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Scania entrega 100 caminhões movidos a biodiesel B100 para empresa de logística

Scania entrega 100 caminhões movidos a biodiesel B100 para empresa de logística

Renovando sua frota rodoviária com 350 novos caminhões Scania, a Amaggi investiu também em caminhões que serão 100% abastecidos com combustível renovável 

A Scania entregou para a Amaggi, empresa brasileira de logística e importação, 350 novos caminhões para a sua frota rodoviária. E para essa renovação, a empresa investiu na aquisição de 100 caminhões abastecidos com biodiesel 100% (B100). Os veículos sustentáveis são do modelo 500 R 6x4 Super e após um longo período de testes homologados, devem ser entregues a partir de maio do próximo ano, já saindo prontos da Scania para rodar com esse tipo de combustível.

A ação, que faz parte da estratégia de descarbonização da empresa, em linha com sua meta SBTi de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa até 2035, também torna a Amaggi a companhia com a maior frota rodoviária do agro movida com B100. Esse também é mais um passo na jornada de sustentabilidade da Scania para a transformação do setor de transportes. Judiney Carvalho, CEO da Amaggi, ressalta que a empresa tem sido pioneira no uso de diversos modais logísticos sustentável: “entendemos que o uso do biodiesel vem na mesma direção, atendendo os objetivos de descarbonização das operações da empresa”, comentou.

O executivo ressalta que atua em diversos tipos de modais logísticos e em todos eles, procura desenvolver modelos de sustentabilidade: “Olhamos para o futuro, com a ampliação não só da frota rodoviária movida a B100, mas também com a extensão do uso desse combustível para frota fluvial, de tratores e outros maquinários agrícolas que há anos já vem sendo testados pela Amaggi”, complementa Carvalho.  De acordo com os resultados divulgados nos testes, se comparado ao modelo convencional à diesel, o veículo sustentável reduziu em 80% as emissões de gases poluentes e praticamente zerou as emissões de dióxido de enxofre. 

O CEO revela que a intenção da empresa multinacional é reduzir ao máximo a utilização de diesel ou outros combustíveis mais poluentes: “Sonhamos em ter toda nossa frota um dia cem por cento abastecida com biodiesel e vamos preparar a empresa para isso”, diz. Para Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, essa é uma tendência que não tem mais volta e por isso, acredita que o investimento nesses veículos inicia uma nova etapa da utilização de veículos sustentáveis no país: ”Trata-se de uma grande compra histórica para impactar o mercado, pois é a nossa primeira venda de caminhões 100% movidos a biodiesel originais de fábrica”. 

O executivo destaca a parceria com a empresa logística e reforça que com a aquisição desses 100 veículos, a Amaggi e a Scania mostram o quanto estão preocupadas em viabilizar um ecossistema de transporte mais sustentável: “Todo o ciclo sustentável está completo neste exemplo de sucesso, pois a fábrica de biodiesel é da própria Amaggi. Os testes foram satisfatórios e o veículo está plenamente preparado para receber o combustível”, afirma. 

 

Ampliando a frota com caminhões Scania

Além das 100 unidades a biodiesel, outros 250 novos caminhões, modelos 560 R 6x4 Super, chegam à empresa para atender ao plano de ampliação da frota rodoviária, atualmente composta por 700 veículos e a expectativa é de fechar o próximo ano com 1.100 caminhões. A venda dos novos veículos foi feita em parceria com a Casa Scania Rota Oeste, e reforça a força da Scania no Agro, nas aplicações com composições de tração 6x4, já que do total das vendas da marca, em média, anualmente, 44% vão para o Agro. 

Simone Montagna destaca que com essa eficiência, a Scania está cumprindo a promessa que no lançamento dos novos modelos, que de acordo com a executiva, é muito acima dos concorrentes: “O 560 Super chegou em 2023 para transformar o mercado, com até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior, e uma superior eficiência energética, ou seja, seu motor emite ainda menos gases poluentes”, afirma. 

Para o presidente de operações da Scania, a Amaggi fez uma escolha acertada para os veículos, devido ao custo benefício que oferece: “Este produto tem o maior torque do mercado, obtendo uma velocidade média maior na subida de uma serra, por exemplo, em decorrência do seu potente motor, o que vai proporcionar muito mais rentabilidade para a empresa”, conclui Montagna.

 

De onde vem o biodiesel?

O B100 utilizado pela Amaggi em sua frota vem da fábrica de biodiesel da própria companhia. Em uma área construída com mais de 26 mil m2, o local entrou em operação em 2023. A planta está localizada em Lucas do Rio Verde (MT), onde a empresa já opera uma indústria esmagadora de grãos e de onde também sai a matéria-prima para a fabricação do biocombustível. A fábrica tem capacidade estimada de produzir 368 mil m3 de biodiesel por ano.

Vale lembrar que o biodiesel é um tipo de combustível biodegradável e sustentável, produzido a partir de fontes renováveis - no caso da Amaggi, a partir do óleo de soja. Seu uso está associado à diminuição de emissão de gases de efeito estufa quando comparado ao uso de combustíveis fósseis, como diesel e gasolina. Isso significa que a empresa vai utilizar o combustível que ela mesma produz, reduzindo custos com diesel ou outros tipos de combustíveis poluentes. 


A utilização de veículos movidos a combustíveis sustentáveis está crescendo e além da Scania, outras montadoras também procuram desenvolver modelos que utilizem combustíveis renováveis, destacando uma forte tendência mundial. As empresas não divulgaram valores do caminhão, mas ainda não há uma expectativa de que esses veículos sejam acessíveis a frotas menores ou transportadores autônomos. 

Você acha que o biodiesel é uma opção mais viável para a transição dos combustíveis no país? Participe com a gente!

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