Circulação dos veículos acima de 30m e 74t poderá ser realizada em dias e horários específicos. Medida visa facilitar o acesso ao Porto de Santos.
Caminhões bitrens e rodotrens podem circular na Rodovia Anchieta, que liga a capital ao litoral sul do Estado. A portaria assinada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP) foi publicada no dia 07 de novembro, no Diário Oficial do Estado e dá permissão para que caminhões de até 30 metros de comprimento utilizem as duas pistas da Via Anchieta, ou rodovia SP-150, entre os km 40 e 55, em dias e horários específicos.
Há mais de 10 anos o setor de transporte rodoviário de cargas pleiteia a revisão da proibição do tráfego de veículos com comprimento superior a 26 metros na principal ligação entre a capital e o Porto de Santos, o mais movimentado do país. Isso porque, a proibição dificultava o acesso de caminhões maiores ao Porto, aumentando o tempo de viagem e os custos com transportes nessas configurações.
Em 2020, foram realizados testes visando essa liberação e a própria Secretaria de Logística e Transporte, na ocasião, constatou a necessidade e viabilidade da ampliação das dimensões autorizadas até então. Porém, apesar de validar a análise de que era necessário realizar mudanças no modelo de circulação atual, a liberação efetiva desses veículos maiores aconteceu somente em novembro de 2023, com horários e trechos limitados.
Mesmo com uma certo atraso nas decisões para a liberação do tráfego, o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor, comemorou a publicação da portaria: “Apesar de não termos conseguido a liberação total de horários pleiteada pelo SETCESP, temos que celebrar este passo importante que representa redução de custo e do tempo da operação de transporte para mercadorias que chegam ou saem a partir do Porto. Quando o setor de transporte ganha em produtividade, todos ganham”.
O executivo reforça ainda que atualmente, os veículos e implementos possuem diversos dispositivos de controle que permitem total segurança tanto na descida quanto na subida da serra: “Os veículos de 10 anos atrás não viabilizavam a operação que é feita hoje com total segurança”, comenta. A liberação começa a valer daqui 15 dias e será acompanhada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) pelo período de 06 meses, quando será novamente avaliada.
Além das regras sobre o período de circulação, para transportar esses veículos na Anchieta, é preciso ter uma Autorização Especial de Trânsito (AET) específica, que tem validade de 6 meses. Motoristas e transportadoras devem atentar aos horários e outras especificações, pois em caso de descumprimento, ficam sujeitos à multa no valor de R$ 130,16, além de receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Veja o que mudou com as novas regras:
Veículo: Composição de veículos de carga (CVC) com peso bruto total combinado (PBTC) de até 74 toneladas e comprimento máximo de 30 metros;
Trecho: Circulação permitida entre o km 40 e o km 55 das pistas Sul e Norte.
Horários: De segunda da 01h00 a 05h00 e de terça a sexta das 23h00 às 05h00. Os veículos não poderão chegar ao sistema Anchieta/Imigrantes antes das 22h00.
Licença: Obrigatória Autorização Especial de Trânsito (AET).
Feriados: É proibida a circulação aos finais de semana (sábado e domingo), em feriados prolongados (municipal, estadual ou federal) e no período de Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo.
Tráfego: é expressamente proibido trafegar na faixa da esquerda, inclusive temporariamente, para realizar ultrapassagens.
Essa mudança parece pequena, mas com a liberação da circulação de veículos com essas especificações, mais caminhões poderão chegar ao porto de Santos diariamente com mais facilidade. Isso significa uma economia grande no tempo de trajeto e ainda mais nos custos desse tipo de transporte, já que se utiliza menos combustível e reduz o desgaste do conjunto. Outro ponto em questão é o tráfego de veículos na região, que aquece e estimula a economia local e impacta na produção e entrega de produtos transportados por esses caminhões.
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