Irapuru Transportes, que já ganhou prêmio em edições anteriores, levou alguns de seus modelos para exposição, que acontece neste final de semana.
Os fãs de caminhões antigos e raros já têm um programa para o final de semana. Nesta sexta-feira começou a Expoclassic 2023, um dos maiores eventos de veículos clássicos e raros do Brasil. Nesta edição, o evento comemora 20 anos e tem como principais atrações, caminhões das mais variadas marcas e modelos, que vão encantar os participantes da exposição. O encontro, realizado na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, vai ocorrer dos dias 18 a 20 de agosto e terá um pavilhão inteiro para pesados, com modelos difíceis de se ver até nos Estados Unidos.
Entre os caminhões expostos, alguns da Irapuru Transportes, conhecida por sua coleção de caminhões clássicos, entre eles o Scania L76 Super 1971/1971 totalmente restaurado, que em 2021 levou o prêmio destaque na categoria originalidade. O caminhão, conhecido como "Espingardinha", é uma das relíquias da transportadora, um modelo com admiradores por todo o Brasil.
Para chegar até os pavilhões da feira, os veículos vieram em uma caravana, que o Planeta Caminhão acompanhou. Além da relíquia Espingardinha, os visitantes encontram modelos muito raros, como o Ford 1946, a primeira geração de caminhões da marca no Brasil, e outros titãs das estradas do Brasil, como o Scania LK 143 V8, um belíssimo Scania 124 400 e um Scania 113 H 360, já conhecidos na região que estão participando do evento pela primeira vez, além de um Scania 112 Intercooler "jubileu".
Além dos clássicos Scania, marcas como Peterbilt, vindo dos Estados Unidos para Pomerode, estreou no evento e chamou muita atenção pela imponência. Um Volvo EDC, chamado pelos colecionadores de "neo colecionável", um Mercedes 1516 de 1984 - totalmente restaurado - um Mercedes LP 321 e um Mercedes 1313 de 18 mil km rodados são uma das relíquias expostas. O famoso Scania 113 restaurado pelo Vinícius, que você conheceu aqui no Planeta Caminhão também pode ser visto lá na Expoclassic.
Vinícius Pellenz, proprietário da Irapuru Transportes, também faz parte da organização da feira.Apaixonado por Scania e colecionador de caminhões raros, nos contou que a Expoclassic é um evento muito importante para fãs de veículos clássicos e que faz questão de todos os anos levar pesados diferenciados para o evento: “Esse ano temos muitas novidades. Estamos com mais caminhões que ano passado, é um pavilhão inteiro. Ano passado também tivemos um bom número de caminhões expostos”, conta.
Segundo Vinícius, a Expoclassic começou apenas com carros clássicos, depois motos e após sua chegada, trouxe a ideia de apresentar caminhões. Desde então, o número de pesados que passaram a participar do evento só aumentou. Vinicius conta que, para participar do evento, eles se preparam com alguns meses de antecedência, para deixar os caminhões mais bem cuidados possível.
Apaixonados por caminhões de todos os lugares do Brasil, se reúnem na Expoclassic para admirar os modelos clássicos - alguns até 0 km - e a cada ano, tornam o evento ainda maior. A região Sul do país tem uma forte cultura de exposição de caminhões raros, e grupos como o Clube Scania, Amigos do Jaca e a Confraria dos Gigantes, uma das parceiras do evento, estão presentes com seus pesados.
Em sua 20ª edição, a Expoclassic reúne dezenas de pesados, muitos dos quais protagonistas de histórias que marcaram as telas pelo mundo, provocaram emoções e deixaram saudade. Conhecida por ser uma das maiores exposições de veículos em área coberta do Brasil e Mercosul, tem como características unir a imensa variedade de veículos, marcas, modelos e anos, incluindo carros, motonetas, caminhões, ônibus e até bicicletas.
Quem é fã de veículos, sejam leves ou pesados, vão encontrar na exposição, diferentes séries especiais, versões raras de carroceria, motores antigos e potentes, modelos famosos pelo país, etc. Veículos, detalhes e sonhos que entusiasmam os fãs de carros antigos. Com mais de mil raridades presentes, a edição comemorativa dos 20 anos da Expoclassic terá veículos inéditos além dos tradicionais modelos expostos nos últimos eventos.
Caminhões clássicos e raros
O Espingardinha era equipado com motor 11 litros turbinado, o que na época era considerado um marco. O nome pegou por causa de uma mudança pensada pela Scania para evitar que filtro de ar, que era banhado a óleo, tivesse interferência da turbina. A entrada de ar do filtro é parecido com uma espingarda mesmo, basta olhar a parte de trás da cabina. Nos anos 70, década de seu lançamento, teve grande renome e hoje é uma relíquia e tanto.
Já o Scania LK 140 foi o primeiro movido a Diesel do Brasil. Se tornou um ícone na história do transporte de carga do Brasil e do mundo e seus potentes motores V8 de 14 litros são conhecidos até hoje pela potência e força. Sua confiabilidade o tornou um dos caminhões mais populares da sua época.
O Ford 1946 talvez seja um dos caminhões mais raros da exposição. O modelo faz parte da primeira geração de caminhões Ford no Brasil e os principais veículos da montadora no segmento. Se popularizou nas fazendas e fábricas, principalmente no Sul e Sudeste nos anos 50 e 60, transportando lenha, alimentos, tecidos e outros tipos de carga em uma época onde as regras de peso e volume praticamente não existiam.
Se você quiser ver esses clássicos de perto, garanta seu ingresso no site. O evento vai até amanhã (20).
Clique no vídeo e confira mais caminhões clássicos e ônibus que marcaram a história dos pesados no mundo:
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