Destaque

3 Caminhões Scania fora de linha que são sucesso até hoje

3 Caminhões Scania fora de linha que são sucesso até hoje

A montadora sueca foi responsável por pesados que marcaram a história do transporte no Brasil. Veja alguns dos mais famosos

Qual caminhoneiro não gosta de um clássico? E entre tantos pesados que construíram a história dos transportes no Brasil, há uma verdadeira lista de caminhões Scania, que sabe bem fazer caminhões históricos. A montadora chegou ao Brasil com os primeiros caminhões, e desde então, se tornou uma das mais amadas por aqui e dona de alguns dos modelos mais emblemáticos da história dos caminhões brasileiros.

A fama e a paixão se dão principalmente pela qualidade dos pesados da marca, que marcaram presença nas mais variadas aplicações. Desde os primeiros modelos que chegaram por aqui, a Scania esteve entre os mais populares no país. Alguns desses caminhões são sucesso até hoje e para relembrar esses clássicos, listamos alguns que são muito vistos nas estradas até hoje. Confira.



1 - Scania L 111 - Jacaré

Dono de uma legião de fãs, o Scania L 111, mais conhecido como Jacaré, foi o primeiro pesado da Scania a se popularizar nas estradas brasileiras. Por onde passa, carrega uma nostalgia única e é uma verdadeira paixão dos colecionadores, tanto que, mais de 40 anos após o fim da sua produção, é muito comum ver esses caminhões rodando o Brasil. Com um potente motor DS11, de 11.020 litros e 6 cilindros em linha. Sua potência é de 296 cv e torque aproximado de 1.100 Nm.



A linha L 111, teve sua primeira unidade de cavalo com cabine leito e direção hidráulica saindo da linha de montagem, em setembro de 1975 e permaneceu sendo produzido até 1981. Oferecia versões L-111 com tração 4×2, LS-111 com tração 6×2 e LT-111 com 6×4. O peso bruto total era de 40 toneladas, sendo 25 de carga. Está na prateleira dos titãs da história dos transportes brasileiros e foi o primeiro modelo Scania a bater 20 unidades vendidas. 

2 - Scania T124



Ùltimo Bicudo da Scania, o T124 foi produzido para substituir um dos maiores seus maiores sucessos, o 113H, até então o mais vendido pela montadora. Fez parte de uma das mais emblemáticas e pioneiras séries da marca, a série 4, que chegou por aqui trazendo tecnologias que ainda não existiam, como a suspensão a ar para caminhões, o retarder e o sistema de freio auxiliar. 



O T124 nem se aproximou do sucesso de seu antecessor nas vendas, mas por encerrar a geração de bicudos, ganhou seu espaço e também é muito encontrado por diversos lugares do país. A série 4 trouxe também os novos motores eletrônicos DSC12 de 12 litros (11,7 litros), seis cilindros em linha, dando origem também aos modelos R. Eles traziam a potência que variava entre 320 e 420 cv. Além disso, o proprietário poderia escolher a tração entre 4×2, 6×2 ou 6×4. 



3 - Scania 113H 

Simplesmente o caminhão mais popular da Scania, o 113H é unanimidade entre os fãs da marca. Nenhum Scaneiro que se preze deixa de citar esse pesado na lista dos melhores caminhões da Scania. O 113H foi o primeiro caminhão da marca que vendeu mais de 26 mil unidades e só perdeu o posto de mais vendido em 2017 para o Scania R440. Ainda hoje, é parte importante da história da logística e do crescimento do país. Com certeza você já viu um desses rodando por aí, mostrando que clássico é clássico.



Lançado em 1991, com novos motores, uma nova caixa de mudanças e um amplo conjunto de inovações tecnológicas, os caminhões da Linha 113/143, da Série 3, ofereciam inicialmente, potências de 320 cv, e com as diversas mudanças que passou durante o tempo que esteve em produção, chegou a 450 cv, as maiores do mercado até então. Até hoje, é apontado pelos caminhoneiros como as manutenções mais baratas do que o comum para caminhões.


Qual desses clássicos é o seu preferido? Faltou algum clássico nessa lista? Comente aqui e participe com a gente. 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.