Atuando em mais de 180 países, a marca aumenta a gama de veículos pesados 100% elétricos no país
Referência mundial na eletrificação de máquinas pesadas, a XCMG apresentou o E7-49T, um caminhão rodoviário elétrico com PBTC de 49 ton e autonomia de até 150 km. É o primeiro cavalo-mecânico com propulsão totalmente elétrica do mercado brasileiro. A gigante chinesa atua em 180 países e é a primeira no ranking chinês – terceira maior do mundo – no setor de máquinas pesadas.
A XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.), que atualmente é o maior fabricante mundial de guindastes, também é um dos maiores na fabricação de caminhões na China, e possui uma extensa lista de veículos 100% elétricos, com destaque nacional para caminhões off-road para mineradoras, tratores, empilhadeiras, escavadeiras, carregadeiras e caminhões rodoviários.
Produz diversos tipos de veículos pesados nos setores de mineração, agronegócio e rodoviário. Apenas no último ano, a XCMG lançou mais de 10 novos produtos mundialmente com essa nova diretriz global. A chegada do E7-49T, caminhão-trator com PBTC de até 49 toneladas, é a estreia da marca no segmento rodoviário. Mas está longe de ser o primeiro produto elétrico desenvolvido pela Engenharia da marca.
Fundada em 1943, a XCMG está presente no mercado brasileiro desde 2004, sendo que a primeira máquina importada chegou no ano 2000. Instalada em Pouso Alegre, MG, às margens da rodovia Fernão Dias, possui além de uma fábrica equipada com alta tecnologia e altos investimento, possui outras três unidades focadas no suporte ao produto no país, em Guarulhos (SP), Contagem (MG) e Parauapebas (PA).
Orientada para se mover em direção a um desenvolvimento mais sustentável, digital e inteligente, formulando a visão de “XCMG Verde”, a companhia tem investido fortemente na substituição das tradicionais máquinas movidas a diesel. O objetivo é comprometer-se em criar produtos neutros na emissão de carbono, contribuindo com o meio ambiente.
Mudança para o Desenvolvimento Verde e Sustentável
O desenvolvimento de caminhões rodoviários com baixa ou nenhuma combustão é uma das prioridades da indústria para os próximos anos. A economia de energia, a baixa emissão de carbono e o desenvolvimento verde e sustentável são temas de interesse mundial, e diversos países estão trabalhando juntos para construir um planeta melhor para a humanidade.
Com foco nessa redução da emissão de carbono, a XCMG lançou o primeiro plano de ação no setor de máquinas de construção da China, no final de 2021, demonstrando a determinação da empresa em transformar e atualizar constantemente seus produtos, adequando-os às necessidades do mercado.
E nesse sentido, a XCMG Brasil está rapidamente estabelecendo um novo mercado baseado em máquinas elétricas, e mais de 600 novos equipamentos já chegaram ao país, proporcionando um forte impulso para o desenvolvimento da economia verde no território nacional.
A XCMG está investido fortemente na eletromobilidade em toda a sua família de produtos, e tem desenvolvido máquinas neutras na emissão de carbono. Confira alguns exemplos:
Caminhão on road
O modelo E7-29R é um semipesado 8x4. Possui PBT de 29 toneladas e, por ter chassi rígido, oferece diversas aplicações. Pode ser usado com implementos tipo baú, sider, carga seca etc. Com 150 km de autonomia, seu motor elétrico desenvolve 490 cv e 2.000 Nm (204 kgfm) de torque. O modelo possui 282 kWh de carga máxima de bateria (fosfato de ferro lítio), que lhe permitem um total de 150 km de autonomia.
Caminhões off road
São dois verdadeiros pesos-pesados para trabalharem no setor de mineração e garantirem um funcionamento com zero emissão de poluentes. O modelo XGA5900E possui PBT de 90 toneladas, o que significa que é capaz de transportar 55 ton de carga líquida. Seu motor elétrico rende 680 cv e 1.000 Nm (102 kgfm) de torque. O modelo possui 422 kWh de carga máxima de bateria (fosfato de ferro lítio) e, mesmo em condições de PBT, ainda encara rampas de até 40% de inclinação. É muita força!
Modelo intermediário da família, o XGE95 possui números superlativos em qualquer parâmetro. O motor elétrico rende 816 cv e 1.400 Nm (142,9 kgfm) de torque. Tem PBT de 95 ton (60 ton de carga útil). As baterias possuem 422 kWh de carga máxima e ele é capaz, com todo esse porte, de chegar a 43 km/h de velocidade máxima.
Por fim, o maior da linha: XDR80TE é um caminhão off-road 100% elétrico que tem PBT de 116 toneladas, das quais 72 ton de carga útil. O modelo possui motor com 748 cv e 4.800 Nm de torque (489 Kgfm). Com 525 kWh de carga de baterias, ele vem com câmbio de 4 velocidades e tração nos dois eixos traseiros.
Carregadeiras
Há duas opções com motores 100% elétricos na linha XCMG: a XC918-EV é a versão com caçamba de 1 m3, que transporta até 1.800 kg e leva somente 5,5 segundos para o ciclo máximo de levantamento. É um modelo ideal para pequenas cargas e, por ser compacta (5,67 metros de comprimento por 1,96 m de largura), adapta-se facilmente em qualquer regime de trabalho. Oferece grande conforto ao operador, com cabine ampla e panorâmica. Vem com tomada para carga rápida.
Já a XC968-EV foi concebida para encarar o “trabalho pesado”. Sua caçamba possui capacidade de 3,2 m3 e ela carrega 5.800 kg de carga. Precisa de menos de 5 segundos para completar o ciclo de levantamento de carga. Vem com três motores elétricos e garante uma autonomia de 6 a 8 horas de trabalho.
Escavadeira
Uma das grandes estrelas da família de máquinas totalmente movidas por eletricidade, a escavadeira XE270E possui bateria com capacidade máxima de 525 kWh, que permitem de 3 a 4 horas de operação. Movida por esteiras, ela alcança 7,17 m de altura e 6,93 m de profundidade de escavação. A caçamba possibilita o recolhimento de 1,4 m3 de material. Silenciosa e isenta de qualquer vibração durante a operação.
O Planeta Caminhão deu uma voltinha no primeiro cavalo-mecânico com propulsão totalmente elétrica do Brasil, o E7-49T da XCMG, confira no vídeo abaixo.
O que você espera dos caminhões elétricos no Brasil? Participem com a gente e fiquem ligados em nossas redes sociais.
Comentarios