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Caminhões gringos: Pegaso, o cavalo alado espanhol que virou Iveco

Caminhões gringos: Pegaso, o cavalo alado espanhol que virou Iveco

Extinta ENASA (Empresa Nacional de Autocamiones S.A.) a fabricante espanhola de caminhões, foi absorvida pela Iveco na década de 1990 e marcou época na Europa

Você já ouviu falar do Pegaso? A Enasa Pegaso foi uma fabricante espanhola de caminhões e ônibus, que fez muito sucesso na Europa entre 1950 a 1986, e foi comprada pela Iveco em 1990. Seu primeiro caminhão foi o Pegaso "Mofletes", lançado em 1947 com algumas unidades a gasolina e a partir de 1949 a ser fabricados os primeiros caminhões a diesel da marca.

Por questões políticas da época, a Empresa Nacional de Autocamiones (ENASA) herdou a moderna cabine plana do Hispano Suiza 66-D, grande sucesso da época, e escolheu utilizá-la na produção dos primeiros dois modelos de caminhões da marca, o Hispano Pegaso I (porque Pegaso como marca ainda não havia sido criada) e o Pegaso II. O sucesso foi praticamente instantâneo e por muitos anos esses modelos de cabines foram chamados de caminhão do “tipo Pegaso”.

O primeiro caminhão 100% Pegaso, ou seja, produzido independente da Enasa, foi o avançado Z-207 'Barajas'. Tinha peso máximo autorizado de 11.000 quilos e atingia mais de 90 km/h, graças ao motor diesel de alumínio com injeção direta e suspensão dianteira independente, desenvolvida a partir do bloco Hispano-Suiza 66. Foram vendidas 4.412 unidades deste caminhão. Em 1951 nasceu o primeiro cabeçote trator da marca.

O nome Pégaso foi inspirado no cavalo da mitologia grega, que simboliza poder e leveza; Já para o logotipo, a escolha foi um cavalo alado, que deveria ser mais rápido que o da Ferrari (de cujo fundador, Enzo, Wifredo era um arqui inimigo ferrenho na Itália, durante o tempo em que ambos trabalharam juntos na Alfa Romeo).

O modelo ganhou a Espanha e outros países da Europa, sendo responsável pela produção de outros modelos de caminhão, como o Pegaso Z-601, o Pegaso 1080 com o design “cabine quadrada”, que foi o caminhão mais potente da Europa no período e o Troner, o último modelo Pegaso.



Pegaso Troner e Iveco

Nos anos 1990, a Iveco e o governo espanhol chegaram a um acordo para a integração da ENASA no grupo italiano, que desde 1975 já detinha a Magirus, Unic, OM e as divisões de caminhões Fiat e Lancia. E sob essa tutela, foi lançado o Pegaso Troner, espécime que foi produzido até 1993. Em 2021, a Pegaso celebraria o seu aniversário de 75 anos.

A marca italiana diz que a espanhola faz aprte de seu DNA e por isso, para celebrar a data, a Iveco lançou uma edição especial e comemorativa de seu modelo Stralis XP. "Caminhão fora de série (literalmente), com emoções ilimitadas nos quesitos confiabilidade e resposta, que o torna único", assim a Iveco classifica as 140 unidades -- 70 em azul e 70 em branco -- do "Stralis Pegaso" que serão disponibilizadas no mercado europeu.



Confira os principais marcos da história da marca:

  • 1946 - Nasce a ENASA e sua nova identidade: Pegaso
     
  • 1947 - Pegaso II, também conhecido como "Mofletes" 1949 - Surge o motor Pegaso a diesel
     
  • 1951 - Pegaso esportivo: Z-102 quebra o record mundial de velocidade
     
  • 1955 - Pegaso Z-207: o primeiro caminhão a ser produzido na unidade de Madrid (Espanha)
     
  • 1982 - Apresentação da nova gama, a T-I
     
  • 1984 - Primeira participação do Pegaso no Rally Dakar 
     
  • 1987 - Surge a gama Troner, a maior da Pegaso
     
  • 1990 - Iveco assume as operações da Pegaso
     

Você conhecia a história desse caminhão? Comenta aqui e participe com a gente!

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