Multinacional brasileira tem como meta comercializar 400 veículos elétricos para São Paulo em 2024
A eletrificação de pesados está ganhando cada vez mais espaço no país, em especial entre os ônibus de linha urbana. O mais novo veículo que fará parte da frota paulista é o ônibus elétrico Attivi Integral, com chassi e carroceria próprios, que acabou de ser aprovado pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans) – responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus na cidade paulistana – para ser utilizado pelas operadoras de ônibus da capital.
Com a aprovação do veículo, a multinacional brasileira, que anunciou recentemente um investimento de R$ 50 milhões para a fabricação do ônibus elétrico na planta de São Mateus, no Espírito Santo, tem como meta comercializar 400 unidades do Attivi Integral para a cidade de São Paulo no próximo ano. Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo pontua o pioneirismo da empresa e celebra o lançamento de mais um modelo elétrico: "Como principal fabricante brasileira de ônibus, reforçamos que estamos prontos para suprir as necessidades do transporte coletivo eletrificado de São Paulo (SP)”.
Portolan destaca que a Marcopolo tem a eletromobilidade como uma das principais iniciativas para contribuir com a descarbonização e de acordo com o executivo, o Attivi Integral é uma solução que conta com a tradição e a confiança de uma marca que está no mercado há mais de 70 anos. Após a aprovação do veículo, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus da capital paulista. A produção dos veículos iniciará a partir das demandas das empresas que atuam na cidade.
O Attivi Integral é um veículo que conta com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas operadoras brasileiras. Na fase de testes do veículo em São Paulo, diferenciais técnicos de desempenho reforçaram o bom desempenho do modelo produzido nacionalmente.
"O Attivi Integral é um projeto que consolida o desenvolvimento de uma solução nacional completa de mobilidade urbana sustentável, graças à expertise da engenharia brasileira. O modelo prioriza o uso de componentes nacionais e conta com planos de serviços para dar total assistência e segurança aos operadores, com atendimento pós-vendas e peças de reposição, incluindo sistema de recarga e manutenção das baterias", destaca Portolan.
Além da aprovação para a capital paulista, a Marcopolo já realizou testes do Attivi Integral em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ). A companhia conta ainda com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, feitos com chassis de parceiros, rodando pela Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.
Desempenho e Performance do Attivi de São Paulo
Ao longo de três meses, o Attivi Integral foi submetido a diferentes avaliações, como o desempenho em subidas de até 17% na inclinação de rampas, com o carro totalmente carregado, testes de aceleração e frenagem de emergência, análises do sistema de direção, raio de giro e o mais complexo teste de autonomia, com condições de 50%, 75% e 100% de carregamento de passageiros, inclusive em temperatura ambiente mais severa, em torno de 37°C.
"O Attivi conquistou excelente resultado na avaliação dos requisitos técnicos e está pronto para circular nas ruas da capital paulista. Inclusive, durante as avaliações, o sistema de ar-condicionado do ônibus também foi muito exigido e apresentou ótimo desempenho, permitindo uma temperatura de conforto aos passageiros e motorista", revela o diretor da Marcopolo.
Durante os testes, o veículo manteve a performance das 6h às 22h, de forma ininterrupta, com uma recarga noturna de bateria. O Attivi Integral conta ainda com um sistema de freio regenerativo, que permite o aumento da eficiência energética do veículo por recarregar a bateria ao longo do trajeto, por meio de um dispositivo desenvolvido pela engenharia da Marcopolo e que trabalha em conjunto com o sistema de freios ABS. A frenagem ocorre gradualmente, permitindo saídas suaves, seguras e econômicas do veículo.
A ergonomia do espaço do motorista também é destaque, pois permite uma condução segura e confortável. Enquanto o painel de instrumentos, apresenta todas as informações para proporcionar melhor dirigibilidade nas mais severas condições do trânsito da cidade de São Paulo.
Ficha Técnica Attivi de São Paulo
- Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
- Capacidade – até 80 passageiros
- Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
- Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG-IN CCS 2
- Motor de tração Central com potência de 385kW e torque de 2800Nm
- Capacidade do Eixo Dianteiro - 7,6 mil kg
- Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
- Comprimento – até 13 m
- Largura – 2,55 m
- Freios a disco dianteira e tambor na traseira com ABS (Door Brake)
- Direção eletro-hidráulica
- Suspensão pneumática
O que achou desse novo veículo? Como você tem visto a eletrificação de ônibus no Brasil? Participe com a gente e compartilhe essa notícia com seus colegas.
.
.
Parceiros do Planeta Caminhão – bons negócios para você:
CARROCERIA EM ALUMÍNIO 100% ALUMÍNIO FROTA BRASIL: 1 tonelada a menos de tara e retorno em menos de um ano: https://planetacaminhao.com.br/frotabrasil
PROTEJA SEU PESADO com a GOL TRUCK: FAÇA SUA COTAÇÃO e aproveite CONDIÇÕES ESPECIAIS! https://goltruck.com.br/
DEVOC Diesel Parts: componentes de injeção a diesel com tecnologia alemã e paixão brasileira! Acesse: https://www.devocparts.com/
E-BRAKE Retarder, os retarders elétricos MAIS SEGUROS e EFICIENTES do mercado. Saiba mais em: https://ebrake.com.br/
NANTES CREDITRUCK – A CONSULTORIA dos caras para TE AJUDAR a escolher a melhor condição financeira para COMPRAR SEU PESADO! Clique em: https://marketing.nantesfinancial.com/nantescreditruck
VENDEPESADO: Caminhões SELECIONADOS com SEGURANÇA E PROCEDÊNCIA. https://www.vendepesado.com.br/
GTR, sistemas 4x4 para veículos comerciais, que entregam tração, robustez e segurança Saiba mais em: https://ebrake.com.br/
GRUPO DECIO: cada detalhe abastece: https://www.grupodecio.com.br
Comentarios