Ação com foco na experiência profissional das caminhoneiras é lançada no Dia da Mulher. Vídeo da campanha foi divulgado no Youtube da marca em homenagem ao dia da mulher
A Iveco, marca do Iveco Group, firmou uma importante parceria com o SEST SENAT para treinar mulheres caminhoneiras. A iniciativa, lançada no Dia Internacional da Mulher, terá a participação da caminhoneira Suelen Lopes, embaixadora da marca no Brasil. O programa tem como objetivo capacitar caminhoneiras por meio de situações reais de condução do caminhão, em um curso híbrido, com aulas online e presenciais que serão realizadas em unidades do SEST SENAT.
Intitulado de Caminho para Elas, o programa prevê também a criação de oportunidades de emprego junto a empresas de transporte parceiras, em uma iniciativa inédita no Brasil. Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group acredita que ações como essa são importantes para inserir cada vez mais mulheres no segmento: "Queremos proporcionar a experiência necessária para ampliar as oportunidades profissionais no setor de transporte para as mulheres", afirma.
Lucilene Carvalho destaca também que a ação faz parte do planejamento estratégico da empresa, que engloba, dentre outros projetos, a valorização e inclusão da mulher como forma de avançar na questão da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e em nossa cadeia de valor. "Faço parte desse grupo de mulheres que está, cada vez mais, presente no setor de transporte e sei da importância desse tipo de iniciativa. A melhor maneira de celebrarmos o Dia da Mulher é por meio de ações concretas. Estamos muito orgulhosos, dando ferramentas para que as mulheres possam ocupar espaços no mercado de trabalho", finaliza a executiva.
Com o mote "Na estrada, eu crio a minha história", a Iveco busca reforçar uma maior participação feminina em um segmento predominantemente masculino. As inscrições estão abertas no site www܂iveco܂com܂br/caminhosparaelas, onde estão disponíveis informações sobre o curso. "Um dos maiores motivos alegados por empregadores para não contratarem caminhoneiras é a falta de experiência. Foi pensando nisso que desenhamos essa campanha, facilitando o caminho para elas e criando oportunidades no setor de transporte", diz Maurício Corrêa, gerente de Marketing da Iveco.
"A parceria com a Iveco nesse projeto nos traz muito orgulho, pois estamos cumprindo nossa missão de promover a qualificação profissional e a valorização do trabalhador do transporte, colocando a caminhoneira em pé de igualdade com os caminhoneiros por meio da educação e do conhecimento", explica Luciana Malamin, gerente de Negócios do SEST SENAT. "É importante destacar que essa é mais uma ação que faz parte das iniciativas do SEST SENAT de promover a inclusão de mulheres no setor", completa ela. No quadro de colaboradores da Instituição, cerca de 60% são mulheres.
Tradição no Dia da Mulher
Não é de hoje que a Iveco promove iniciativas especiais por conta do Dia da Mulher. Com o intuito de fazer parte ativamente da ocasião, a marca realizou, nos últimos anos, ações que abordaram diferentes aspectos do tema que envolve a efeméride. Em 2022, a campanha "A Iveco está com todas elas, seja qual for a caminhada" destacou histórias de mulheres que se transformaram por meio do esforço próprio e contaram suas experiências de vida. No ano passado, a marca realizou um talk show com a jogadora de futebol Marta, a caminhoneira Suellen e a engenheira Paula sobre o que as inspirou a criarem suas histórias.
Confira o vídeo da campanha, divulgado no canal da Iveco no YouTube.
Comentarios