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Chinesa FAW Jiefang lança seu primeiro caminhão pesado de hidrogênio líquido

Chinesa FAW Jiefang lança seu primeiro caminhão pesado de hidrogênio líquido

Novo caminhão da FAW que foi aprensentado na maior feira automotiva da Ásia tem eficiência energética de 7kg/100km e um alcance de 1.200 km

A montadora chinesa FAW lançou seu primeiro caminhão pesado movido a hidrogênio líquido. Segundo a marca, o pesado tem um alcance de 1.200 km e vem equipado com um sistema de célula de combustível de hidrogênio de 300 kW. O caminhão movido a hidrogênio líquido da FAW tem eficiência energética de 7kg/100km e fez sua estreia mundial no final de 2023, entrando nas fases de testes de estrada.

Com uma tecnologia diferenciada e controle de bordo automatizado, o caminhão fabricado pela empresa líder do mercado automotivo chinês, foi apresentado no China Commercial Vehicle Show (CCVS), principal feira de automóveis da Ásia, que aconteceu  em Wuhan, China. Com o lançamento, a Faw promete se manter competitiva e acelerar a transição energética do país, um dos maiores consumidores de combustíveis fósseis do mundo.



No mercado chinês, caminhões movidos a hidrogênio líquidos estão ganhando espaço, isso porque eles são mais competitivos em relação aos veículos que funcionam através do armazenamento de hidrogênio gasoso. Os principais fabricantes de veículos comerciais da China atuam na área de caminhões pesados ​​de hidrogênio líquido (HDT). Desde 2022, três empresas lançaram seu modelo pesado de hidrogênio líquido, incluindo Great Wall Motor, FAW e Foton Auto.

A primeira questão técnica é a produção de hidrogênio líquido. O hidrogênio líquido é formado pelo resfriamento do hidrogênio a -253°C e depois pela sua liquefação por meio de processos como pré-resfriamento e expansão de estrangulamento. As condições de baixa temperatura exigidas para a produção são muito elevadas. Ao mesmo tempo, o hidrogênio líquido consome enormes quantidades de energia.

Em segundo lugar, o hidrogênio líquido deve ser armazenado em recipientes especiais de temperatura ultrabaixa. O enchimento e o isolamento de armazenamentos imperfeitos podem facilmente levar à perda por evaporação de hidrogênio. Portanto, o hidrogênio líquido também possui requisitos rígidos para armazenamento e transporte. Atualmente, todas as infraestruturas de hidrogênio na China são concebidas para processar hidrogênio gasoso e não hidrogênio líquido.



O China FAW Group, fundado em 1953 e sediado na cidade de Changchun, no norte da China. É o primeiro e maior fabricante de automóveis da China (por isso é chamado de Primeiro Auto). Em 2021, a FAW entregou 3,5 milhões de veículos e a receita de vendas do grupo totalizou 705,7 bilhões de yuans. Além disso, o grupo ficou em 66º lugar na lista Fortune Global 500.

Caminhões Chineses Movidos a hidrogênio líquido


Com o lançamento do Faw Jiefang FCEV, a FAW se junta à Great Wall e à Foton, que já lançaram veículos a hidrogênio líquido. Em 2022, a Foton apresentou o 49T Auman Smart Blue FCEV e em abril de 2023, a Great Wall lançou “Júpiter”. Ambos os pesados armazenam 80 kg de hidrogênio líquido nos seus camiões e informam que os pesados alcançam uma autonomia de 1.000 km. Todos eles estão em fase de testes de estrada atualmente.



O caminhão pesado de hidrogênio líquido da Great Wall Commercial Vehicles, chamado de “Júpiter”, está equipado com o sistema de armazenamento de hidrogênio líquido montado no veículo. Já o pesado 49T Auman Smart Blue FCEV da Foton, também pode armazenar 80 kg de hidrogênio e tem a mesma autonomia: 1.000 km.

A classificação dos veículos elétricos é baseada em diferentes fontes de energia, que são categorizadas como EV, HEV, PHEV, REEV/EREV e FCEV. A abreviatura inalterada entre essas palavras é EV, que significa Veículo Elétrico, ou seja, o significado de veículo elétrico. De acordo com a fonte de energia dos veículos elétricos, diferentes prefixos são adicionados para explicá-los e distingui-los.



A fonte de energia inclui bateria, híbrido, célula de combustível e extensor de alcance.O Veículo Elétrico de Célula Completa (FCEV) usa uma célula de combustível como fonte de energia, como a célula de combustível de hidrogênio, conhecida como veículo elétrico de célula de combustível.

Veja mais detalhes do FAW FCEV apresentado na China

 

 


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