Modalidade têm sido a alternativa mais acessível para quem deseja proteger o caminhão
Manter um caminhão para trabalhar não é fácil, nem barato. O pesado, por si só, já demanda gastos diversos com manutenção e impostos, além de custos específicos, como as parcelas - caso tenha sido financiado - diesel, manutenção, implementos, peças do conjunto e etc. Mas além desses custos, a proteção veicular ou seguro auto precisam estar entre os principais custos do caminhoneiro.
Isso porque, como se trata de um altíssimo investimento em um patrimônio de valor significativo, é muito importante investir também na proteção desse bem. Quando olhamos para o mercado tradicional de seguros para caminhões, encontramos alguns desafios, como a burocracia na contratação, o valor da adesão, além de critérios para que o veículo possa ser segurado, como a data de fabricação, local em que vai rodar e pacote de cobertura.
Outro desafio para os caminhoneiros e frotistas que procuram por uma proteção para seu pesado é o aumento anual no valor do seguro, que a cada ano sofre reajustes. Em 2023, por exemplo, os serviços de seguro auto apresentaram um reajuste 113% maior do que no ano passado, elevando assim os custos dos proprietários de pesados, que frequentemente também enfrentam altas no diesel, pedágios e etc.
Donos de frotas de caminhões estão optando pela Proteção Veicular pela facilidade na adesão e melhor custo x benefício. Imagem: Divulgação Internet
No entanto, existe uma outra alternativa também segura para aqueles que desejam um serviço mais personalizado, com melhor atendimento e um preço mais atrativo — as associações de proteção veicular. Já ouviu falar nelas? Apesar de ainda não haver regras bem definidas no Brasil, o serviço de proteção veicular já concentra cerca de 4,5 milhões de associados no país, quase um quarto do mercado regular de seguros automotivos, que reúne 20 milhões de veículos (30% da frota total).
A estimativa é da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). Muitos consumidores não sabem, mas há diferenças enormes entre o seguro e a proteção veicular que devem ser consideradas na hora de contratar o serviço. Após a crescente considerável do IPVA em 2022 (30% segundo estimativa realizada pela EXAME). Esse aumento expressivo não acontece, por exemplo, nos contratos de proteção veicular, que possuem uma forma diferente de adesão e de pagamentos mensais.
Apesar de terem uma proposta semelhante, proteção veicular e seguro são serviços distintos. A Proteção Veicular é um serviço oferecido por meio de cooperativas sem fins lucrativos, onde o principal objetivo é dividir os custos em um sistema de rateio, entre todos os associados. Já a Seguradora é uma empresa com fins lucrativos que assume determinados riscos no lugar do cliente, em troca do pagamento de certa quantia prévia, chamada de prêmio.
A Proteção Veicular oferece cobertura para colisões, tombamentos, roubosou furtos, sem burocracias ou grandes impactos no orçamento. Foto: Distribuição Internet
Pensando em diminuir as dificuldades na adesão, a proteção veicular tornou-se uma vantagem para muitos condutores, em especial de caminhoneiros autônomos e frotistas. Afinal, além de ser uma opção menos burocrática, que atende a diversos grupos que não conseguem contratar um seguro auto tradicional, essa é também a solução para fugir do aumento exponencial que atingiu a categoria de proteção nos últimos meses.
Na proteção veicular, o preço cobrado também é mensal, mas a composição das parcelas é bem diferente. O valor corresponde à taxa de administração do plano, além do rateio dos valores pagos no mês anterior para o pagamento de sinistros. Ou seja, o usuário paga uma taxa fixa mensal mais a quantia que precisar desembolsar naquele mês para o pagamento de um furto ou batida no carro de algum dos associados, pois o valor é dividido por todos os participantes do plano de proteção veicular.
Esses fatores contribuíram para um aumento na adesão do serviço de proteção veicular, que até novembro de 2023, já registrou um aumento de aproximadamente 30% no número de adesões, segundo o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). As associações de proteção veicular vieram na esteira da economia colaborativa — tendência recente que se faz presente em diversos outros segmentos de prestações de serviços. Esse modelo tem levado trabalhadores e empresas a articularem esforços conjuntos com o objetivo de defender interesses comuns.
Em caso de tombamento, a proteção veicular oferece acionamento de reboque, para destombar o veículo. Foto: Reprodução Internet
Para proteger um veículo, as seguradoras realizam processos rigorosos de análise de perfil, previsão de quilometragem, modelo e ano do carro para realizar a aprovação e cotação. Em contrapartida, as associações de proteção veicular exigem apenas documento de identidade, documento do carro e vistoria para análise das condições. A facilidade na adesão e o menor custo do serviço são os principais motivos da escolha dessa escolha.
Todos os Estados brasileiros analisados separadamente pelo índice apresentaram crescimento anual na adesão da Proteção Veicular. O ranking de altas ficou assim: Rio Grande do Sul ficou à frente com um aumento de 8% nas adesões; O Estado do Paraná chegou a 6,76%, enquanto Minas Gerais alcançou uma alta de 5,63%; São Paulo (4,65%) e Rio de Janeiro (3,37%) também tiveram alta nas adesões..
Gilvânio Brandão, da Gol Truck, empresa associada a Gol Plus e especialista em proteção veicular de pesados, reforça que esse aumento nas adesões se dá porque a cada ano, a modalidade da proteção veicular para caminhões têm se mostrado mais atrativa na relação custo x benefício: “É mais vantajoso para o caminhoneiro ou frotista aderir à proteção veicular, porque além de pagar menos e conseguir um atendimento a nível nacional, ainda pode contar com cobertura 24 horas e outros serviços, semelhantes ao seguro tradicional”.
O serviço de proteção veicular vem atraindo muitos associados principalmente pela vantagem de apresentar planos compatíveis com a realidade financeira e que atenda às necessidades de cada pessoa: “Na proteção veicular o associado vai ter proteção completa do veículo com base na tabela fipe, cobertura para roubo, furto, colisão, além do benefício estar à disposição de qualquer pessoa habilitada que estiver conduzindo o veículo. Não existe a análise de perfil por idade ou restrições financeiras”, destaca Brandão.
Eleita a melhor proteção veicular pelo site ReclameAQUI em 2022, a Gol Plus e a Gol Truck já são uma referência no mercado, com mais de 100 mil associados pelo Brasil, protegendo todos os tipos de veículos, desde bicicletas até ônibus e caminhões. A associação passa pela regulação e fiscalização da Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais (AAAPV) e já recebeu os selos RA 1000 e ISO 9001, que refletem o atendimento de excelência da empresa.
O seu caminhão está protegido? Você já conhece a modalidade de Proteção Veicular? Lembre-se de que para a adesão deste serviço, todas as informações devem ser claras, objetivas e facilmente encontradas. Além disso, o representante da associação também deve estar disposto a sanar todas as suas dúvidas. Mesmo que você ainda não seja um associado. Conheça mais da Gol Truck no site: https://goltruck.com.br/
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