Transportadores têm recebido contatos suspeitos e até boletos falsos para a realização da Revalidação Ordinária da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, recentemente, através de ligações, e-mails e mensagens via whatsApp, denúncias de transportadores, cooperativas e associações do transporte rodoviário de cargas a respeito de cobranças exorbitantes e suspeitas, referente à revalidação ordinária da ANTT.
Os fraudadores entram em contato com o proprietário da inscrição na ANTT e informam que o pagamento referente à revalidação ordinária, ou seja, aquela que precisa ser paga regularmente a cada vencimento, precisa ser regularizada com urgência e fornecem dados falsos para pagamento. Com isso, o transportador é enganado pois acredita que fez a revalidação, quando na verdade não e pode até mesmo ter o registro de transportador suspenso.
Buscando informar e alertar a todos sobre esse tipo de golpe, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), decidiu criar a campanha "Não caia em golpe! Revalidação Ordinária da ANTT somente pelos meios oficiais", que pretende diminuir a quantidade de golpes que a categoria vêm sofrendo. A Organização acredita que, os golpistas já conseguiram enganar milhares de profissionais.
O presidente do conselho superior e de administração do SETECESP, Adriano Depentor, essa ação é muito importante, pois conscientiza os caminhoneiros sobre a prática: “Além de ajudar as pessoas a não caírem nesse tipo golpe, ainda pode evitar danos financeiros e previne o vazamento de dados pessoais dos transportadores", explica.
Adriano ressalta ainda, que é necessário que todos fiquem atentos sobre qualquer abordagem suspeita, pois ao fazer o processo em um órgão falso ou não autorizado, a revalidação não é repassada para ANTT, e a empresa pode estar sujeita a ter seu registro cassado ou suspenso, o que consequentemente a impedirá de emitir CT-e, e até a efetiva regularização.
Um dos principais objetivos da campanha, é alertar todos os transportadores que há somente dois caminhos corretos e seguros para se fazer a revalidação. Um deles é pelo RNTRC Digital, que deve ser acessado pelo Portal do Governo (www.gov.br), e o outro é por meio de um posto de atendimento credenciado pela Agência.
O SETCESP é um posto autorizado da ANTT para a consulta de pendências e a Revalidação Ordinária do RNTRC e reforça que a ANTT não faz contato de forma ativa por telefone ou via WhatsApp, com as empresas de transporte, e nem solicita informações sigilosas ou emite boletos sem autorização. Lembrando as ETCs (Empresas de Transportes de Cargas) tem o prazo de até 26 de fevereiro de 2024 para regularizar sua situação.
ATENDIMENTO ANTT - SETCESP
De segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 09h às 13h e das 14h30 às 17h00.
Verifique aqui a unidade do SETCESP mais próxima de você.
O atendimento é feito por ordem de chegada e não é preciso agendamento.
Você recebeu alguma sondagem? Está com o seu RNTC em dia? Participe com a gente e fique ligado em nossas redes sociais.
Comentarios