Destaque

Iveco lança primeira Daily na versão automática com maior potência e oito velocidades

Iveco lança primeira Daily na versão automática com maior potência e oito velocidades

Daily Hi-Matic 35-180 é o primeiro veículo comercial leve com transmissão automática produzido no Brasil

A Iveco apresentou mudanças na linha Daily e lançou sua versão Hi-Matic, um modelo automático da Daily 35-180, o primeiro veículo comercial leve com câmbio automático produzido no Brasil. Segundo a Iveco, o modelo, que possui motor FPT F1C VGT, de 180cv, foi desenvolvido para ter o mesmo custo operacional da versão manual. A caixa é automática com conversor de torque - ZF-8HP - com 8 velocidades à frente e uma ré. Ainda segundo a marca, as marchas são trocadas a cada 2 milésimos de segundos. 

A transmissão automática do veículo atende a aplicações de 3,5 a 7 toneladas de PBT, tem função Eco Mode, Kick Down e Creep Mode. A função Eco Mode entrega foco em consumo, enquanto a power mode entrega um mapa mais agressivo, com trocas de marchas em giros mais altos. Possui também as trocas manuais. Consagrada no mercado há 45 anos, a nova versão da Daily Hi-Matic 35-180 estará disponível para vendas a partir de dezembro de 2023.

O Daily Hi-Matic é um modelo já conhecido na Europa e Argentina, e antes de chegar no Brasil, passou por dois anos de desenvolvimento, acumulando mais de 500.000 quilômetros rodados, sendo 80% em trechos urbanos e 20% em rodovias. Uma das vantagens da transmissão automática é o equilíbrio do sistema em fazer as trocas no momento certo, o que proporciona menor desgaste de componentes. De acordo com o que foi informado pela Iveco no lançamento, o veículo pode alcançar até 10% de redução de custos com manutenção e reparo.


Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina acredita que o lançamento vai mudar o mercado de comerciais leves: “Esse lançamento é mais um marco importante para a Iveco que, além deste comercial leve, também já apresentou neste ano o S-Way, o melhor caminhão já fabricado pela marca no país. Esse incremento no nosso portfólio ratifica a força do Brasil e da América Latina para a montadora, que considera a região prioritária para o crescimento de participação de mercado da marca no mundo”, comenta. 

A linha Iveco Daily é líder no segmento de chassi-cabine e nos últimos 10 anos esteve na liderança na categoria. A marca alcançou uma média de 36% de participação de mercado no acumulado de janeiro a outubro deste ano e nos últimos quatro anos, a mesma versão cresceu 66% no país. Por todo esses números alcançados, a expectativa da marca é encerrar 2023 com 8,5 mil unidades vendidas.

A nova Daily chega ao mercado brasileiro para concorrer com o Ford Transit AT, que é importado, e assim como o rival da Ford, pode ser conduzido por motoristas habilitados na categoria B, a mesma usada para veículos de passeio. Por esse motivo, parece ser uma boa ideia para a Iveco, iniciar a oferta da caixa inteligente pela versão mais popular em um segmento em que 50% das vendas são direcionadas aos transportadores autônomos, que há algum tempo demandam da transmissão automática. 

“O desenvolvimento do Daily Hi-Matic foi focado em oferecer mais performance e segurança, economia operacional e conforto aos motoristas. O trem de força tem capacidade de rampa de 30 graus, o que significa que sobe rampas íngremes. O perfeito equilíbrio entre desempenho do motor e consumo de combustível proporciona um menor desgaste de componentes, enquanto a troca de marchas suaves garante mais conforto aos motoristas”, comenta Marcus Souza, diretor de Marketing da Iveco para a América Latina.

Caixa automática ZF- 8HP

A caixa automática ZF- 8HP da Daily-Hi Matic tem 8 velocidades à frente e uma à ré, que proporciona trocas de marchas suaves e rápidas. Extremamente robusta, a transmissão atende a aplicações até 7 toneladas e possui funções diferenciadas para o mercado de comerciais leves atual. Além disso, com a alavanca de marchas multifuncional, o Daily Hi-Matic se adapta a diferentes condições de condução.

A função Eco Mode faz com que o veículo tenha um comportamento alinhado à performance na melhor condição de consumo. O Daily sai de fábrica com essa função padrão, mas ainda há a opção de power mode ou até mesmo o modo manual, para atender os motoristas que preferem fazer as trocas de marchas manualmente.



Já o Kick Down é uma função muito importante porque assegura melhor performance do veículo nas ultrapassagens, proporcionando mais segurança. Esta função está localizada no pedal do acelerador. Ao pisar no pedal até o final, o veículo faz uma manobra de segurança que reduz marchas para melhor performance. A Creep Mode, por sua vez, permite que em marcha lenta o veículo inicie a movimento, facilitando pequenas manobras, como, por exemplo, entrada em docas e baliza em vaga.

O Planeta Caminhão esteve no lançamento da nova linha Daily da Iveco e não só andou no veículo, mas mostrou em detalhes todas as novidades da Daily Hi-Matic 35-180. Confira o rolê no vídeo abaixo: 


E aí, o que achou do novo Daily Hi-Matic 35-180? Comenta aí

 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.