Principal

Com bandeira vermelha, Taio Agostini e Duda Conci vencem a etapa de Cascavel

Com bandeira vermelha, Taio Agostini e Duda Conci vencem a etapa de Cascavel

Grande público fez presença na terceira etapa a Fórmula Truck, marcada por belos duelos e abandonos de prova. Foto de capa: Sérgio Vercezi

Não faltou emoção na Terceira Etapa da Fórmula Truck em Cascavel. Teve grid cheio, autódromo lotado e ótima audiência em todas as transmissões! Assim foi o final de semana de rodada da Fórmula Truck no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel, que literalmente ficou pequeno pelo tamanho da festa.

Com uma programação cheia de atrações, todos os ingressos para a terceira etapa foram vendidos e quem compareceu com certeza não se arrependeu, pelo contrário, ficou querendo mais. Teve corrida de recuperação, teve pegas incríveis, teve duelo de caminhões, teve vitória em casa, resgate na pista e claro, muita velocidade. 


Pilotos em volta de apresentação. Foto: Sérgio Vercezi

O piloto catarinense Taio Agostini garantiu uma boa largada e com as punições dadas ao pole e primeiro colocado, Pedro Muffato devido a queima de radar, o piloto do truck #97 assumiu a ponta e permaneceu até o final da prova, quando foi dada bandeira vermelha. O piloto da Agostini Racer executou seu plano corretamente e após Cascavel, é o líder da categoria Fórmula Truck (Eletrônica).

Já na categoria GT Truck, o paranaense de Cafelândia, Duda Conci fez uma excelente corrida, protagonizou duelos e ultrapassagens, garantindo a 1° posição da Bomba Injetora, disparando na liderança. A briga pela liderança segue forte, com os pilotos Rafael Fleck, Marcio Rampon e Paulinho Rampon correndo por fora. 


Pace Truck guiando pilotos antes da relargada. Foto: Sérgio Vercezi

Com um grid histórico de 33 caminhões, a largada se deu com Pedro Muffato #20 na pole, Joãozinho Santa Helena #33 na segunda, Taio Agostini #97 e Jorginho Feio #023 em terceira e quarta posições. Márcio Rampon #22, Alvaro Bendo #03, Edvan Monteiro #970 e Zetti #67 completam os 8 melhores posicionados.  

Na largada, seu Pedro Muffato fez valer a pole e manteve a liderança, seguido de perto por Joãozinho Santa Helena, Taio Agostini e Jorginho Feio, que até tentou uma ultrapassagem na primeira curva, mas acabou mantendo a posição. No pelotão intermediário, Rafael Fleck #76 fez uma corrida de superação total. Largando em 18º, foi para cima e já havia subido 6 posições ainda na metade da segunda volta. 


Mercedes-Benz do Rogério Taio Agostini, atual campeão da categoria e vencedor da terceira etapa em Cascavel na categoria Fórmula Truck. Foto: Sérgio Vercezi

Joãozinho Santa Helena seguiu apertando Pedro Muffato até a bandeira vermelha aparecer na prova pela primeira vez. Edvan Monteiro com seu Mercedes #970 escapou na curva, não conseguiu voltar para a prova e precisou ser rebocado pela equipe de resgate. Seu Pedro, que se mantinha em primeiro, queimou o radar e recebeu um "drive thru", uma punição que obriga o piloto a passar pelos boxes, com uma velocidade máxima de 50 km/h. 

Com isso, na relargada após a bandeira vermelha, a corrida pegou fogo. Sabendo da punição que Muffato pagaria, Taio Agostini partiu para cima de Joãozinho Santa Helena, que logo em seguida, inesperadamente, entrou nos boxes. O piloto teve problemas com seu caminhão e mesmo voltando posteriormente, teve um princípio de incêndio e não conseguiu concluir a prova.

Enquanto isso, a briga na categoria Bomba Injetora seguia firme. Marcio Rampon, atual campeão da categoria, segurava a primeira colocação, quinto lugar no geral, quando viu um Rafael Fleck voando pelo retrovisor, seguido de perto por Duda Conci #377, que já tentava ultrapassagem.  


Scania 113H de Marcio Rampon totalemente adaptado para corrida. O piloto é o atual campeão da cetegoria Bomba Injetora e ficou em terceiro nessa etapa. Foto: Sérgio Vercezi

O piloto da Mevania não conseguiu segurar o ímpeto dos adversários por muito tempo, e mesmo correndo muito bem, foi ultrapassado por Rafael Fleck que colocou por fora e fez a ultrapassagem por dentro. Na sequência, Duda Conci também ultrapassou Márcio Rampon, esquentando a boa briga entre os líderes da categoria.

Pedro Muffato pagou a punição e voltou em quinto. Enquanto isso, Taio Agostini assumia a ponta, seguido por Jorginho Feio, Rafael Fleck, Duda Conci e Márcio Rampon. A primeira bateria terminou com bandeira amarela com dois caminhões da categoria Eletrônica e três da Bomba Injetora entre os cinco primeiros. 

Na segunda bateria, Pedro Muffato, que havia pago punição, teve bela recuperação e já estava em terceiro, quando precisou pagar "drive thru" novamente. E por queimar a relargada (além da 2° queima de radar), seu Pedro tomou outra punição. Nessa volta, Duda Conci fez uma bela ultrapassagem e passou para o primeiro da categoria Bomba Injetora e o terceiro na colocação geral. 


Scania de Rafael Fleck O piloto da categoria Bomba Injetora terminou em terceiro na colocação geral e segundo da categoria. Foto: Sérgio Vercezi

Aí começa mais um capítulo da disputa entre os três pilotos da GT Truck. Márcio Rampon aproveitou a deixa e também ultrapassou Fleck, ocupando a quarta colocação no geral. Mas o piloto gaúcho não deixou barato e foi pra cima do Truck #22, ultrapassando novamente. Rampon não desistiu e se manteve pressionando Fleck até receber bandeira vermelha, mas não assumiu a posição. 

Depois da batida frontal e uma escapada do Tio Helder Mottin, com o Truck Volvo #64 foi dada bandeira vermelha pela segunda vez e a prova decretada como encerrada. O Pace Truck entrou na pista e após as análises de punições, a colocação geral ficou da seguinte forma: 
 

1 - Rogério Taio Agostini #97 - (EL) Mercedes-Benz

2 - Duda Conci #327 - (BI) Ford 

3 - Rafael Fleck #76 - (BI) Scania 

4 - Márcio Rampon #22 - (BI) Scania

5 - Niltinho Jacobson #503 - (EL) - Scania

6 - Léo Barramacher #08 (EL) - Scania

7 - Pedro Muffato #20 (EL) - Scania

8 - Valdinei “Baté” dos Santos #44 (EL) - Mercedes-Benz

9 - Thiago Klein #45 - (BI) - Scania

10 - Ramires Fontanella #04 (EL) - Scania


RAM 2500 Longhorn do Planeta Caminhão rebocando o truck de Edvan Monteiro. Foto: Sérgio Vercezi

A composição dos pódios por categoria ficou da seguinte forma:

Categoria Fórmula Truck (Eletrônica)

1º - Taio Agostini #97

2º - Niltinho Jacobsen #503

3º - Léo Barramacher #08

4º - Pedro Muffato #20

5º - Baté dos Santos #220

6º - Jorginho Feio #21

Pilotos em Cascavel. Terceira Etapa Fórmula Truck. Foto: Sérgio Vercezi

Categoria GT Truck (Bomba Injetora)

1º - Duda Conci #377

2º - Rafael Fleck #76

3º - Márcio Rampon #22

4º - Thiago Klein #45

5º - Paulinho Rampon #21

6º - Geovani Tavares #509


Piloto Thiago Klein em Cascavel. Terceira Etapa Fórmula Truck. Foto: Sérgio Vercezi


A próxima etapa da Fórmula Truck 2023 vai acontecer em Londrina, no dia 25 de julho. A temporada deste ano terá uma mudança no calendário, com as etapas de Goiânia e Velopark substituindo a corrida que seria realizada em Interlagos que aconteceria dia 23/07/23. Você pode acompanhar a corrida na íntegra no vídeo abaixo, com a transmissão de Vanderlei Luiz Ratto e comentários de Sérgio Kaskanlian. 

O que achou da etapa de Cascavel? Participe com a gente e compartilhe essa notícia

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.