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Scania, Eneva e Virtu GNL desenvolvem projeto de corredor logístico verde do Nordeste ao Norte

Scania, Eneva e Virtu GNL desenvolvem projeto de corredor logístico verde do Nordeste ao Norte

Empresas firmaram contrato de aquisição de caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) e se unem na criação de um corredor logístico rodoviário do Nordeste ao Norte do país, com emissões reduzidas de CO2.

A Scania vendeu 180 caminhões movidos a GNL, gás natural liquefeito, para a Eneva e para a Virtu GNL, que vão rodar em estradas do Norte e Nordeste do País, desenvolvendo um "corredor verde" para o transporte dessas empresas. O negócio firmado entre as três companhias representa bem mais do que somente a compra dos veículos, mas sim, um projeto que promete inovar na redução de poluentes, com a Eneva sendo a fornecedora do GNL e a Virtu GNL a operadora de serviços logísticos, envolvendo a operação dos veículos e dos postos de abastecimento.

Ou seja, de um lado está a Eneva, uma das maiores operadora privadas de gás natural do Brasil. Do outro, a Virtu GNL, uma empresa especializada em transporte de gás natural liquefeito. E na terceira ponta dessa colaboração estratégica está a Scania, com a entrega do maior lote de caminhões movidos a GNL da América Latina. Os 180 novos veículos a GNL adquiridos darão início a um projeto pioneiro: o primeiro corredor logístico rodoviário com emissões reduzidas de CO2, que se estenderá inicialmente do Nordeste ao Norte do país.

Com a Eneva fornecendo o GNL, a Scania liderando a inovadora solução de transporte e a Virtu GNL assumindo o papel de fornecedora de serviços logísticos de descarbonização e envolvendo a operação dos caminhões e postos de abastecimento, esta iniciativa promete reduzir as emissões de CO2 em mais de 20%, estabelecendo um novo padrão para a indústria .“Esta operação viabiliza o mercado de corredores verdes, com caminhões movidos a GNL e que tem um potencial enorme de crescimento no país, além de contribuir de forma efetiva para a redução na intensidade total de emissões de CO2", enfatizou o CEO da Eneva, Lino Cançado.



O diretor avalia que a estimativa é alcançar uma redução de mais de 20% nas emissões em comparação com os modelos tradicionais, ou seja, trata-se de um marco para o setor, evidenciando o impulso do transporte rodoviário de longa distância movido a GN. E a Scania, como parceira escolhida neste projeto, celebra o comprometimento com a sustentabilidade no transporte. 

“Ser a parceira escolhida para Eneva e Virtu darem esse passo extremamente importante para o transporte sustentável no país é motivo de orgulho e celebração, pois reforça que desenvolvemos soluções pensando em atender os clientes de acordo com cada necessidade, além de fortalecer o nosso propósito de liderar a transição para o transporte mais sustentável”, comenta Alex Nucci, Diretor de Vendas de Soluções da Scania Brasil. 
 

Sustentabilidade na prática

Ao todo, são 180 veículos, o maior contrato de venda de caminhões a GNL já realizado na América Latina. Trinta unidades irão para a GNL Brasil, uma joint venture da Eneva com a Virtu, para atender aos contratos firmados pela empresa para a venda de GNL em pequena escala (SSLNG) para duas instalações industriais no Maranhão. Os outros 150 foram adquiridos pela Virtu GNL e serão destinados a um novo serviço da empresa, que começa a partir de agosto de 2024. Os caminhões serão abastecidos com gás fornecido pela Eneva, produzido no mesmo estado.

De acordo com José de Moura Júnior, CEO da Virtu GNL, este é um projeto pioneiro, o maior de descarbonização do transporte de longa distância: “É uma solução logística disruptiva, sustentável e eficiente. Nessa primeira fase, a Virtu GNL implantará dois centros de descarbonização no estado do Maranhão, com investimento inicial de R$ 180 milhões para atuar como plataforma integrada no escoamento da produção. Mas o projeto da Virtu é bem mais ambicioso, prevê um investimento de R$ 5,6 bilhões e a operação de 5.300 mil caminhões”, explica. 

Os primeiros 30 caminhões, do modelo R 410 6x2 movidos a GNL, já estão prontos para inaugurar essa transformação nas estradas brasileiras, proporcionando uma autonomia de mais de 700 km. Equipados com dois tanques de 340 litros cada, esses veículos oferecem um desempenho robusto e eficiência energética, demonstrando que a sustentabilidade pode coexistir com a eficácia operacional. Os outros 150 caminhões são modelo R 460 6x4, também movidos a GNL, e serão entregues no segundo semestre de 2024.

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