Como parte das estratégias ESG para sustentabilidade, Messer Brasil vai iniciar o transporte de cilindros com carretas 100% elétricas.
O Grupo Messer, importante companhia do segmento de gases industriais, medicinais e especiais do mundo, iniciou um projeto em São Paulo com caminhões de transporte de cilindros 100% elétricos do país. O objetivo é testar o projeto até o fim de 2023, para expansão em 2024. A troca dos caminhões a diesel para o modelo elétrico, tem como objetivo preservar o meio ambiente e melhorar o atendimento aos clientes, uma vez que não se enquadram nas regras do rodízio da cidade de São Paulo.
A iniciativa da Messer Brasil vai de encontro com um compromisso do setor privado para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Juliano Campaner, gerente de Distribuição da Messer Brasil explica que o projeto nasceu do desejo da empresa em encontrar soluções sustentáveis para sua operação: "Sustentabilidade é uma preocupação diária na Messer, por isso, estamos sempre buscando alternativas mais sustentáveis. Nesse caso, decidimos olhar para a logística e acabou surgindo uma oportunidade junto com o time de compras e nossa transportadora", diz.
A preocupação da empresa não é em vão. Segundo o último relatório do Painel Intercontinental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), há muito a se fazer para manter o aquecimento global em 1.5Co acima dos níveis pré-industriais. Para o gerente, ações que promovam menos poluição, especialmente a emissão de combustíveis fósseis no meio ambiente, é bastante urgente em toda a esfera industrial.
No setor de energia, por exemplo, o uso de combustíveis como o diesel no transporte de cargas, é responsável por grande parte das emissões de CO2 na atmosfera, e pode ser substituído por fontes de energia limpa. Porém, de acordo com Campaner, cabe aos governos e ao setor privado implementar essas trocas. O executivo apontou que a substituição de um caminhão a diesel por elétrico reduz aproximadamente 1,8 toneladas de emissão de CO2.
O projeto começou a ser desenhado no fim de 2022 e lançado em agosto de 2023. "Foram mais de oito meses de preparação até que os caminhões começassem a rodar. Estamos otimistas que esse é apenas o primeiro de diversos outros projetos sustentáveis que traremos para a Messer Brasil e para nossos clientes", afirma Campaner.
Para Scott Latta, CEO da Messer Brasil, a utilização dos caminhões elétricos mostra o compromisso da empresa com a agenda ESG global. "Se já existem alternativas para substituir o diesel no transporte de cargas, temos que aproveitar e fazer a troca gradativa. Dessa forma, colaboramos não só com a diminuição dos custos da empresa, mas também, fazemos nossa parte enquanto setor privado para contribuir com o meio ambiente", reitera o executivo.
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