Montadora anunciou o lançamento do LongHaul na Europa, agora com novo nome, para outubro de 2023 e promete ser o caminhão mais econômico da marca para longas operações.
O tão esperado caminhão extrapesado elétrico à bateria da Mercedes-Benz para longas distâncias já tem data para ser lançado. A Mercedes-Benz Trucks vai apresentar a versão oficial de produção em série do eActros LongHaul no dia 10 de outubro de 2023. Em sua estreia mundial, ele chega com novidades: um novo design e um novo nome: “New eActros 600”.
A designação 600 é derivada da capacidade de suas baterias em kWh (quilowatts hora), como nos modelos eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição urbana. A alta capacidade das baterias, juntamente com um novo e eficiente eixo motor elétrico desenvolvido internamente, permitem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros sem recargas intermediárias.
De acordo com a montadora, devido ao seu baixo consumo de energia, o New eActros 600 deverá ser o caminhão mais econômico para transporte em longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks, comparado ao Actros a diesel. Com esse lançamento, a fabricante espera que seu caminhão elétrico acelere significativamente a passagem do transporte rodoviário de carga para a propulsão livre de emissões de CO2.
Na produção em série, três conjuntos de baterias darão ao eActros 600 uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos como parte do novo eixo elétrico geram uma potência contínua de 400 kW, bem como uma potência máxima de mais de 600 kW. Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também irá produzir versões rígidas do eActros 600 desde o lançamento no mercado. Com isso, oferecerá aos clientes muitas possibilidades de uso dentro do transporte totalmente elétrico.
Os engenheiros de Desenvolvimento projetaram o eActros 600 de maneira que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos quanto à durabilidade oferecidos pelos caminhões Actros extrapesados de longas distâncias. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros de estrada em um período de dez anos.
As baterias usadas no eActros 600 empregam tecnologia de célula de fosfato de lítio-ferro (LFP). Elas se caracterizam, acima de tudo, por uma longa vida útil e mais energia utilizável. Os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks estimam que as baterias do eActros 600 de produção em série consigam obter uma recarga de 20% a 80% em menos de 30 minutos em um ponto de recarga com potência de cerca de um megawatt.
O caminhão elétrico apareceu ao público pela primeira vez no Salão IAA Transportation 2022, ainda como um protótipo de conceito e de lá pra cá, outros veículos de teste foram produzidos na fábrica da Mercedes-Benz de Wörth, na Alemanha, com os componentes principais vindos de plantas da Empresa em Mannheim, Kassel e Gaggenau. Os protótipos do caminhão foram ajustados durante testes de inverno na Finlândia no início deste ano.
Atualmente, uma frota de cerca de 50 protótipos está sendo produzida, com previsão para testes práticos em breve nos primeiros clientes. Ao mesmo tempo, as quatro fábricas estão se preparando intensivamente para a produção em série do eActros 600 e de seus componentes mais importantes. A produção em série deste caminhão elétrico está prevista para 2024.
Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks destaca que o novo elétrico da fabricante pode atuar em diversas operações: “O eActros 600 consegue substituir a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento de transporte de carga de longas distâncias, pois estabelece novos padrões em termos de custo-benefício para nossos clientes. Ele também oferece enorme potencial para a redução das emissões de CO2. Estou convencida de que este caminhão definirá novos marcos de progresso no transporte rodoviário de carga”.
Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks
O novo design para a cabina do motorista do eActros 600 rompe com a aparência já familiar da série de modelos do Actros. Além disso, há também um aproveitamento de elementos de design do protótipo de conceito apresentado no IAA, continuando com linhas claras e design aerodinâmico. O interior da cabina também ganha um upgrade.
Produção em série do caminhão elétrico em Wörth
O eActros 600 será fabricado na linha de produção já existente na fábrica alemã, em paralelo e de maneira flexível juntamente com os caminhões a diesel. Os componentes do sistema de propulsão elétrica serão também instalados no local. O eixo elétrico, as baterias de alta voltagem e a caixa dianteira - um módulo complexo de tecnologia - serão montados em vários passos na produção.
Quando todos os componentes da rede de alta voltagem tiverem sido instalados, o sistema inteiro é colocado em operação e o caminhão estará pronto. Para se preparar da maneira ideal para a produção em série, a equipe que inicia o processo trabalha em conjunto com os desenvolvedores. Isso garante que a experiência adquirida com a montagem dos protótipos seja incorporada aos veículos de série.
A caixa dianteira do eActros 600 é fabricada em Mannheim. Vários módulos de comando e componentes de alta voltagem, bem como o compressor elétrico de ar, são reunidos nesta caixa dianteira. A montagem de todos os componentes individuais, desde a preparação do quadro até os testes de alta voltagem destas unidades, são executados na própria planta de Mannheim.
Mercedes eActros LongHaul no Salão IAA, em Hanover, sua primeira aparição ao público, ainda como prototipo.
Os eixos elétricos são montados na fábrica da Mercedes-Benz de Kassel, que é Centro de Competência para eixos convencionais e sistemas de propulsão elétrica. A nova geração do eixo elétrico para o eActros 600 foi desenvolvida especificamente para transporte em longas distâncias. Ela tem várias inovações técnicas para melhor desempenho e eficiência. Sua arquitetura se baseia em um sistema projetado para 800 Volts.
Para o desenvolvimento do caminhão, além de infraestrutura de fábrica, também é preciso investir em capacitação. Por isso, trabalhadores da fábrica que atuam com componentes de alta voltagem ou com veículos como o eActros já estão passando por treinamento e formação específica. Somente em Wörth, até o momento, cerca de 2.700 colaboradores foram treinados internamente para veículos com sistemas e componentes de alta voltagem.
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