Relembre três caminhões da montadora sueca que deixaram saudade entre os caminhoneiros
A Volvo é uma das principais fabricantes de caminhões do Brasil, representando cerca de 21% do mercado nacional. Presença constante na lista dos caminhões mais vendidos, os modelos da marca fazem parte da história dos transportes do país. Presente por aqui desde 1977, a montadora lançou seu primeiro veículo nacional em 1980, o lendário N10, e foi responsável pela produção de diversos clássicos, como as linhas NL, NH e FH.
Se consolidando no mercado brasileiro com modelos que conquistaram números históricos e que até hoje são sucesso entre os caminhoneiros, a Volvo é sinônimo de tecnologias pioneiras e referência em segurança, sendo a primeira montadora a produzir caminhões com freios ABS no Brasil. Relembre três caminhões Volvo fora de linha que são sucesso até hoje:
Volvo NL EDC
O caminhão lançado pela Volvo em 1996 se tornaria praticamente imortal na memória de quase todos os brasileiros fãs de caminhões. O último modelo da linha NL, foi um pioneiro na tecnologia em pesados. As letras EDC se referem a Electronic Diesel Control e foi o primeiro caminhão com gerenciamento eletrônico, cumprindo a nova legislação ambiental de emissões de poluentes da época, o Euro II, que só se tornaria obrigatória quatro anos depois. Ainda hoje é um modelo bastante visto pelo Brasil.
Volvo NH12
Lançado no Brasil em 1999, o Volvo NH foi o último bicudo da marca no Brasil. Chegou para substituir os NL10 e NL12, grandes sucessos da marca. Porém, em 2006, menos de 10 anos depois, encerrou sua produção por mudanças na legislação e nos clientes, que passaram a escolher os até então novos caminhões cara-chata para uso no bitrem, sua principal aplicação. Apesar do pouco tempo em que esteve em produção, o veículo impactou um grande fã-clube, e ainda hoje é um dos caminhões mais admirados da Volvo aqui no país.
Volvo FH12 380
Foi o primeiro veículo da série FH no Brasil. Chegou aqui em 1994, ainda importado, e passou a ser produzido no país em 1998. Neste ano também a montadora passou a disponibilizar, como opcional, o Air Bag, tecnologia que não era comum nem entre carros. O FH12 380 foi o primeiro eletrônico do Brasil, e até hoje, é lembrado por ser o caminhão que mais contribuiu para a maior utilização de motores totalmente eletrônicos no país. A linha FH segue em produção, sendo o caminhão mais vendido do Brasil nos últimos 10 anos.
Gostou dessa lista? Qual deles é o seu preferido? Participe com a gente e fique ligado em nossas redes sociais.
Comentarios