Principal

É o fim dos cabeçotes individuais da Scania? Veja o porquê da mudança para cabeçote único

É o fim dos cabeçotes individuais da Scania? Veja o porquê da mudança para cabeçote único

Scania optou pelo cabeçote único no motor para alcançar os níveis de eficiência energética propostos na nova linha 

Porque a Scania tirou os cabeçotes individuais para cada cilindro no motor Euro 6? Os fãs de Scania já notaram que nos motores da linha Super, o cabeçote único precisou ser adotado. Um dos motivos para a mudança, é a intenção de alcançar a economia de combustível de até 8%, que a marca garante nos seus novos motores. No caso do cabeçote, a mudança foi feita para obter economia através de eficiência térmica. 

Segundo Marcello Gallão, Diretor de desenvolvimento de negócios da Scania, a eficiência energética dos caminhões reduz custos e emissões. Com as novas tecnologias e operando da forma observada em testes, os veículos Scania alcançam o índice de economia desejável. Para que pudesse chegar a uma economia de 8%, foi preciso mudar diversas coisas na fabricação do motor, como a opção pelo cabeçote único no motor. 


As mudanças do motor permitiram alcançar uma maior tensão de pico no cilindro, quando ele chega bem próximo ao cabeçote. Mas porque chegar em uma pressão tão extrema? Maior pressão, melhor a queima, melhor a eficiência térmica do motor, e isso representa economia de combustível, é aproveitar melhor seu combustível. 

Mas, você sabe porque essa mudança foi necessária? Esse maior pico de pressão é um dos principais motivos para que a Scania precisasse abandonar o cabeçote individual. Gallão nos contou que o cabeçote individual chegava a tremer quando chegava a esse pico nos testes, mesmo com os cabeçotes parafusados no motor. Mas as descobertas não foram só essas. A cada mudança aplicada, era preciso encontrar outras soluções que a complementasse, sem colocar em risco o objetivo de alcançar seus 8% de eficiência. 



Mas, quais foram todas essas mudanças? O bloco individual pode voltar? Gallão nos explicou todas as mudanças para a linha Euro 6, como o aumento da taxa de compressão do motor e como isso proporcionou uma eficiência nunca vista nos motores da marca. Confira nesse vídeo como é o funcionamento desse novo motor e em quais níveis de torque e potência ele pode chegar.

O que você achou dos motores da nova Linha Super? Participe com a gente e fiquem ligados nas nossas redes sociais.

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.