Principal

Porque os caminhões-tanque são chamados de caminhão-pipa?

Porque os caminhões-tanque são chamados de caminhão-pipa?

O carregamento de água e outros líquidos, como gasolina ou diesel, é de extrema importância para a economia brasileira girar. Essa função do transporte é realizada pelo caminhão-pipa

Os caminhões-tanque são os veículos destinados exclusivamente ao transporte de líquidos, e por serem muito versáteis, também atendem a vários serviços, sendo utilizado também para controle de emissão de poeira, umectação de vias e pátios, terraplenagem, irrigação, paisagismo, lavagem de ruas e praças, abastecimento de água potável em residências, piscinas, condomínios, indústrias, navios e produção de filmagens com chuva artificial. 

Também chamados de caminhão-pipa, esses veículos são muito comuns em todo o mundo e aqui no Brasil, são vistos especialmente no transporte de produtos químicos, nas operações de limpeza e em locais onde a água encanada não atende adequadamente a população. Mas, você sabe porque levam esse nome? A verdade é que o nome caminhão-pipa, realmente não tem muito a ver com o que carrega, mas sim, com a sua origem, quando ainda não existiam veículos para esse transporte. 


O termo surgiu em Portugal, que popularizou o transporte de água,vinho e outros mantimentos em tonéis de madeira, realizado no Porto de Pipas, região portuguesa de Açores. O líquido era armazenado nos tonéis e levados em animais ou de navio. Porém, quando o transporte passou a ser feito por veículos, os caminhões com galões de madeira que saiam do Porto de Pipas, acabaram sendo chamados de caminhões Pipa, fazendo menção ao porto do local. O tipo de barril usado para essa finalidade também se chamava pipa, outra referência ao local de onde saiam. 

As pipas são um tipo de barril, feito de carvalho, que possuem uma forma longa e estreita, e foram muito usados na época das grandes navegações e ainda hoje, são comuns na indústria do vinho do porto. O caminhão-pipa, que depois viria a ser mundialmente chamado de caminhão-tanque, passou a ser utilizado para o transporte dos mais diversos líquidos, em especial, dos vinhos da região.


 

Mas, como esse nome chegou no Brasil?

Antigamente aqui no Brasil, quando a água encanada não atendia a maior parte da população, o caminhão ainda não era uma realidade em todo o país. A água era armazenada em galões de madeira ou barro, que também eram conhecidos por aqui como pipas, por influência portuguesa. Quando os primeiros caminhões chegaram, transportavam água em grande quantidade e não tinham uma estrutura própria para essa atividade. 

Por isso, o veículo foi passando por modificações ao passar do tempo, até se tornar o caminhão-tanque que conhecemos, com características específicas e legislações bem definidas para sua aplicação. Sua capacidade varia entre 5 mil e 20 mil litros, oscilando de acordo com o modelo do veículo e com o tipo de material transportado.

Os caminhões-pipas possuem diferentes modelos e modos de uso. Costuma ser utilizado em obras e, até mesmo, para encher piscinas e irrigar jardins, não restringindo seu uso apenas para emergências. Também vale lembrar que, assim como a carreta, ele é um coringa bem importante para se ter na frota, ampliando as possibilidades de cargas ase transportar. Você sabia dessa história? Me conta aqui.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.