Principal

Dia do Motorista: Por que esses profissionais são tão importantes para o país?

Dia do Motorista: Por que esses profissionais são tão importantes para o país?

Data comemorada nesta quinta-feira (25) é uma homenagem ao padroeiro dos motoristas, São Cristóvão, que tinha a missão de fazer travessias

Imagine um mundo onde não houvessem os motoristas. Impossível, não é? Pelo menos, de acordo com a nossa realidade, não daria para ter uma vida minimamente confortável sem esses profissionais. Não somente os motoristas de caminhão, mas todos aqueles que fazem do volante o seu ganha pão, seja nos ônibus ou aplicativos de transporte, levando pessoas. Seja também em veículos que transportam cargas, uma das principais veias da economia de nosso país. 

Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), aproximadamente 1,5 milhão de pessoas trabalham no Brasil com transporte de passageiros e entrega de mercadorias. E não a tôa, uma profissão tão importante merece um dia para celebrar e chamar de seu. Por isso, hoje, dia 25 de julho, é comemorado o dia do motorista, em homenagem a São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. 

Segundo a história, seu nome original era Réprobo e antes de se tornar cristão, era um homem forte, de presença e que buscava obter um certo poder. Quase não há nada sobre ele antes de se tornar um servo voluntário, que para encontrar Jesus, passou a fazer a travessia de pessoas, de uma margem à outra, em um rio bastante perigoso. Na maioria das vezes, essas pessoas estavam sendo perseguidas.

Em uma das vezes, transportou uma criança que ficava cada vez mais pesada, de tal forma que ele sentia como se o mundo inteiro estivesse sob seus ombros. Quando enfim, com muita dificuldade, atravessou a criança em segurança, o menino revelou ser o próprio Jesus. E foi aí que surgiu o nome Cristóvão, que significa “aquele que carrega Cristo”. 

As constantes travessias se tornaram a marca de São Cristóvão, e devido a isso, foi associado aos condutores, o que hoje chamamos de motoristas. Por isso, é muito comum encontrar imagens do santo em veículos de quem trabalha com transporte, seja de passageiros (taxistas, motoristas de aplicativo e de ônibus) ou caminhoneiros. Em muitos locais do país, é comum inclusive – além da celebração de uma missa em homenagem a São Cristóvão – uma benção aos motoristas e seus veículos, seguida de uma carreata.

Na tradição da Igreja Católica, a data de 25 de julho foi escolhida como o Dia de São Cristóvão, e por isso, a também foi escolhida para homenagear os motoristas. É nesse dia que - especialmente os caminhoneiros - fazem orações ao santo para ter mais proteção no trânsito e em todos os lugares por onde passar. 

Fazendo uma comparação da função de São Cristóvão, com o trabalho dos caminhoneiros, podemos perceber que, mais do que transportar, eles levam em "suas costas" o peso de abastecer um país: supermercados, farmácias, hospitais, escolas, indústrias, casas. Graças aos caminhoneiros, por exemplo, temos combustível, recebemos em casa os produtos que compramos na internet, podemos buscar alimentos frescos no mercado. Por isso, não deixamos de valorizar esses profissionais essenciais. 

Segundo pesquisa divulgada pelo Ipea, do total de motoristas profissionais no Brasil em 2022, 61,2% são aplicativos de passageiros e taxistas (945 mil), 20,9% entregavam mercadorias via motocicletas (322 mil), 14,4% atuavam como mototaxistas (222 mil) e o restante exercia a atividade de entrega de mercadoria por outro meio de transporte (55 mil). 

Na distribuição geográfica, o Sudeste concentra a maior concentração de entregadores de mercadorias por motos, motoristas de aplicativos e taxistas, enquanto o maior número de mototaxistas se concentra nas regiões Norte e Nordeste do país. Além de também possuir o maior número de caminhoneiros, seguido de perto pela região Sul. 

Nós, do Planeta Caminhão, celebramos todo esforço e dedicação desses profissionais que se dedicam a circular pelo país para que as coisas aconteçam. Um feliz dia do motorista para todos que fazem dessa profissão o seu ganha pão. Compartilhe essa matéria com aquele caminhoneiro ou outro motorista que te inspiram. 

Até a próxima!

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.