O 500 Super Padron, com carroceria Caio Millennium foi adaptado com aparelhos para a realização de exames
A Mercedes-Benz do Brasil voltou a realizar parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, com o objetivo de contribuir para levar atendimento médico e atenção à saúde a comunidades carentes. Assim como ocorreu com dois ônibus de vacinação, desta vez a empresa forneceu um ônibus para uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher que percorrerá estados das regiões Nordeste e Norte do país.
A nova iniciativa faz parte do Projeto #UnindoForças e vai utilizar o veículo com modelo de chassi urbano, O 500 Super Padron, que foi transformado em salas de exames de mamografia e de ultrassonografia, e que agora vai poder contribuir na redução da fila de espera de mulheres que precisam realizar estes procedimentos pelo SUS.
A Unidade Móvel de Saúde da Mulher foi entregue a Júlio Cals, presidente Nacional da CVB, por Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, em um encontro realizado na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na segunda-feira, 4 de setembro.
A Unidade Móvel de Saúde da Mulher iniciou a operação teste, no mês de setembro, na cidade de Salvador, em uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia. O objetivo dos testes era de alinhar a dinâmica do atendimento, processos e protocolos. Durante esta fase, 50 mulheres com idade elegível realizaram os exames.
No passo seguinte, a ação se expandiu pela Região Metropolitana de Salvador e por cidades do interior da Bahia. A operação definitiva teve início em outubro, em alinhamento com o importante tema do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A expectativa da ação é realizar 120.000 atendimentos por ano com a Unidade Móvel de Saúde da Mulher da Cruz Vermelha Brasileira (CVB).
Apesar de inovadora e essencial para comunidades mais afastadas, não é a primeira vez que a Mercedes-Benz realiza ações humanitárias envolvendo saúde. Em cerca de dois anos e meio, sete carretas, um caminhão baú e dois ônibus do Projeto percorreram quase 100.000 quilômetros por 17 estados do Brasil, sempre contando com a parceria de entidades e empresas brasileiras, além do apoio financeiro do governo alemão, uma iniciativa que reforça os princípios do ESG da Mercedes-Benz do Brasil.
Ajuda humanitária a populações mais distantes
O presidente nacional da Cruz Vermelha, Júlio Cals, destacou a importância da iniciativa e falou sobre seu impacto nas regiões onde chega: “Graças à esta parceria tão importante da Cruz Vermelha Brasileira com a Mercedes-Benz, estamos levando prevenção e promoção da saúde, além de ajuda humanitária aos locais mais distantes do nosso País, atenuando o sofrimento daqueles que mais precisam de atendimento médico e assistência social. Juntos, seguimos #UnindoForças e salvando vidas”, diz. “Nesta missão, contamos com nossos voluntários e com as secretarias de saúde e as prefeituras participantes”.
Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e madrinha do Projeto, acredita que ações assim têm a capacidade de transformar realidades: “O projeto das Unidades Móveis de Saúde é uma parceria admirável com ONGs especializadas em atendimentos médicos, o que muito nos orgulha. Tanto os caminhões quanto os ônibus usados para tal finalidade reforçam a diversidade de ações comunitárias da nossa Empresa. Esta é uma contribuição importante para o país, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social”, diz.
A executiva ainda reforça que a expectativa é chegar a 1 milhão e 200 mil atendimentos médicos e mais de 600 mil pessoas atendidas em três anos e também que a marca já está muito próxima de ser alcançada: “Nós acreditamos que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando neste sentido por meio desta ação”, finaliza.
Transformação especializada dos ônibus e equipamentos modernos
Para atender ao Projeto #UnindoForças, os ônibus passaram por algumas transformações. Todos os assentos de passageiros do O 500 Super Padron, com carroceria Caio Millennium, foram retirados, dando lugar a ambientes criados para a realização dos exames de mamografia e de ultrassom. O projeto preserva a qualidade e a segurança do atendimento prestado pelos profissionais de saúde à população, com base em todas as medidas de proteção e higienização.
Os equipamentos utilizados também são de primeira qualidade. O mamógrafo digital Aurora DR, se destaca pela tecnologia de captação de imagens digitais em alta resolução, com capacidade para atender aos mais variados tipos de anatomia de mamas. O equipamento vem acompanhado de um console com estação de trabalho e monitor com software intuitivo de fácil utilização para exames mais rápidos e precisos.
O Monitor de Diagnóstico 8 MP, se caracteriza pela multimodalidade de 27 polegadas com tecnologia IPS, para exibição de imagens médicas e laudos, oferecendo qualidade de imagem excepcional e amplos ângulos de visão. Por sua vez, o sistema de ultrassom portátil EVUS 8, permite uma visão precisa da região em análise, por meio de recursos altamente avançados.
Iniciativa de colaboradores da Empresa
O projeto #UnindoForças é um case de sucesso na Mercedes-Benz e fruto de uma iniciativa de colaboradores participantes de um grupo multifuncional focado em inovação e novos negócios da própria Empresa. Lançado em março de 2021, o Projeto, que conta com a parceria de ONGs, entidades e empresas brasileiras e com o apoio financeiro do governo alemão, entra em seu terceiro ano com resultados muito expressivos, alcançando os objetivos propostos.
Já são sete carretas puxadas pelo caminhão Mercedes-Benz Actros, um caminhão baú e dois ônibus customizados como Unidades Móveis de Saúde para levar atendimento médico e de saúde, assistência social e vacinas a comunidades carentes de locais distantes, focando especialmente em populações em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil. Agora, soma-se o novo ônibus cedido à Cruz Vermelha Brasileira para a Unidade Móvel de Saúde da Mulher.
Este grupo gera as mais variadas soluções ligadas ao transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. “O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”, conclui Kathrin Pfeffer.
Meninas, a iniciativa é além de tudo, uma forma de levar mais qualidade de vida para locais onde muitas vezes a saúde é precária. Com base nos resultados acumulados até o último mês de julho, já são mais de 920.000 procedimentos médicos realizados, envolvendo mais de 450.000 pacientes atendidos. Também foram aplicadas mais de 100.000 vacinas. Até aqui, o projeto chegou a 224 cidades de 17 estados, incluindo o Distrito Federal. No total, as carretas, caminhão baú e os ônibus já rodaram quase 100.000 km.
Não deixem de compartilhar este conteúdo com mais pessoas, para que elas também tenham a possibilidade de cuidar da saúde.
Comentarios