Circuito do Mato Grosso do Sul estava fora da competição desde 2015, ainda em outro formato. Local foi palco do maior acidente da história da categoria
Neste final de semana tem início a oitava etapa da Fórmula Truck 2023 e o local do show é nada mais, nada menos que o Autódromo Internacional de Campo Grande, circuito que esteve no calendário da categoria pela última vez em 2015. Nos dias 10,11 e 12 de novembro, os pesados vão acelerar na penúltima etapa, que pode ser decisiva ou bagunçar ainda mais as colocações. Somadas as duas categorias, são 42 pilotos na pista, o maior grid do mundo.
A competição dos pesados mais incríveis do planeta chega a sua reta final com diversos pesados na disputa pelo campeonato, nas duas categorias e tudo pode acontecer. Equipes e pilotos iniciam os primeiros treinos na sexta-feira e decidem o grid de largada na tarde de sábado. No domingo, os pilotos aquecem seus caminhões no warm-up e após o tradicional desfile de pilotos, é dada a largada para a penúltima corrida do ano.
Na categoria GT Truck, com caminhões de injeção eletrônica, a disputa está acirradíssima e a chance de títulos está entre os cinco mais bem colocados. O piloto Pedro Muffato é o primeiro na classificação, com 122 pontos. Rogério Taio Agostini acumula 169 pontos e segue na briga, juntamente com Ramires Fontanella, 143 pontos, Joãozinho Santa Helena, com 141 pontos e Jorginho Feio, com 139 pontos.
Na categoria Fórmula Truck, dos caminhões de Bomba Injetora, os cinco primeiros pilotos na classificação acumulada do ano são o piloto Marcio Rampon, com 203 pontos, o Duda Conci, com 197 pontos, o Rafael Fleck, com 172 pontos, e em quarto o Zetti, com 154 pontos e em quinto o Túlio Bendo, com 131 pontos.
Circuito histórico para a categoria
O circuito de Campo Grande esteve em diversas temporadas da Fórmula Truck, mas ficou marcado quando na largada de uma etapa, no ano de 2005, aconteceu o que seria o maior acidente da história da categoria. Quem esteve no autódromo naquela tarde de um domingo em agosto, presenciou uma das cenas mais assustadoras do automobilismo nacional. Esse é, até então, o maior acidente da história da competição.
Um toque de Jonatas Borlenghi em Roberval Andrade, que formava a segunda fila do grid, provocou uma sequência de batidas que, em menos de um minuto, levou à destruição total ou parcial de pelo menos 19 caminhões que participavam da disputa. Apesar das pancadas, dos ferros retorcidos, da fumaça e das imagens assustadoras geradas pela transmissão de TV, nenhum piloto sofreu nada grave.
Após o ocorrido, a Fórmula Truck retornou ao circuito outras vezes e realizou sua última corrida em solo sul mato-grossense em 2015, com Wellington Cirino sendo o vencedor. Pedro Muffato, atual líder da categoria GT Truck não só esteve naquela corrida, como foi um dos pilotos que sofreu batida e precisou ser atendido em pista. Além dele, Roberto Cirino, chefe de pista, também estava em Campo Grande na ocasião.
Nessa reta final, tudo pode acontecer! A grande corrida começa às 12h40 e vai ter transmissão AO VIVO na Rede Tv, no canal da Fórmula Truck e no canal do Planeta Caminhão no Youtube! Veja mais detalhes da etapa e do que vai rolar no final de semana em nossas redes sociais.
Confira a programação no Autódromo de Campo Grande:
Sexta-Feira, 10 de novembro
14h00 – Treino 1
16h00 – Treino 2
Sábado, 11 de novembro
10h00 - Treino 3
12h00 – Treino 4
14h10 – Treino 5
15h10 - Classificatório Fórmula Truck
16h10 - Top Qualify
18h00 – Visitação aos boxes
Domingo, 12 de novembro
09h00 – Warm-up
11h00 – Desfile de pilotos
12h45 – Corrida
13h45 – Podium com portões abertos
E você não pode ficar de fora! Clique no link abaixo e garanta seu ingresso para a penúltima etapa do ano: https://www.bilheteriadigital.com/formula-truck-etapa-8-campo-grande-10-de-novembro
Veja como foi o acidente na largada da etapa em Campo Grande, em 2005:
Comentarios