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Mercedes-Benz do Brasil alcança a marca histórica de 350.000 motores exportados

Mercedes-Benz do Brasil alcança a marca histórica de 350.000 motores exportados

Com um volume médio de 14.000 unidades por ano, a linha de produção de motores utiliza conceitos e tecnologias da Indústria 4.0

Há 25 anos, a Mercedes-Benz do Brasil iniciava as exportações de motores produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para outras unidades da Daimler Truck nos Estados Unidos, México, Argentina e Alemanha. Produzindo um volume médio de 14.000 unidades por ano, a montadora alcançou, no primeiro trimestre deste ano, o marco histórico de 350.000 motores exportados.

De acordo com a Mercedes-Benz, esta conquista expressiva é resultado de um volume acumulado desde 1998, quando começaram a exportar motores de caminhões e ônibus para diversos tipos de veículos nos cinco continentes do mundo. 

A Freightliner Trucks, empresa da Daimler Truck North America (DTNA), utiliza motores brasileiros em alguns de seus tradicionais caminhões na América do Norte. Além disso, a Daimler Truck da Alemanha utiliza motores produzidos no Brasil para equipar veículos destinados a aplicações específicas da agricultura e mineração, bem como de uso florestal e militar. 


Para celebrar esse marco histórico, a Mercedes-Benz do Brasil reuniu colaboradores e gestores na própria linha de produção, evento do qual participaram Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina; Celso Salles, diretor de Produção de Caminhões & Agregados e Matthias Kaeding, diretor de Compras & Cadeia de Suprimentos: “De 1998 até aqui, os volumes não pararam de crescer, alcançando recordes já entre 2004 e 2008. Aliás, chegamos a exportar mais de 50.000 motores em um só ano", afirma Achim Puchert.

O executivo reforça ainda que a tendência é de que a fábrica brasileira produza ainda mais: "Nossos principais clientes, Argentina, México e Estados Unidos, seguem muito satisfeitos com nossos produtos. Além disso, expandimos o portfólio para a Alemanha, que recebe motores Euro 3 para veículos CKD (veículos desmontados para produção local dos compradores) que atendem diversos mercados”, afirma.  

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil continua dizendo que com essas conquistas, a marca se tornou, em 2019, o polo mundial de exportação de motores clássicos, o que de acordo com ele, é motivo de muito orgulho para a marca: “Agradeço muito o empenho e a dedicação de nosso time em manter a qualidade e a pontualidade das entregas. Juntos, vamos construir o caminho em direção aos próximos 350.000 motores de exportação".


Conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 na produção de motores

Esses números foram alcançados com base em um olhar voltado para conceitos mais modernos de trabalho. A Mercedes-Benz ampliou os conceitos da Indústria 4.0 em sua fábrica de São Bernardo do Campo e os estendeu a uma nova Linha de Produção de Motores. Com isso, a empresa se consolida como a mais avançada em tecnologia 4.0 do seu setor. Esse processo teve início com a Linha de Caminhões em 2018, seguida pela Linha de Cabinas em 2019 e Linha de Chassi de Ônibus em 2020.

Os investimentos da montadora foram voltados para soluções tecnológicas. Assim como ocorreu nas produções de Caminhões, Cabinas e Chassis de Ônibus, a tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas, elementos da Indústria 4.0, passaram a ser realidade na Linha de Motores.

A Linha de Produção de Motores 4.0 se divide em duas frentes. Uma delas responde pela montagem dos motores médios OM 924 LA de 4 cilindros e OM 926 LA de 6 cilindros, que equipam caminhões Accelo e Atego e também chassis de ônibus urbanos e rodoviários LO, OF e O 500 R. Outra frente envolve o motor pesado OM 460 LA de 6 cilindros para caminhões Actros e Arocs e para a linha O 500 de chassis de ônibus urbanos e rodoviários, como também o OM 471 LA de 6 cilindros para o Actros 2653.

Com a tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que atende às normas do Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), a principal novidade na produção de motores é a montagem do sistema de pós-tratamento de emissões, formado por quatro módulos: DOC (Catalisador de Oxidação), DPF (Filtro de Partículas), SCR (Redução Catalítica Seletiva) e ASC (Catalisador de Amônia).

"Além dos motores Euro 6 para o mercado nacional e para países que adotam esse padrão, a Mercedes-Benz do Brasil segue produzindo versões de motorização Euro 3 e Euro 5 que atendem outras legislações de emissões de países da América Latina, África, Ásia, Oceania e Oriente Médio, mercados para onde a Empresa exporta caminhões e ônibus", afirma Celso Salles.

Motores da Mercedes-Benz fazem sucesso no Brasil e no mundo, não à toa, os pesados da marca têm uma legião de fãs. O que você acha dos motores Mercedes? Imaginava essa quantidade de exportações? Participe com a gente e compartilhe essa notícia.

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