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Cuidado com os pneus: 5 dicas de manutenção importantes para caminhoneiros e frotistas

Cuidado com os pneus: 5 dicas de manutenção importantes para caminhoneiros e frotistas

Alguns cuidados adequados com os pneus podem evitar diversos acidentes. Fabricante faz recomendações sobre cuidados essenciais para os profissionais das estradas.

Um dos itens mais importantes no caminhão, sem dúvidas, é o pneu, vital para a segurança nas estradas e um dos componentes que mais sofre desgastes. É comum ver pelas estradas brasileiras, muitos veículos com pneus em situações bastante críticas, o que além de ser um descuido imprudente, é passível de multa, segundo o código de trânsito. Por outro lado, a infraestrutura precária das estradas do país também contribuem muito para um maior desgaste deste item.

Segundo especialistas, os pneus de caminhão podem rodar entre 60 e 80 mil quilômetros. No entanto, existem muitos fatores que podem aumentar ou diminuir essa vida útil. Por isso, toda dica que ajude a conservar esse item tão importante é muito valiosa e deve ser colocada em prática, já que a troca de pneus costuma ser dolorida para o bolso. Você sabe como evitar o consumo excessivo dos pneus e poupar dinheiro sem correr riscos?

Eduardo Gualberto, Diretor da Unidade de Negócios de Pneus para Caminhões, Ônibus, Recapagem e Pneus Fora de Estrada da Goodyear do Brasil tem experiência com durabilidade e segurança dos pneus, e ressalta que: “A manutenção adequada e o contínuo monitoramento dos pneus favorecem o aumento de sua quilometragem e vida útil, além de possibilitar a identificação do melhor momento para sua recapagem ou substituição”.

O executivo ressalta ainda que o alto custo dos pneus para veículos pesados é de conhecimento geral, por isso, saber utilizar o melhor desses produtos faz a diferença na economia: “Sabe-se que os pneus representam um investimento relevante para as frotas e companhias de transporte e, portanto, é necessário dedicar tempo e atenção para a sua gestão com o objetivo de ter suas operações mais eficientes”. 

Para facilitar o dia a dia dos profissionais da estrada, destacamos algumas dicas para elevar a durabilidade dos pneus e contribuir para a segurança de caminhoneiros e frotistas nas estradas, principalmente em períodos que costumam ter um aumento no movimento de veículos nas vias:

 

MONTAGEM E DESMONTAGEM 

Utilize lubrificante e ferramentas adequadas para a montagem e desmontagem dos pneus. A utilização de derivados de petróleo não é recomendada e danifica a borracha. Sempre verificar o interior do pneu para certificar-se que pequenos objetos e resíduos não fiquem alojados dentro do pneu na montagem, evitando danos ao pneu e à câmara de ar.
 

CÂMARAS DE AR E PROTETORES 

Utilize a câmara de ar da medida correspondente para cada tamanho de pneu. Não reutilizar câmaras e protetores, substituindo-os a cada vida do pneu, evitando o uso de câmaras dilatadas ou com excesso de consertos.
 

PESAGEM 

A pressão correta com que os pneus devem ser calibrados é determinada pela carga incidente nos mesmos. A pesagem é uma prática importante para verificação da carga total a qual os pneus estão submetidos em cada posição. Consulte a tabela de pressão para determinar a calibragem ideal dos pneus.
 

VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DOS PNEUS 

Essa é uma etapa fundamental para evitar o desgaste prematuro de vários componentes e manter a segurança. A calibragem dos pneus deve ser verificada periodicamente no mais curto espaço de tempo possível. Deve ser feita com calibradores aferidos e sempre com os pneus frios.
 

 AROS E RODAS 

Utilize sempre as rodas recomendadas para cada tamanho de pneu. As rodas, aros e anéis devem ser periodicamente inspecionadas (amassamentos, trincas, empenamentos, etc) e limpos para maior segurança, evitando danos aos pneus.


Eduardo Gualberto, Diretor da Unidade de Negócios de Pneus para Caminhões, Ônibus, Recapagem e Pneus Fora de Estrada da Goodyear do Brasil

No caso dos pneus recapados, o correto é sempre utilizá-los nos eixos de tração e eixos livre, pois a legislação não permite este tipo de pneu nos eixos direcionais dos caminhões. A recapagem dos pneus ajuda a diminuir os custos operacionais dos caminhoneiros. A dica é procurar um reformador certificado pelo INMETRO e utilizar bandas de rodagem com desenhos indicados para cada aplicação.

Gualberto explica que a Goodyear oferece serviços de qualidade por meio de uma rede de revendedores e Truck Centers distribuídos em todo território nacional, além de uma equipe de assessores de negócio que desempenham atividades técnicas nas frotas, “indicando os melhores pneus de acordo com as necessidades do cliente e acompanhando o processo pós-venda”.


Durabilidade e segurança dos pneus são características pensadas no momento da escolha, afinal, ninguém quer um pneu que não aguente o tranco das estradas brasileiras, que precise ser trocado com frequência e segundo Eduardo, é através de soluções mais tecnológicas e atendimento presente, que a Goodyear apoia as empresas e os caminhoneiros a obterem o melhor custo por quilômetro rodado: “assim, contribuímos na otimização de seus processos e na redução de custos”.

Fique sempre atento aos pneus do seu caminhão, pois isso é coisa séria! Afinal, além de gerar prejuízos à empresa, o descuido com a manutenção pode trazer acidentes graves. Deixar para depois pode até parecer mais econômico, mas quase sempre, “o barato sai caro”. O que achou das dicas? Você já toma esses cuidados? Participe conosco e fique de olho em nossas redes sociais.

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