Actros Estrela Delas, customizado com base nas sugestões das mulheres, recebeu o prêmio da revista AutoData, importante reconhecimento empresarial do setor automotivo brasileiro
Devido às ações realizadas pelo Movimento A Voz Delas, a Mercedes-Benz do Brasil foi a primeira empresa a vencer a mais nova categoria do Prêmio AutoData 2023, a de ESG, que destaca o case mais representativo ligado aos pilares Meio Ambiente, Social e Governança. Em sua 24ª edição, este evento do Grupo AutoData consolida-se como uma das principais iniciativas de reconhecimento à indústria automotiva.
Este ano, 64 cases de 16 categorias foram escolhidos como finalistas pelos jornalistas da AutoData entre aproximadamente 300 concorrentes, totalizando mais de 5 mil votos. Foram cerca de três meses de eleição aberta no site da AutoData e também no Congresso Perspectivas 2024, elegendo assim os vencedores entre montadoras, fornecedores e personalidades do setor.
Das 16 categorias em disputa, a Mercedes-Benz concorreu em 5: ESG, Montadora com Inovação Tecnológica, Montadora Exportadora, Lançamento de Caminhão (Actros e Arocs) e Lançamento de ônibus (E0500U). O Caminhão Estrela Delas – pensado por mulheres e para as mulheres – conquistou a vitória na categoria ESG do Prêmio AutoData.
Empoderamento e equidade de gênero: o caminhão feito para elas
O Movimento A Voz Delas foi criado pela Mercedes-Benz com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero. Essa iniciativa está refletida em todas as suas áreas de atuação, seja com clientes, motoristas, transportadores, colaboradores, parceiros de negócios e a sociedade como um todo, reforçando o empoderamento das mulheres em todas as áreas em que atuam.
Nascido com o propósito de ouvir as histórias de mulheres que trabalham nas estradas e nas cidades do país, o Movimento A Voz Delas, atua buscando maneiras de transformar essas realidades: “Afinal, quem faz o transporte de cargas e de passageiros acontecer merece receber atenção e encontrar mais segurança, respeito e dignidade e também melhores condições no seu percurso”, diz Ebru Semizer, Gerente Sênior de Pós-Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. “Para que essa voz seja cada vez mais forte, precisamos que mais pessoas e parceiros juntem-se a nós”.
O projeto teve início em 2019, com a reforma de banheiros em um posto de combustível em Cachoeira Alta, no interior de Goiás. Desde então, diversas ações foram realizadas, como rodas de conversas, programas, ações de estrada pelo País em postos de combustível, engajamento de empresas do setor e também a transformação de sonhos em realidade, como a promoção “Na direção dos seus sonhos”, na qual as mulheres ganham a troca de categoria das habilitações profissionais combinado a cursos de formação, permitindo assim o início de uma nova fase em suas vidas.
Na última Fenatran, além de ações de conhecimento e conteúdo durante a semana, foi apresentado o Actros Estrela Delas, um caminhão que teve a participação de centenas de mulheres durante o processo de criação. Este caminhão foi desenhado e fabricado por elas e para elas, com uma série de customizações que o transformaram em um caminhão exclusivo. No último mês de outubro e durante o mês de novembro, com a participação e apoio de vários parceiros, o Movimento A Voz Delas iniciou, pela 3ª vez, a “Caravana Todos Juntos”, iniciativa que abriga duas importantes campanhas nacionais, a do Outubro Rosa e a do Novembro Azul.
O Actros Estrela Delas é o responsável por puxar a carreta que leva conscientização sobre saúde, além de conhecimento e oportunidades para quem vive na estrada. A ação está rodando o Brasil, passando por Estados de Diferente regiões e acontecendo com a ajuda de diversos parceiros: "Além do atendimento de saúde, na Caravana Todos Juntos temos rodas de conversas sobre temáticas importantes, conexões entre transportadores locais e profissionais do transporte e outras atividades que levam então saúde e conhecimento pelas estradas do Brasil”, destaca Ebru.
Esta versão do Actros foi desenvolvida para proporcionar maior segurança e trazer mais conforto às mulheres que vivem nas estradas a partir de itens que proporcionam agilidade em seu dia a dia, tais como banheiro interno, fogão, geladeira, bicicleta acoplada, penteadeira e muito mais. O modelo é totalmente alinhado aos conceitos do Movimento A Voz Delas, criado pela Mercedes-Benz do Brasil e que busca conscientizar e melhorar as condições de vida das caminhoneiras e companheiras dos caminhoneiros pelo Brasil.
Segundo Jefferson Ferrarez, Diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o Prêmio AutoData tem um significado muito especial porque ele é resultado da avaliação e indicação de jornalistas especializados juntamente com a votação de leitores e congressistas da AutoData. “Ou seja, um público que conhece profundamente o setor e que escolheu a Mercedes-Benz como referência na inédita categoria ESG, o que demonstra que estamos no caminho certo quando avançamos em práticas de Meio Ambiente, Social e Governança”.
Comentarios