Organização Mundial da Saúde (OMS) já aponta celular como um dos principais fatores de risco à segurança viária, à frente do sono e da fadiga. Digitar mensagens de texto na direção aumenta em 23 vezes o risco de acidente.
Superando a marca de 240 milhões de unidades no Brasil, os aparelhos celulares estão presentes no dia a dia dos brasileiros, porém, seu uso associado à direção tem influenciado diretamente no aumento do número de acidentes no trânsito e acendido o sinal amarelo entre os especialistas em segurança viária. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o uso do celular é apontado como um dos principais fatores de risco à segurança viária, à frente do sono e da fadiga.
Flávio Adura, diretor técnico da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), afirma que, o risco de dirigir falando ao celular é comparável ao de estar embriagado: “Quando a pessoa fala ao celular, ela está dispersa, dirigindo como se estivesse alcoolizada num nível de uma grama por litro de álcool. No sangue o que vale é três, quatro doses”. O reflexo do motorista que fala ou digita no celuar é muito afetado. Um estudo da RAC Foundation mostrou que o envio de mensagens ao volante retarda o tempo de reação em 35%, enquanto a demora provocada pelo álcool é de 12%.
O diretor técnico reforça que, a maioria dos condutores não têm a percepção desse risco, por isso é necessário investir em conscientização: ”Para iniciar a conscientização, primeiro é preciso focar no problema. O problema existe e avança, é só observar uma via de tráfego intenso. Infelizmente a gente tem mais tragédias, mais mortes, feridos e sequelados que vivem e saem do hospital. A gente nem sabe quantos são”, afirmou em conversa no Podcast “De Olho na Estrada” que trata de Segurança no Trânsito.
A associação, que há 42 anos trabalha com o lema de “preservar vidas no asfalto”, desenvolve estudos com foco na melhoria do trânsito. Nesse período já contribuiu para importantes medidas de segurança, como a implementação da lei seca e a obrigatoriedade da cadeirinha. Agora faz um alerta sobre o uso crescente do celular no trânsito, muito acima do que se imagina.
“Na base de dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito, que é coordenado pela Senatran, em 2021, pelo menos 250 mil condutores foram flagrados e multados por estarem falando ao celular. Esse dado é super subestimado, porque só demonstra aqueles que foram multados. A prática de falar ao celular é crescente. Desde que se iniciou a telefonia celular, a cada mês, a cada dia, eu diria, é mais gente falando ao celular e dirigindo. Em janeiro de 2023, só janeiro, já foram multados 136 mil condutores falando ao celular e dirigindo”.
Para o comentarista do Podcast e gerente de operações da SPMAR, Fausto Cabral, as evidências diárias mostram que esse é um perigo ignorado por quase metade dos motoristas, incluindo motociclistas, conforme levantamento feito no Rodoanel: “De cada dez veículos que trafegam pela rodovia, cerca de 3 a 4 veículos utilizam o celular e dirigem. Inclusive, já flagramos motos também”.
A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) já classifica o celular como um dos fatores a serem combatidos para um trânsito mais seguro, como explicou Adura: “Estamos na segunda década para que os países, incluindo o Brasil, consigam reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito. Ela (OMS) estipulou os principais fatores de risco e proteção”. A intenção da OMS era reduzir, até 2020, metade das mortes e ferimentos por acidentes em estradas em todo o mundo.
Adurra explicou que as campanhas de conscientização começaram com a velocidade, depois vieram as ultrapassagens perigosas, baixa visibilidade nas estradas e os fatores humanos, como ingestão de álcool e drogas, medicamentos, saúde do condutor. Em seguida foram feitas ações sobre os riscos de não utilizar cadeirinha, e do motociclista não utilizar capacete. E, na última edição incluiu, a telefonia celular e o uso de dispositivos de mensagem como um grande fator de risco.
O diretor técnico avalia que é muito importante focar nesse problema e buscar soluções urgentes, como fiscalização mais direcionada, assim como foi com a lei seca: “Nós estamos observando cada vez mais esse risco presente de tal maneira, que a gente dizia que o principal fator de risco, que é um consenso, eu diria mundial, é a velocidade. E depois vinha o álcool, depois vinha o sono e agora não. A telefonia celular já ultrapassou o sono, a fadiga e está disputando com o álcool”.
Quando pensamos em caminhão, o problema fica ainda sério, já que o veículo pesado demora mais para responder em caso de freadas bruscas ou desvios. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia dos Transportes da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, revelou que mandar mensagens pode aumentar em 23 vezes o risco de acidentes na estrada envolvendo veículos pesados. Dessa forma, ao usar o celular, o motorista fica quase que totalmente inseguro e pode não só se ferir, mas também provocar graves acidentes envolvendo outros carros e até mesmo caminhões.
Para conferir a conversa completa do Dr Flávio Adura, e saber um pouco mais sobre os perigos do uso do celular ao volante, basta acessar a plataforma de áudio do De Olho na Estrada no Spotify.
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