Em uma disputa acirrada no Top Qualify, pilotos garantiram os melhores tempos das suas categorias e vão largar na frente
Mais um classificatório quente na Fórmula Truck. Na tarde de sábado, os pesados estiveram na pista para definir o grid de largada da sétima etapa da Fórmula Truck 2023 em Guaporé. Na categoria GT Truck, dos caminhões eletrônicos, a pole ficou com Taio Agostini. Já na categoria FTruck, o mais rápido foi Rafael Fleck, em sua quarta pole da temporada.
Nos treinos livres, Pedro Muffato, Joãozinho Santa Helena e Pedro Muffato se destacaram com ótimos tempos, mesmo caso de Rafael Fleck, Daniel Lovato e Zetti do Black. Já no treino classificatório, a experiência entrou em conta e conseguimos obervar algumas estratégias sendo desenhadas em busca da pole.
Logo na abertura da pista, seu Pedro Muffato fez sua volta rápida e com o tempo de 1:32 e assim que terminou, se recolheu aos boxes e assistiu a todas as tentativas de baterem esse tempo em sucesso. Seguindo a regra da competição, os oito melhores tempos disputam o top qualify e definem os primeiros lugares no grid.
Os oito melhores, na sequência inversa, foram Zetti do Black com o caminhão #67, Rafael Fleck #76, Joãozinho Santa Helena #33, Jorginho Feio #23, Junior Chaverinho #80, Ramiris Fontanella #4, Taio Agostini #97 e Pedro Mufato #20, que fez o melhor tempo do classificatório.
Para a disputa do top qualify, Zetti foi para a pista primeiro, seguido por Rafaek Fleck, disputando a pole position da categoria F Truck - Bomba Injetora. Com o tempo de 1:34.1 e o sexto tempo no geral, Fleck foi o melhor da categoria. Zetti fez o tempo de 1:34.6 e ficou na sétima posição do grid.
Na sequencia, quem saiu para a pista foi Junio Chaveirinho, que fez o tempo de 1:33.5. Logo atrás, fechou a volta Ramiris Fontanella, com o tempo de 1:37.7. Jorginho Feio e Joãozinho Santa Helena foram para a pista e ambos cravaram 1:37.7. Por 40 milésimos de segundo, Jorginho Feio larga na frente do Santa Helena.
Na categoria GT Truck, Taio Agostini foi o penúltimo a fazer a volta rápida e garantiu a pole com o tempo de 1:32.2. Seu Pedro Muffato, o último a ir para a pista realizar a volta rápida, apresentou algum problema no caminhão (ou talvez radar, que ainda será confirmado) e não conseguiu bater o tempo dos outros competidores.
Com isso, o grid de largada da sétima etapa ficou assim:
1 - Taio Agostini
2 - Junior Chaverinho
3 - Ramiris Fontanella
4 - Jorginho Feio
5- Joãozinho Santa Helena
6- Rafael Fleck
7- Zetti
8 - Pedro Muffatto
Taio falou sobre o final de semana de treinos e como está a expectativa com a pole position: "É um final de semana que vem dando tudo certo, o caminhão se comportou direitinho e vams para cima. Agora tem a corrida amanhã e tudo pode acontecer!"
O Piloto também falou sobre as colocações do campeonato, que na categoria GT Truck, está bastante embolado: "Estamos a 7 ou 8 pontos do segundo colocado, a 3 pontos do terceiro.. E temos tudo para voltar pelo menos em segundo lugar no campeonato"
Rafael Fleck que veio de uma semana conturbada, e que até o começo da semana ainda não sabia se iria conseguir colocar o caminhão na pista, celebrou o resultado do qualify: "A equipe DRT focou até o último momento e conseguimos. É inacreditável a gente estar aqui hoje, nessa pole position. A equipe trabalhou horas incessantes, virou noites.. perdemos nosso motor na inundação de Santa Catarina pegamos um emprestado... Mas conseguimos estar aqui e é só felicidade"
Ele também falou sobre ter conquistado a pole "em casa", no seu Estado de nascimento e com uma grande torcida a seu favor: "Representando a gauchada, peço que torçam pela gente, gritem com a gente e vamos tentar chegar o mais longe possível para tentar sair com a vitória".
A Transmissão AO VIVO da corrida é às 12h15 de amanhã!
Comentarios