Datas como Ano Novo, Dia dos Pais, Páscoa, Dia das Crianças, Dia das Mães, Black Friday, Dia dos Namorados e Natal são momentos em que é preciso redobrar a atenção e adotar medidas preventivas mais rigorosas.
O período de final do ano, a partir de novembro, com a Black Friday, até as festas de ano novo, são uma das mais importantes datas do varejo e um momento de muito movimento de cargas por todo o país. Estima-se que pelo menos 50% dos brasileiros realizam alguma compra durante esse período, o que gera umo aumento significativo no tráfego e nas entregas. Todo esse movimento de cargas gera também uma atenção maior de criminosos e aumenta os riscos de roubos nas estradas. Em movimento ou com o veículo parado, eles estão sempre em busca de oportunidades para agir.
O roubo de carga é uma das principais dores de cabeça de transportadores e caminhoneiros no Brasil. Conforme a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2022 foram registradas 13.089 ocorrências, um prejuízo estimado em R$ 1,2 bilhão e somente em 2023, a Polícia Rodoviária Federal já registrou mais de 300 casos desse tipo de crime. A região Sudeste concentra a maioria dos casos, representando 85,18% das ocorrências, seguida pelas regiões Sul (6,12%), Nordeste (4,66%), Centro-Oeste (2,81%) e Norte (1,23%).
Esse cenário apresenta uma ameaça séria às empresas de transporte e embarcadores, acarretando em perdas financeiras significativas, impactos negativos na cadeia de suprimentos e problemas com os clientes. E justamente para garantir a chegada da mercadoria ao destino dentro do prazo e em perfeitas condições, a maioria das empresas adotam ações preventivas e estratégicas durante as datas sazonais de compras no transporte de carga.
As ferramentas mais utilizadas para prevenir ou agir contra estes casos envolvem principalmente o monitoramento, que ao perceber o caminhão parado ou desviando da rota planejada, sem planejamento prévio, consegue traçar ações que ajudam na recuperação da carga. A Opentech, empresa especialista em soluções para Gerenciamento de Risco e Gestão Logística, realizou um estudo aprofundado sobre os impactos da sazonalidade no transporte de carga e quais as melhores formas de gerenciar os riscos. Baseado nesse estudo, tivemos o seguinte recorte:
Regiões mais afetadas pelos roubos de carga
A análise dos dados de ocorrências de roubos de carga na Região Sudeste do Brasil revela que os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os mais afetados por esse tipo de crime. Comparando os dados de 2022 e 2023, observamos uma diminuição geral nas ocorrências de roubos de carga na região Sudeste. O maior aumento foi registrado em março, com um acréscimo de 6,21%, seguido por uma redução em abril de 7,60%. Essa variação pode indicar uma resposta mais eficaz das forças de segurança.
Fonte: Estudo Plataforma Opentech
Recomendações para evitar o roubo de carga
Existem várias ações e boas práticas que podem ser adotadas para reduzir os riscos de roubo de carga. É importante estar atento aos horários com maior incidência de roubos e furtos, que geralmente ocorrem durante a manhã e à tarde. Além disso, o motorista deve evitar parar na estrada e para não acontecer problemas mecânicos, por exemplo, as manutenções periódicas precisam estar em dia.
Ter uma rota bem determinada e parar somente em pontos de paradas, utilizando postos homologados e serviços de pernoite seguro e blitz para operações de distribuição dificulta a ação de criminosos. Outra dica é criar padrões nas operações de distribuição com níveis de segurança mais altos, utilizando tecnologias redundantes, como bloqueadores de carreta, iscas descartáveis e iscas retornáveis.
Fonte: Estudo Plataforma Opentech
Mesmo tomando todas as outras precauções possíveis, faça um seguro para sua carga. Afinal, ao contratar um seguro, há a possibilidade de proteger a integridade da mercadoria, isso, com certeza, facilitará no fechamento da contratação do frete de interessados nos serviços da sua frota. Essa prática não evita ou inibe o roubo, mas garante ao transportador um prejuízo menor, comparado a quem não possui um seguro para a carga.
Usar a tecnologia a favor da sua frota também é muito importante, pois através de algumas ferramentas é possível monitorar constantemente o trajeto dos caminhões, garantindo um controle ainda maior desses riscos. Assim, algumas soluções que podem ser utilizadas: GPS, Identificação por Radiofrequência, equipamentos de telemetria e sensores que podem ser instalados nas portas e carroceria do veículo.
Você toma alguma dessas precauções? Participe com a gente e fique de olho em nossas redes sociais.
Comentarios