Em uma corrida com acidentes e cheia de surpresas, os dois pilotos pontuam e bagunçam a classificação do campeonato
A Fórmula Truck finaliza mais uma etapa da temporada, dessa vez, retornando a Guaporé, onde aconteceu a primeira corrida do ano. Contrariando as previsões meteorológicas, que prometiam fortes chuvas e ventos, os treinos e a corrida aconteceram com pista seca, mas não impediu alguns acidentes, característicos desse circuito.
Após um final de semana de treinos bastante acirrados, a corrida não poderia ter sido diferente. Em um ritmo intenso, Taio Agostini fez valer a pole position conquistada no sábado e garantiu a primeira colocação nas duas corridas da categoria GT Truck, dos caminhões eletrônicos. Essa foi a segunda vitória do piloto do Actros #97.
Já Zetti Domiciano, do truck #67, disputou o classificatório com Rafael Fleck e ficou em segundo lugar. Porém, após uma análise da direção de prova, que não validou a pole do piloto #76, Zetti herdou a pole e também fez valer o primeiro lugar na fila. Na corrida 1, Zetti foi o primeiro da categoria Fórmula Truck, dos caminhões de bomba injetora. A corrida 2 foi vencida por Duda Conci, mas na soma dos pontos, Zetti foi ao primeiro lugar no pódio.
Corrida 1
Após mudança no grid de largada, seu Pedro Muffato foi para sétimo colocado e Rafa Fleck, que havia feito o sexto melhor tempo do sábado, sofreu uma punição e largou em oitavo. Na largada, os brutos conseguiram se livrar de problemas e Taio Agostini assumiu a ponta, seguido por Ramiris Fontanella, que fez bela passagem em cima do Chaveirinho. Na sequência, Joãozinho Santa Helena, Pedro Muffato, Rafael Fleck, Helder Mottin e Zetti completavam o primeiro esquadrão.
Ainda no começo da corrida 1, Santa Helena fez uma bela ultrapassagem em Fontanella, com seu caminhão todo dedicado ao Outubro Rosa e que apresentou problemas mecânicos quando tentou segurar o oponente. Santa Helena e Chaveirinho, inclusive, protagonizaram diversas cenas de disputa, tornando a corrida ainda mais emocionante.
A primeira bandeira amarela foi hasteada em um acidente com Jorginho Feio #023, que causou o travamento de sua roda dianteira. O piloto não precisou de atendimento e até tentou voltar para a pista, mas acabou encostando para conseguir fazer os ajustes antes da segunda bateria. Na saída do Pace Truck, seu Pedro Muffato mostrou porque é uma lenda e da quarta posição, deixou para trás Santa Helena e Chaveirinho, para ocupar a segunda colocação.
Ainda na corrida 1, o pace truck e a bandeira amarela entraram em cena novamente após o acidente de Fabrício Rossato e Geovane Tavares, no final da curva do túnel. Rossato, com o caminhão #88 perdeu o controle ao frear forte e capotou. Geovane, com o truck #509 vinha logo atrás e para evitar um acidente maior, acabou batendo no muro de proteção ao tentar desviar. O acidente causou certa comoção, já que a equipe médica precisou entrar na pista faltando pouco mais de três minutos para terminar a prova.
Corrida 2
Para a segunda bateria, os caminhões se enfileiraram para mais uma largada. Na relargada, os quatro primeiros colocados deram um verdadeiro show, com Santa Helena deixando Chaveirinho para trás e seu Pedro, buscando ultrapassagens em cima dos dois. Mas, Júnior Chaveirinho e seu truck #80 estava em uma tarde inspirada e recuperou a posição. Porém, precisou pagar um drive-thru.
Na categoria Fórmula Truck, a briga também estava boa. Fleck e Zetti duelavam entre si no pelotão de frente, mas não contavam com a astúcia de Duda Conci com o truck #377, que vinha fazendo uma etapa apagada, mas acendeu do meio para o final da corrida 1 e colou nos dois competidores de sua categoria. O piloto de Cafelândia veio da 22ª, ultrapassando até chegar na quarta colocação geral e primeira da categoria.
Circuito desafiador
O Autódromo Internacional Dr. Nelson Luiz Barro é um circuito bastante desafiador para os pilotos. Com curvas muito fechadas, é preciso mais atenção em alguns trechos, em especial a Curva 1, no final da reta dos boxes, na curva do túnel, na curva zero ou curva da vitória, que fica na entrada da reta de chegada. Em um dos trechos, inclusive, Márcio Rosa sofreu um acidente no treino livre que dificultou a retirada do seu caminhão, durante os treinos livres e na corrida.
Fabrício Rossato e Geovane Tavares, que também se acidentaram, protagonizaram cenas ainda mais tensas. Com a batida, Fabricio Rossato capotou e Geovane bateu logo atrás, tirando os dois pilotos da disputa. A equipe do Medical Car precisou entrar em ação para socorrer os pilotos - que passam bem - e também, para retirar os veículos da pista. O acidente causou bandeira amarela ainda no início da corrida 1.
Classificação Geral Sétima Etapa Fórmula Truck - Guaporé
1 - Taio Agostini
2 - Pedro Muffato
3 - Niltinho Jacobsen
4 - Duda Conci
5 - Zetti
6 - Marcio Rampon
7 - Douglas Torres
8 - Tulio Bendo
Classificação 7ª etapa - Categoria GT Truck
1 - Taio Agostini
2 - Pedro Muffato
3 - Junior Chaveirinho
4 - Niltinho Jacobsen
5 - Douglas Torres
6 - Joãozinho Santa Helena
Classificação 7ª etapa - Categoria Fórmula Truck
1 - Duda Conci
2 - Zetti
3 - Rafael Fleck
4 - Marcio Rampon
5 - Tulio Bendo
6 - Alisson Nurnberg
Assista a corrida completa aqui:
Comentarios