Alta foi de 1,5% em relação a junho, e segmento de autos leves se destacou. Financiamento de caminhões apresentou queda, ms baixa de juros criou uma expectativa na indústria.
As vendas financiadas de veículos em julho somaram 492 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 12,8% na comparação com o mesmo período de 2022 e de 1,5% em relação a junho de 2023.
No segmento de autos leves, a alta foi de 11,2% ante julho do ano passado. Comparado com junho, o crescimento foi de 5%. Já o financiamento de veículos pesados caiu 6,6% na comparação com julho de 2022, mas registrou alta de 3,8% em relação ao mês passado.
"O resultado de julho teve como destaque o aumento dos financiamentos de automóveis leves com crescimento de 11,2% na comparação com julho de 2022 e 5% contra o mês anterior. Esse movimento é explicado principalmente pelo efeito do programa de incentivos do governo, com impacto direto nas vendas de veículos", diz Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 3,2 milhões de unidades. O número representa alta de 6,7% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 205 mil unidades a mais. Em relação ao financiamento de caminhões e ônibus, o mercado busca uma recuperação. As vendas por financiamento caíram 4,4% no primeiro semestre de 2023.
Ou seja, de janeiro a junho, foram financiados 129.600 veículos pesados (entre caminhões e ônibus). Somente a cargo de comparação, durante 2022 foram negociados 310.509 veículos. De acordo com as instituições do setor, o número é reflexo da alta dos juros, que dificultam a liberação de crédito e um encarecimento dos caminhões e ônibus Euro 6.
A solução encontrada por quem desejava comprar um caminhão, foi apostar nos veículos usados, os mais procurados nesse período. Isso significa que durante os seis primeiros meses deste ano somaram 66.748 unidades, o que ainda aponta uma retração de 3,6%, com 69.304 caminhões e ônibus usados financiados em 2022.
Porém, a expectativa do mercado é de recuperação. Com as mudanças anunciadas na taxa de juros e os programas para quitação de dívidas e liberação de crédito pode dar um bom fôlego para o mercado da indústria, principalmente na categoria de financiamento. Embora o programa Renovar, que sugere a venda de caminhões acima dos 30 anos não tenha surtido efeito, a baixa dos juros e facilitações para financiamentos estão voltando a se tornar uma solução acessível e atrativa.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional. Para visualizar a apresentação com as informações completas sobre financiamentos de veículos em julho de 2023, clique aqui.
Você está pensando em financiar um pesado esse ano? Essa é uma solução interessante para você? Participe com a gente e fique de olho em nossas redes sociais.
Comentarios