Operação no Brasil é responsável por abastecer o mercado interno e países da América do Sul, Central, Europa e África; capacidade física dobra, garante melhoria de fluxos e prepara local para receber peças de veículos elétricos
A Scania está em busca de expansão em diferentes mercados e pensando nisso, vai investir R$ 65,7 milhões para ampliação de seu centro logístico de peças de reposição localizado em Vinhedo, São Paulo. A iniciativa visa aumentar o número de mercados atendidos a partir do Brasil, além de melhorar a eficiência dos processos e fluxos e preparar o armazém para receber itens relacionados a novos produtos, como, por exemplo, os veículos elétricos.
Paulo Moraes, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina, contou que a marca, hoje, é responsável por abastecer 180 pontos de atendimento no país: “Isso, somados aos destinos internacionais da Bélgica, África do Sul, América Central e sete Unidades de Negócio da Scania na América do Sul. Com este aporte estamos nos preparando para o futuro, com foco sempre na garantia da disponibilidade para os clientes", destaca.
O investimento vai acontecer no mesmo ano em que o centro logístico completa uma década de sua chegada à cidade de Vinhedo, de onde escoa diariamente mais de 42 mil peças para distribuição e/ou armazenamento visando à reposição pós-venda, seja para o norte do Brasil, países vizinhos ou do outro lado do Pacífico. No espaço atual ficam disponíveis cerca de 40 mil itens e com a ampliação em 50% da sua capacidade física, passará de 15.000 m2 para 22.500 m2.
É importante destacar que essa é a única unidade de negócio de logística e de reposição de peças da Scania no mundo com estrutura semelhante a sua matriz logística, que fica na Bélgica. "O veículo precisa estar sempre operante e com disponibilidade. O que não pode acontecer ao nosso cliente é faltar peça. A maior lucratividade para ele é não parar", destacou o executivo, complementando que a cada introdução de novo produto amplia-se esse desafio de ter itens à disposição.
O vice-presidente aponta ainda que essa atividade recebe cada vez mais foco estratégico pelas oportunidades de ganhos em eficiência que ela pode trazer para a empresa. Ganhos, aliás, que a tecnologia já permite. É o caso do acompanhamento de dados coletados dos caminhões em tempo real e que tornam possível os serviços de manutenção programados garantindo uma redução do tempo de parada do caminhão de até 30%.
Ademir Egídio, gerente executivo do centro logístico de Vinhedo, destaca que o investimento vai mudar o patamar da empresa nesse segmento: "Por tradição, o negócio de peças de reposição olha pelo retrovisor, conferindo a demanda do passado para planejar o futuro. Mas com os dados a gente consegue antecipar esta necessidade, trabalhar com previsibilidade e garantir maior qualidade e eficiência na distribuição das peças para os cliente”, pontuou.
Já o gerente de Desenvolvimento de Rede da Scania Operações Comerciais Brasil, Pietro Nistico Neto, vai além e completa que o local é um dos pilares fundamentais para a experiência do cliente Scania. "Atualmente, estamos com 97,4% de nível de serviço, nosso maior índice da história, o que representa a quantidade de pedidos que chegam para o centro logístico e o quanto a equipe consegue atender de forma imediata. Ou seja, é um patamar altíssimo comparado às grandes redes de varejo online".
Neto destaca ainda que nos mais de 180 pontos de atendimento da rede Scania no Brasil, distribuídos por todo território nacional, o cliente encontra as peças disponíveis em 93% dos casos. "Facilita e muito para a disponibilidade das frotas dos clientes Scania os mais de 23 mil itens armazenados para pronta entrega em nosso centro logístico. Além disso, a localização privilegiada nos ajuda a ter uma média de dois dias e meio de prazo de entrega, considerando todo o território nacional".
Outro fator preponderante da importância do centro logístico para o dia a dia da operação das concessionárias é que 60% do estoque da rede é programado com o uso de inteligência artificial. O DSM Scania (sistema global de gestão de estoque de peças das concessionárias) aprende qual o perfil de consumo da Casa Scania, com base no histórico dos clientes da região, e tipos de aplicação comuns de transporte, e faz a reposição automática das peças, eliminando processos manuais e propiciando um maior ganho de escala. É um trabalho integrado entre todos os sistemas operacionais da empresa.
"Os constantes investimentos feitos no centro logístico e a busca diária de melhoria dos processos em parceria, para ganhar mais velocidade nas entregas, têm contribuído para proporcionar a máxima disponibilidade para as frotas dos clientes. Por consequência, os veículos ficarão menos tempo parados, o que vai gerar mais rentabilidade na operação do transporte. Além de suportar de forma assertiva a rede Scania e a nossa área de Serviços", conclui Neto.
De olho em novos mercados - Além de melhor experiência ao cliente, a partir dessa ampliação do centro logístico de Vinhedo abre-se a oportunidade de atender novos mercados como o México, ainda em estudo. E, também, será possível incorporar a eletrificação para que a unidade de negócios esteja adaptada e assim contribua com a estratégia global da Scania - que projeta até 2030 ter os modelos eletrificados representando mais da metade do seu volume de vendas de veículos novos.
Localização estratégica - Vinhedo se mostrou como ponto estratégico para instalação do centro logístico de distribuição de peças da Scania em razão da proximidade às principais rodovias, como a Anhanguera e Bandeirantes, ao Aeroporto de Viracopos e rápido acesso ao Rodoanel, o que tem impacto na redução no custo e no tempo da entrega de peças para as concessionárias do Brasil e América Latina.
"A capilaridade para o deslocamento foi um atrativo fundamental para mudar a operação de São Bernardo do Campo para Vinhedo e com o tempo vimos como a decisão foi acertada, porque estamos perto de Campinas que tem muito potencial logístico e é um polo de tecnologia", destacou Ademir. A operação da Scania em Vinhedo gera hoje 170 vagas de trabalho, sendo 140 diretas e outras 30 indiretas.
Inovação e sustentabilidade
O Centro Logístico de Distribuição de Peças utiliza o monitoramento de rota pensando no melhor modal (aéreo, rodoviário ou marítimo) nos deslocamentos para distribuição de peças visando à redução de CO2. O local tem um laboratório que trabalha em soluções inovadoras e de digitalização (LAB LPC), projeto em parceria com profissionais especializados em digitalização da Scania, cujo o objetivo é compartilhar insights e colaborar para a transformação de dados em insumos para os negócios ou para a otimização das operações;
A operação utiliza empilhadeiras elétricas movidas a íon-lítio, aumentando a produtividade com segurança e proporcionando mais ergonomia aos operadores. Em 2022, a Scania eliminou o uso de Gás GLP. A marca também adota a remanufatura de peças usadas que voltam e passam por um processo de triagem. Se aprovadas, são reformadas e retornam ao mercado com a mesma qualidade Scania. Tudo pensado para contribuir com a sustentabilidade do negócio, desde a redução de resíduos até a reciclagem de paletes e embalagens.
Centro Logístico de Distribuição de Peças em números
Entrada
60% de peças importadas = 7 a 8 contêineres/semanalmente.
25% de peças nacionais.
15% de peças SBC.
200 fornecedores locais.
Saída
Peso despachado: mais de 1.000 toneladas por mês
Nacional: 560 toneladas.
Exportação: 440 toneladas.
Linhas faturadas: 5.500 linhas faturadas por dia.
20 Despachos por dia.
180 pontos de atendimento no país.
7 unidades de negócios na América Latina
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