
Multilog vence licitação do novo porto seco em Foz do Iguaçu - Foto: Divulgação
Com previsão para início das obras no primeiro semestre de 2024, o novo Porto Seco terá investimentos totais de mais de R$ 500 milhões em duas fases, dos quais R$ 240 milhões já na primeira fase. Além disso, o empreendimento deve gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, entre eles, de motoristas carreteiros e até mesmo de movimentadores de cargas. O terminal será dimensionado para receber até 2 mil caminhões por dia em 15 anos.
Em relação à área de armazenagem, serão construídos 4,2 mil m2 de área coberta fechada, incluindo mais de 600 m2 de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas. A estrutura contará com equipamentos modernos, incluindo balanças de elevada precisão, além do scanner.
Em termos de segurança, serão instaladas câmeras avançadas para vigilância interna e externa. Serão quatro gates de entrada de veículos e dois de saída, com uma entrada e saída para cargas especiais com altura e largura excedentes. Os acessos terão sistema de pesagem e identificação de veículos totalmente automáticos.
Haverá também uma área de 1,9 mil m2 destinada aos motoristas, dividida em sete espaços distintos, sendo seis deles internos ao porto seco e um externo, localizado no bolsão de acesso. Os espaços contam com sanitários e áreas para descanso e permanência.
Novo porto de Foz do Iguaçu (PR) receberá até dois mil caminhões por dia e terá uma nova estrutura para cargas Foto: Divulgação Multilog
Localização estratégica
O terreno total do novo empreendimento, de 550 mil m2, está situado fora da área urbana da cidade e com fácil acesso à perimetral leste, que terá uma ligação direta para a nova ponte da integração, via em construção que termina na BR-277, cujas obras devem ser concluídas de forma sincronizada com a da unidade alfandegada.
A localização do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu foi pensada para direcionar a grande circulação de caminhões e o escoamento das cargas para fora da área urbana, eliminando o congestionamento que se forma atualmente nas principais avenidas da cidade. "A localização do terreno vai facilitar a circulação dos caminhões que irão operar no novo porto seco, trazendo melhorias aos caminhoneiros e à toda população da cidade", explica o presidente da Multilog.
O atual Porto Seco de Foz do Iguaçu, também operado pela Multilog desde 2016, é o maior da América Latina em termos de movimentações de cargas terrestres, e se encontra no perímetro urbano. Movimentou em 2022 mais de US$ 6,5 bilhões em cargas transportadas por 201,2 mil caminhões, segundo a RFB. As movimentações de carga serão impulsionadas a partir de 2025 com a nova infraestrutura.
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