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Mercedes-Benz eCitaro: ônibus elétrico tem mais de 1.000 unidades produzidas na Europa

Mercedes-Benz eCitaro: ônibus elétrico tem mais de 1.000 unidades produzidas na Europa

Modelo que utiliza célula de combustível para chegar a autonomia de 350 km, é referência para o eO500U da Mercedes-Benz do Brasil. 

A Mercedes-Benz anunciou uma importante marca para a empresa. O eCitaro, ônibus elétrico de piso baixo fabricado na Europa, alcançou o marco de 1.000 unidades produzidas em Mannheim, na Alemanha. Em aproximadamente cinco anos, desde o início de sua produção em série ao final de 2018, o eCitaro ganhou espaço no mercado e de acordo com a montadora, se tornou uma história de sucesso.

Lançado em 2018, inicialmente como um ônibus convencional, cuja bateria tinha capacidade de até 243 kWh, o veículo passou por diversas tecnologias que foram aprimorando sua entrega, e atualmente, reduziu a energia necessária para aquecimento, ventilação e ar condicionado em cerca de 40% na comparação com os modelos Citaro com motores de combustão interna, principalmente devido ao sistema inovador de gerenciamento térmico. 

Com a segunda geração de baterias, a autonomia foi ampliada sem aumentar o peso, abrindo caminho para o bem-sucedido ônibus articulado eCitaro G, lançado no mercado em meados de 2020. Outro marco importante foi atingido a partir da terceira geração de baterias de lítio de íon de alto desempenho com os principais componentes sendo o níquel, o manganês e o óxido de cobalto (NMC 3). Eles aumentam a capacidade das células da bateria em 50%, mantendo o mesmo peso, permitindo assim autonomia de até 280 quilômetros para o ônibus convencional.

Na versão de ônibus articulado atualmente disponível, o eCitaro com célula de combustível pode rodar por cerca de 350 quilômetros sem recarga, com capacidade para até 128 passageiros. A base do eCitaro com célula de combustível é um sistema de propulsão elétrica por bateria NMC 3 de alto desempenho, enquanto a célula de combustível com potência de 60 kW serve como um gerador de eletricidade à base de hidrogênio para prolongar a autonomia.






Essa combinação permite uma operação especialmente econômica, pois a eletricidade da rede está disponível a um preço mais baixo do que o hidrogênio verde. Em comparação com um veículo movido apenas a hidrogênio com uma pequena bateria, a célula de combustível eCitaro também é muito melhor no armazenamento da energia recuperada na frenagem e de forma rentável nas baterias grandes.

No mercado atual, o eCitaro tem sido solicitado por cidades alemãs como Hamburgo, Dresden, Bremen, Wiesbaden e Mannheim, e também por empresas de transporte da França, Itália, Suécia, Polônia, Áustria, Suíça e outros países europeus. Segundo a Mercedes-Benz, a boa aceitação é uma amostra de que o veículo atende ao que se pretende: trazer conforto aos usuários, poluindo menos e gastando menos também e que por isso, estão depositando sua confiança nos ônibus elétricos da estrela de três pontas. 

Mirko Sgodda, chefe de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses, destaca que o Mercedes-Benz eCitaro é uma solução permanente de eletromobilidade de ônibus urbanos: "É seguro, confiável e econômico de operar. Com design moderno e inovador, demonstra também que pode ser elegante. Aos seu pedido, os clientes recebem suporte na transição para a eletromobilidade, podendo obter todas as soluções de uma única fonte, que inclui os ônibus elétricos, infraestrutura de recarga e gerenciamento das garagens".


 

eCitaro é referência para o eO500U da Mercedes-Benz do Brasil

Consolidado na Europa, o ônibus eCitaro totalmente elétrico é referência para o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da Mercedes-Benz do Brasil, modelo que registra a entrada da empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais brasileira e que foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País e da América Latina. 

O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro, englobando itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha: “Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pionerismo e inovação de 66 anos da Empresa no País”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Walter Barbosa.

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