A Scania e Brasdiesel apresentaram o primeiro caminhão 100% a biodiesel na tração 6x2. O veículo começa a operar em maio e vai abastecer o caminhão B100 da transportadora.
O mercado de caminhões com propulsão alternativa ganhou um novo produto. Trata-se do primeiro caminhão 100% movido a biodiesel na tração 6x2, que foi apresentado na última edição da Expodireto Cotrijal 2024. A exposição do veículo aconteceu em conjunto com a Casa Scania Brasdiesel, no Rio Grande do Sul e reforçou a tendência das fabricantes de pesados para o desenvolvimento de soluções que utilizem o Biodiesel.
A parceria envolveu a Catto Transportes em conjunto com a 3tentos, que abasteceu o caminhão B100 da transportadora, que vai começar oficialmente sua operação a partir de maio. Esta é a segunda venda de veículos B100 da Scania e do mercado. A primeira, e pioneira, foi feita em novembro de 2023 para a Amaggi, que recebeu um lote de 100 unidades, todas na tração 6x4 e motor de 500cv.
“Essa segunda venda de um produto B100, mostra que temos alternativas ao diesel para contribuir com a descarbonização do transporte. Dessa vez, vendemos o primeiro na tração 6x2. Com mais essa opção, haverá uma diversidade de aplicações e de segmentos, juntamente com as versões 6x4, para atender as necessidades de vários perfis de clientes”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
“O veículo adquirido pela Catto Transportes representa um marco significativo na busca por alternativas mais sustentáveis no transporte de carga, demonstrando o potencial dos biocombustíveis na indústria do transporte aqui no Rio Grande do Sul”, completa Marcos Radaelli, gerente-geral de Vendas da Brasdiesel Scania.
A Catto, que tem atuação no transporte frigorificado, entrará no mercado agro com a modalidade granel. Já a 3tentos, além de ser a fornecedora do combustível, também vai utilizar o veículo nas operações da empresa para fazer o transporte de soja e de farelo nas proximidades de Ijuí (RS), onde está localizada a sua fábrica de processamento de soja e produção de biodiesel.
Além da exposição do primeiro caminhão Scania B100 na tração 6x2 (um modelo 460 R 6X2 Super), a Casa Scania Brasdiesel apresentou também outras novidades, como soluções na área de Serviços, acessórios e uma linha exclusiva de roupas alusivas à marca. O público da feira pôde ver de perto outros modelos Scania, como o R 540 6X4 Plus, o 560 R 6X4 Super e o semipesado P 320 8x2.
Você acha que o Biodiesel é a melhor escolha para substituir o Diesel S 10 ou S 500? Participe com a gente e fique de olho em nossas redes sociais.
Comentarios