Destaque

5 sinais de que seu caminhão está com diesel adulterado

5 sinais de que seu caminhão está com diesel adulterado

Combustível adulterado por causar danos irreversíveis ao motor do caminhão, além de grandes prejuízos ao seu dono. Prática é criminosa e pode ser denunciada para a ANP.

A adulteração de combustível é um crime de acordo com a Lei 9.847/99, mas infelizmente, é bastante comum ter problemas ao abastecer o caminhão com combustível adulterado. Esse grande – e corriqueiro – problema que os condutores enfrentam é muito prejudicial para o caminhão, pois compromete diversos componentes, deixando o caminhoneiro parado e resultando em prejuízo. Para fugir da situação, o ideal é abastecer em lugares confiáveis e saber identificar onde há o risco de encontrar esse tipo de combustível.

 Mas, e quando isso acontece, você sabe identificar os sinais de que há algo errado? O óleo diesel adulterado afeta diretamente o funcionamento do caminhão, começando pelo motor, que é o primeiro a sentir os maus efeitos causados pela adulteração. Pouco tempo depois, ele começa a demonstrar fraco desempenho e em alguns casos nem liga. Se, de fato, depois de abastecer, seu caminhão começar a apresentar falhas, te fazendo acreditar que o diesel utilizado pode estar batizado, fique atento aos seguintes sinais:

1.              Falha na partida e perda de potência

Com o uso de diesel de má qualidade, a bomba de combustível do veículo pode ficar comprometida, fazendo com que o caminhão falhe ao tentar dar a partida. Se o veículo passar a funcionar de maneira diferente, perder a potência que tinha ou apresentar algumas falhas (aquelas temidas engasgadas), pode ter sido causado por um combustível que foi adulterado.
 

2.              Barulho no motor

O combustível deve ser puro para que o motor tenha sua melhor performance. Quando é abastecido com um combustível adulterado, o motor pode ficar barulhento, já que ele está trabalhando com o combustível errado.



3.             Consumo elevado

Percebeu que o tanque está ficando vazio mais rápido? Pode ser um sinal de que seu veículo foi abastecido com combustível adulterado. Se o consumo do seu caminhão mudar de uma hora para outra, ou, se por algum motivo você precisou abastecer em um posto diferente, e percebeu que o diesel acabou mais rápido do que de costume, ele pode ter sido adulterado. O uso de diesel de má qualidade pode fazer com que o veículo consuma até 30% a mais do que o normal.

4.              Luz da injeção eletrônica acesa

Muita atenção às luzes do painel do seu caminhão! No caso do uso de combustível adulterado, veículos com injeção eletrônica podem alertar o condutor que algo não está certo, acendendo a luz da injeção. Se por acaso uma luz com desenho indicando o motor acender no painel do pesado, desconfie. Esse ícone acende quando o veículo apresenta algum problema e isso pode ser o sistema acusando que o óleo diesel foi adulterado.

5.              Indicador do combustível oscilando ou sem funcionar

Outro sinal de que seu veículo está sendo abastecido com combustível adulterado tem relação com o indicador do combustível. As impurezas do diesel adulterado oxidam a boia do tanque, que não consegue identificar a quantidade certa de combustível no veículo.

Uma dica para evitar todos esses transtornos causados pelo combustível adulterado, é abastecer o veículo apenas em postos de confiança. Além disso, desconfie quando o combustível está com um preço muito abaixo do normal.
 

Como o óleo diesel é adulterado?

O diesel é um dos combustíveis mais utilizados do Brasil e possui muita importância para o setor rodoviário, sendo líder desse segmento. Além disso, também é a primeira opção (e por enquanto praticamente a única) para veículos de grande porte que cruzam o país, como, por exemplo, os caminhões que levam produtos e encomendas de um estado a outro. Devido a essa alta demanda, a adulteração se torna lucrativa para quem vende.

Para reduzir os casos de adulteração do diesel, procurando evitar maiores acidentes nas estradas e inibir a prática ilegal, a ANP criou um padrão que precisa ser seguido. Porém, alguns postos revendedores burlam essas regras para obter maior lucro. A adulteração do óleo diesel é feita quando se adiciona outro composto em sua mistura, como: querosene, óleos residuais, biodiesel, já que esses óleos se unem perfeitamente ao óleo diesel. Por isso, fique atento, se seu veículo apresentar problemas logo após abastecer. 

Se desconfiar do posto, evite o abastecimento no local. Se não houver jeito, ao abastecer, peça sempre o documento fiscal para comprovar que abasteceu ali, caso tenha algum problema futuro e seja necessário acionar o Procon (Órgão público que atua em defesa dos direitos dos consumidores) contra o posto, através da apresentação do comprovante fiscal.

Já teve problemas com combustível adulterado? O que você fez? Participe com a gente e fique de olho em nossas redes sociais

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.