Principal

Scania e Compagas anunciam demonstração de ônibus a gás no Paraná

Scania e Compagas anunciam demonstração de ônibus a gás no Paraná

Veículo integra frota municipal de Ponta Grossa. Testes realizados anteriormente já comprovam competitividade e menor emissão de poluentes nas operações

No mês de agosto, a Compagas em conjunto com a Scania, e em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, começaram uma demonstração com um ônibus 100% movido a gás natural, que vai integrar o transporte coletivo no município pelos próximos 30 dias. A ação é inédita na cidade e vai acontecer em operação real, ou seja, na rotina normal do transporte urbano da cidade, conforme anunciado pela prefeita Elizabeth Silveira Schmidt. 

A Casa Scania Cotrasa, concessionária da marca na região, dará todo o apoio no dia a dia ao cliente escolhido, a Viação Campos Gerais (VCG). A demonstração faz parte do projeto ligado à uma mobilidade urbana mais sustentável, que vem sendo desenvolvido nas principais cidades do Paraná, e que tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo e a contribuição para as metas de sustentabilidade.

A prefeita de Ponta Grossa destaca a importância do projeto para o município: "A realização desse teste faz parte dos esforços da Prefeitura para oferecermos um sistema de transporte cada vez melhor para a população. Agradecemos de antemão a Compagas e a Scania, que trouxeram esse ônibus, que pode transportar quase 90 pessoas, tem ar-condicionado e utiliza um combustível mais sustentável, o que é ótimo para o meio ambiente. Tenho certeza que a população irá gostar muito dessa tecnologia e de todas as novidades que estão incluídas neste veículo."

A ação em Ponta Grossa é a quarta realizada em 2023 através do projeto coordenado pela Compagas e a Scania. As primeiras demonstrações foram realizadas na Região Metropolitana de Curitiba, com o Governo do Paraná, e na capital, com a Prefeitura de Curitiba, entre março e maio. Durante todo o mês de junho, o mesmo veículo rodou em Londrina (PR), sendo abastecido 100% com biometano, na primeira experiência do tipo da história do Brasil numa completa operação real. 

 

O CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr., destaca que com os primeiros testes foi possível comprovar os números apresentados pelo fabricante e demonstrar na prática a eficiência do veículo. "Em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%, já a emissão de poluentes foi 20% menor. Ou seja, mais economia e sustentabilidade para o transporte urbano", diz. 

Lamastra ainda reforça que esses resultados foram obtidos com apenas um ônibus em rota e que uma operação concentrada com mais veículos pode garantir ainda mais vantagens à economia local. "Os veículos de transporte coletivo a gás são uma realidade nas principais cidades do mundo, e nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, realizando a substituição de veículos a diesel por modelos a gás, capazes de contribuir com o meio ambiente, com a saúde da população e com a economia."

O ônibus em demonstração percorrerá diferentes linhas. O objetivo é que ele passe pelas principais vias de Ponta Grossa e atenda a um número maior de pessoas de diferentes perfis. O veículo 100% a gás se somou à frota da Viação Campos Gerais (VCG) e vai operar de segunda a sábado, entre os horários dos ônibus convencionais que passam pelos terminais Nova Rússia, Uvaranas, Central e Oficinas. 


Rodrigo Venske, diretor de Relações Institucionais da VCG, destaca a importância da iniciativa e acredita em uma mudança no transporte da cidade: "A VCG considera fundamental essas iniciativas, que investem em combustíveis alternativos, como é o caso deste veículo a gás da Scania. A partir desse teste teremos condições de avaliar a performance e o desempenho para analisar a viabilidade de implantação".

O diretor acredita que a partir dos ônibus 100% sustentáveis, outras iniciativas semelhantes, em outras áreas do transporte, também podem surgir: "Estamos comprovando com nossas demonstrações a viabilidade do ônibus a gás como solução para uma mobilidade mais sustentável. Precisamos de outras fontes de energia para não termos mais a matriz 100% a diesel. Seguimos cumprindo nossa missão de liderar a transição para um sistema de transporte de passageiros mais sustentável”, ressalta. 

Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, diz ter certeza que a cidade de Ponta Grossa terá sucesso em mostrar todos os benefícios do modelo: “Com base no sucesso de outras operações pelo estado, acredito muito que não será diferente para esta cidade de tamanho potencial, visão de futuro e desenvolvimento inteligente", afirma. 

Outro executivo atuante na parceria é Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, a Casa Scania que atende a região. Ele ressalta que a marca já está na quarta demonstração de ônibus a gás no Estado, sendo três delas na região de atendimento da Cotrasa: “É muito importante, mais uma vez, colocar esse veículo nas ruas para provar na prática sua viabilidade e sustentabilidade. Ponta Grossa possui o quarto maior PIB do estado. Trazer uma solução como essa para a região dos Campos Gerais fortalece a mobilidade urbana e o compromisso com o meio ambiente", diz 


Celso Mendonça - Scania

 

Combustível menos poluente 

O gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente que os combustíveis líquidos em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa (GEE). Esse tipo de combustível também tem menor risco de acidentes, já que dispersa rapidamente no ar caso ocorra algum vazamento e não é tóxico.

Se comparado ao diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO2, enquanto que a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado (partículas muito finas de sólidos ou líquidos poluentes) chega a 85%. Essa redução de poluentes impacta diretamente na saúde da população, com um menor índice de doenças cardiovasculares e respiratórias causadas por esses gases.


Prefeita Elizabeth Silveira Schmidt conhece o ônibus Scania a gás


O ônibus fabricado pela Scania é um padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo K 280 4x2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. 

Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Neste momento, é o ideal para o 'aqui e agora' nacional, pois se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.

A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). 

Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo da carroceria.

O que você achou do ônibus 100% movido a gás natural do Paraná? Participe com a gente e fique ligado em nossas redes sociais.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.