A Great Wall Motors (GWM) vai trazer da China ainda nesse semestre, caminhões a hidrogênio para testes no Brasil. Oswaldo Ramos, CCO da empresa, confirmou a informação no evento Electric Days 2023 e informou que, a princípio, não há intenção de vender esse tipo de caminhão no País. Atualmente, a GWM oferece automóveis elétricos e híbridos. Assim, a ideia é, segundo a empresa, "estar na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia no País".
Conforme revelado no evento, a empresa chinesa pretende produzir hidrogênio a partir do etanol e criar uma rota de veículos movidos a hidrogênio em São Paulo, com pontos de abastecimento nas suas duas extremidades. O projeto tem apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, a InvestSP.
Ramos explicou que o objetivo inicial da marca é utilizar o caminhão movido a célula de hidrogênio em percurso de ponta a ponta, sendo 200 km de ida e 200 km de volta, num total de 400 km e, ainda segundo o diretor, já existe estrutura para esse tipo de uso. Ele ainda revelou que uma unidade chega ainda no segundo semestre e mais duas no ano que vem. "Não adianta ter projetos relativos ao hidrogênio no País se não tiver caminhão para testar", destacou.
De acordo com o executivo, a holding da qual a GWM faz parte tem subsidiárias para o fornecimento de baterias e célula a hidrogênio. Entre as empresas, estão Svolt e FTXT Energy Technology. Ambas fornecem componentes para os veículos da GWM, o que inclui a linha If You de caminhões.
Em abril deste ano, a subsidiária brasileira, que vai produzir híbridos flex no Brasil na fábrica de Iracemápolis, SP, antes pertencente à Mercedes-Benz, assinou um acordo de parceria com o governo do Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de tecnologias para produção de hidrogênio no uso de veículos movidos a gás no estado.
Após sua palestra no evento global sobre mobilidade elétrica, Oswaldo Ramos também comentou que a montadora é uma das cinco empresas mais adiantadas no desenvolvimento da tecnologia a célula de combustível no mundo. Do ponto de vista da tecnologia, o hidrogênio é um tipo de combustível alterntivo economicamente viável. Ou seja, o desafio é maior em relação à infraestrutura de recarga.
O executivo explica que o custo gira em torno de R$ 8 milhões para montar a estrutura de abastecimento público, utilizando e aprimorando uma infraestrutura já existente. Por essa razão, conforme o executivo da GWM, a intenção é criar a infraestrutura para o transporte rodoviário de longa distância, e ter como matéria-prima o etanol.
"O investimento na infraestrutura de recarga se paga mais rápido no segmento de transporte. Ainda mais se comparado ao carro de passeio, cujo uso é menor frente ao caminhão. Por essa razão, entendemos que o desenvolvimento da célula de hidrogênio no Brasil deve começar pelo transporte de longa distância", ressalta.
Ramos esclareceu que a linha pesada que virá ao Brasil é a If You, mas não confirmou se esse nome realmente será usado. Os primeiros protótipos começam a desembarcar por aqui ainda neste semestre e nos vários estudos em andamento no País, há espaço para trazer caminhões médios e pesados a hidrogênio, de acordo com a GWM.
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