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História dos VUC´s: Como surgiram os caminhões para circulação zonas urbanas?

História dos VUC´s: Como surgiram os caminhões para circulação zonas urbanas?

A frota brasileira tem, em termos absolutos, cerca de 47 milhões de veículos e a categoria dos comerciais leves corresponde a 6 milhões. A estimativa é que esse número cresça 4% até o final de 2023.

Os VUC´s (Veículos Urbanos de Carga) se popularizaram a partir de 2008 e hoje, tomam conta das grandes cidades e são responsáveis principalmente pelo transporte de cargas em zonas urbanas de difícil circulação e restrição para pesados. São uma categoria caracterizada por caminhões menores e mais ágeis, que não se enquadram nas restrições de circulação urbana e podem ser conduzidos com habilitação B. 

Desde que os primeiros caminhões surgiram aqui no Brasil, a partir dos anos 20, os pesados continuam fazendo a cabeça de muita gente, passando por inúmeras evoluções e muita tecnologia embarcada, distribuídas entre as mais variadas marcas e modelos. Segurança, motores mais ecológicos e conectividade se tornaram prioridades dentro das montadoras. Além das necessidades técnicas dos caminhões que com o tempo foram sendo supridas, surgiram também as necessidades das cidades por onde passavam.


Categoria dos comerciais leves (VUCs) corresponde a 6 milhões dos veículso em operação - Foto: R7

Com o desenvolvimento das cidades, em especial o aumento da utilização de caminhões para o transporte de cargas, maior número de automóveis nas ruas e etc, surgiram as restrições de circulação em grandes centros urbanos, como as ZMRC (Zona de Máxima Restrição de Circulação), onde além de proibir a circulação de caminhões, também impede de estacionar, carregar e descarregar. Para atender às necessidades de transporte nessas áreas, a opção foram os comerciais leves e uma categoria de caminhões até então pouco explorada: os semileves e leves.

Os VUC´s são os caminhões com, no máximo, 6,30m de comprimento, 2,20m de largura e capacidade de carga de 3 toneladas. Em São Paulo, o comprimento máximo permitido é de 7,20m. Embora tenha uma capacidade de carga menor, não é prejudicado com essas restrições, ganhando maior possibilidade de circulação. Em uma rua que não permite o tráfego de caminhões, por exemplo, o veículo urbano de carga é autorizado a circular. Além disso, diferente dos pesados, os VUC´s podem ser dirigidos por condutores com CNH B, permitindo que qualquer motorista com essa categoria e com EAR (Exerce atividade remunerada) na CNH, possa trabalhar com o utilitário.

Grandes Brasileiros: Chevrolet 3100, a primeira picape da GM no Brasil
Em 1958, a Chevrolet deu um passo importante : Lançou no Brasil a picape 3100, primeiro modelo produzido no País, com capacidade de carga de 735 kg. 

O interessante é que, muito antes das leis de restrição, os veículos urbanos de carga no Brasil já rodavam por aqui. Muitos defendem que o primeiro VUC foi o modelo Chevrolet 3100 Brasil, que começou a ser produzido em São Caetano do Sul no final dos anos 50. O modelo inaugurou a categoria “picape leve” e era usada inclusive como carro de passeio, que é uma tendência até hoje. Em 1957, foi o Ford F-600, caminhão da Série F com motor V8 a gasolina que ganhou os brasileiros.

Antigos Verde Amarelo: Caminhão Ford F-600 1967 ...

Ford F-600 de 1967. Só pelo motor V8, esses modelos já eram muito superiores ao concorrente da Chevrolet - Foto: Antigos Verde Amarelo


O mercado de caminhões foi se expandindo no país com a chegada de outras marcas e modelos, ampliando as categorias de pesados no país. Em 1972, a Mercedes-Benz lançou o L 608, mais conhecido como "Mercedinho" o  "Mercedinho" 608 Modelo de caminhão leve marcou história no Brasil, desde que foi lançado há 46 anos O Mercedes-Benz , é um caminhão histórico brasileiro. Lançado em 1972, foi um dos primeiros caminhões leves do mercado nacional a ter cabine avançada

Em 2008, uma lei passou a restringir ainda mais a circulação de caminhões pesados em grandes cidades, como São Paulo, criando regras até para o tamanho dos veículos que poderiam acessar essas áreas. Na capital paulista, por meio do DECRETO Nº 48.338, de 10 de maio de 2007, o prefeito Gilberto Kassab estabeleceu normas para o trânsito de caminhões e para operações de carga e descarga em estabelecimentos situados no município.
 

Ficou determinado então, que apenas veículos com largura máxima de 2,2m e comprimento máximo de 6,30m, poderiam circular na cidade, sendo que sua capacidade de carga não poderia ultrapassar as 3 toneladas, justamente as características dos VUCs. Essas medidas, porém, foram alteradas em 2016, com a portaria 031/16, liberando a circulação de VUCs com maior comprimento, passando o limite de 6,3 metros para 7,20 metros.

Com o passar dos anos e a modernização dos caminhões, outras marcas foram aderindo à categoria de caminhões mais ágeis e que ocupam menos espaço no trânsito. Os comerciais leves e vans começaram a ser fabricados também com chassi, para ampliar as possibilidades do mercado. Modelos como Mercedes Sprinter, Renault Master, Kangoo, Iveco Daily, Ford Transit, entre outros, também foram ocupando essa fatia do mercado, tornando assim a categoria VUC cada vez mais popular. 

Com certeza, ao sair para a rua hoje, você vai cruzar com um desses veículos, operando nas mais distintas atividades, principalmente em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, algumas das regiões com maior concentração dos VUC´s. A frota circulante exclusiva de veículos comerciais leves até o final de 2022 era de aproximadamente 6 milhões. E a previsão é que esse número cresça até 4% até ao final deste ano.

 

Confira alguns modelos de VUC´s mais vendidos no país:
 

  • Mercedes-Benz Accelo
  • Hyundai HD
  • Volkswagen Delivery Express
  • Iveco Daily
  • Renault Master
  • JAC IEV350T


Você tem ou já dirigiu um VUC? Qual seu modelo preferido? Conta aqui

 

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