Empresa que faz parte do Grupo Kaufmann, investiu US$ 80 milhões e espera faturar mais de US$ 120 milhões até o final de 2023
Com investimento de mais de US$ 80 milhões, a Divemotor, empresa que faz parte do Grupo Kaufmann, chegou à Colômbia para representar as marcas Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, Freightliner e Fuso, com a intenção de competir na comercialização de veículos pesados. O Grupo Kaufmann, distribuidor de veículos comerciais da Daimler, está presente no mercado latino-americano há mais de 70 anos. Estão presentes no Chile, Peru, Costa Rica, Nicarágua e Panamá.
Até o final deste ano, a empresa espera ter vendas totais acima de US$ 120 milhões, após o potencial de comercialização que tem visto na Colômbia, que segundo dados da Runt, é de mais de 20 mil veículos, entre ônibus e caminhões, até 2023. “A Divemotor chega ao território nacional para começar a percorrer o país com os principais players do mercado de transporte colombiano e acompanhá-los para alcançar o sucesso de seus negócios com soluções de mobilidade integrais e de acordo com suas necessidades. Tudo isso em um mercado com amplas oportunidades”, indicou a empresa.
A sede da Divemotor está localizada em Bogotá e adquiriu o centro logístico e de distribuição localizado na zona franca de Fontibón, que possui mais de 12.000 m² de superfície. " No final de março de 2023, este centro registrava um estoque de vários milhões de dólares em peças de reposição e acessórios para todo o nosso portfólio de veículos ", acrescentou a marca, que possui uma rede de concessionárias, distribuidores e oficinas de serviços em dez cidades do país.
Um dos atrativos que a empresa vê no setor colombiano é a transformação que o país está passando para a mudança de tecnologia para Euro 6. A aposta é evoluir a concorrência no mercado local, levando em conta que 47% dos veículos de transporte de carga têm mais de 20 anos. Michael Riebensahm, gerente geral da Divemotor Colômbia comentou que neste momento, o país está em um processo de mudança para o padrão de emissões EURO 6 e “isso coloca nossas marcas em vantagem e transforma o cenário competitivo no qual esperamos contribuir para o sucesso dos transportadores colombianos”.
O executivo afirma que a Divemotor está preparando com antecedência um portfólio que atenda aos padrões de emissão EURO 6, mas também que entregue um serviço que exceda as expectativas dos clientes. Os tractomulas, como são conhecidos no país os caminhões com 30 a 35 toneladas, estão entre os mais comercializados do país, e responde a uma boa parte do mercado colombiano.
Das empresas que fazem parte do grupo, a Foton é a melhor colocada no mercado de caminhões em geral, com a quarta posição A empresa colocou no mercado mais de 300 caminhões no primeiro semestre. Já no segmento dos tractomulas, a Freightliner, ocupa a segunda posição dos mais vendidos, com mais quase 100 unidades vendidas entre carretas e caminhões basculantes. Vale dizer que quando se olha os números das marcas do grupo Daimler em veículos de carga na Colômbia (Freightliner, Fuso e Mercedes-Benz), os dados crescem e chegam a mais de 500 unidades.
Infelizmente para os colombianos, poucas marcas trazem caminhões Euro V para o mercado nacional, enquanto a maior parte das vendas são com motores Euro IV que realmente não permitem mais vender em seus mercados de origem. Esta realidade irá manter-se até que, a dada altura, a indústria e o Estado dêem prioridade às energias limpas (eletricidade ou hidrogênio), o que ainda não acontece no país.
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