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O tipo de borracha pode interferir na qualidade da reforma de um pneu?

O tipo de borracha pode interferir na qualidade da reforma de um pneu?

Compostos químicos e produtos de qualidade são fatores importante para o pneu reformado. A Fórmula Truck utiliza pneus recapeados da Silvercap nas etapas

Os pneus reformados estão distribuídos por toda a malha rodoviária brasileira, o produto é estratégia de economia e desempenho para muitas transportadoras e frotistas do país. De acordo com a ABR (Associação Brasileira de Reforma de Pneus), dois terços dos pneus de linha são reparados, isso representa cerca de 7 milhões de pneus de ônibus e caminhões do Brasil, e proporciona ao setor de transportes uma economia que gira em torno de R$ 5,6 bilhões por ano.

O pneu é um dos ítens fundamentais de qualquer veículo automotor, caso dos caminhões, que demandam demais dos pneus. Ele é responsável por suportar toda a carroceria e estrutura de motorização, toda sua carga faz contato com o solo. Ele também transforma a força do motor em tração, além de ser responsável pela estabilidade do veículo e pela eficiência da frenagem.


A reforma de pneus é uma prática bastante realizada ao redor do mundo, pois possibilita a reutilização de carcaças (pneus desgastados) que apresentem sua estrutura preservada. Através da reparação de danos e aplicação de uma nova banda de rodagem, os pneus são completamente reconstruídos. Para a obtenção de um bom pneu reformado são necessários insumos e produtos de qualidade, que sintetizam um material final exitoso.

Porém, é importante destacar que a escolha da borracha, o principal material de um pneu, pode interferir bruscamente no desempenho da quilometragem rodada de um reformado. “O que determina e diferencia a qualidade do produto final é a durabilidade da banda de rodagem, os compostos e tecnologia aplicada”, comenta Giulio Claro, diretor da NSA Pneutec. No processo da recapagem, todo o material da banda de rodagem (nervura central - sulcos - ombros) do pneu é alterado ou transformado para a conclusão da reforma.

Componentes presentes e reutilizados na borracha

Latex, Sílica, Nego de Fumo e Óleo aromatizante são alguns dos componentes usados para o desenvolvimento de banda de rodagem dos pneus reformados. No processo de reforma, há variação com relação a quantidade desses produtos, e o que determina essa necessidade é a medida do pneu, marca, escolha do desenho e a aplicação que o cliente necessita para sua operação.

A NSA Pneutec, empresa reformadora de pneus, realiza reformas no processo Pré Moldado ou Matriz Setorial (Hotcap), o que determina qual o processo ideal é a condição da carcaça oferecida. Cada reforma é única. Cada segmento necessita de medidas, modelos, aplicação de desenhos com profundidades e pesos diferentes. O pneu usado passa por diversos setores da fábrica para fazer a restauração e receber vida nova.

A troca da banda é apenas uma etapa para se reformar o pneu. Uma das etapas  mais importantes é a de raspagem. Esse setor é responsável pela remoção do resíduo da borracha antiga para aplicação de uma banda nova. “O resíduo de borracha que sobra é tratado pela NSA com muito cuidado, todo o material é aspirado e colocado em recipiente apropriado, depois é enviado para empresas especializadas e credenciadas pelo Cetesb e Ibama”, comenta Giulio.

Além da vantagem econômica, outro fator muito relevante para o crescimento de pneus reformados no Brasil é o alto índice de descarte de carcaças de pneus no meio ambiente, ocasionado pela baixa quilometragem rodada devido ao  desempenho do produto.


Fórmula Truck utiliza pneus reformados Silvercap em suas etapas

Desde a segunda etapa da competição, a GT Truck, organizadora do evento, colocou em prática grandes estratégias para mais sustentabilidade nas corridas. Na etapa de Rivera, além dos pneus novos, utilizados em todas as provas, os pilotos passaram a usar também os pneus reutilizados, reformados com uma tecnologia da Silvercap.

Os pneus reformados oferecem segurança e desempenho quilométrico igual ou superior aos pneus novos. Esta atividade é regulamentada pelo Inmetro no Brasil. Todos os tipos de pneus podem ser reformados, inclusive os pneus utilizados por aviões.

Com pneus reutilizados, Taio Agostini e Rafael Fleck fizeram a pole na Fórmula Truck

São cerca de 200 pneus novos gastos por prova, que após o uso, não são descartados como era feito anteriormente, e sim reformados, transformados em pneu slick e um recapado, para serem reutilizados nos treinos. Somente em uma etapa, 800 pneus deixaram de ser jogados no meio ambiente. 

A banda SC 810W foi especialmente desenvolvida para uso em eixos livres de semi-reboques. Tem 9 mm de sulco, ombros arredondados para minimizar os efeitos do arraste lateral e abas para garantir a proteção dos flancos. A adaptação na pista, provou que o composto SILVERCAP garante a melhor aderência e resposta de direção. A banda SC 810W faz parte da gama de bandas especiais para uso rodoviário, com versões de 9, 12 e 15 mm na profundidade de sulco.

Isso faz da Fórmula Truck uma pioneira, já que é a única categoria no mundo que não descarta os pneus usados, evitando assim o descarte irregular e a poluição causada pelo produto. Todas as equipes participantes da competição utilizam esses pneus e garantem que são realmente diferenciados. 

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