A campanha tem o objetivo conscientizar os condutores e pedestres para um problema que, anualmente, causa mais de 1,35 milhão de mortes: o trânsito violento
O mês de maio se tornou muito importante para todos os setores e agentes do trânsito, seja a pé, de bicicleta, carro ou caminhão, expostos diariamente a um dos trânsitos mais perigosos do mundo. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e mortes em vias de tráfego, criado no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, com o objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
A campanha nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o tema da 10ª edição do Maio Amarelo será: “No trânsito, prefira a vida” e pretende discutir a segurança viária, mobilizar a sociedade e envolver os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
A insegurança no trânsito brasileiro é visto como um problema, principalmente por estar no ranking dos cinco países com o trânsito que mais tira a vida de pessoas todos os anos. A preocupação do Observatório tem sentido, já que segundo os dados mais recentes do Detran, o número de acidentes fatais vem aumentando a cada mês em praticamente todas as capitais do Brasil. Somente no Estado de São Paulo, houve um crescimento de 53% nas mortes em fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado.
O Ministério da Saúde, também aponta preocupação com esse problema. Neste mês, o órgão consolidou os dados referentes a 2021, mostrando que 33.813 pessoas perderam suas vidas em decorrência do trânsito brasileiro. O número é aproximadamente 3,4% maior que o registrado em 2020 e maior que o número de óbitos de 2019, quando o Brasil registrou 32.667 mortes por acidentes de trânsito.
Essa tendência é vista como perigosa pelo Observatório, que reforça a necessidade de fugir das discussões cotidianas e efetivamente, agir sobre o tema, buscando engajar o maior número de pessoas possíveis em ações que propaguem o conhecimento e abordem nas mais diferentes esferas, toda a amplitude que a questão do trânsito exige. O Maio Amarelo vai realizar ações em todo o país, como o aumento das blitzes educativas nas vias, debates sobre o tema, ações de interação, entre outros.
O Observatório de Segurança Viária ressalta que mudanças simples no comportamento já podem mudar muito o cenário, visto que a maioria dos acidentes poderia ser evitada. De acordo com dados de de 2020 divulgados pelo Ministério dos Transportes, cerca de 53,7% dos acidentes de trânsito no país são causados por imprudência ao volante. Por isso, a ideia é reforçar que dirigir de forma mais responsável é o primeiro passo para um trânsito mais seguro.
Isso inclui não ingerir álcool ou drogas antes de dirigir, e usar o celular enquanto dirige, ações que representam graves fatores de risco, pois reduzem as capacidades motoras do motorista, tornando-o mais suscetível a cometer acidentes. Os dados do Detran mostraram que 42% dos acidentes com vítimas no Estado de São Paulo entre 2019 e 2021 foram causados por motoristas embriagados.
A campanha de 2023, pretende reforçar e espalhar a ideia de que todos os envolvidos no trânsito podem se ajudar. O Observatório quer, acima de tudo, deixar claro que um trânsito seguro não depende somente dos motoristas, mas de todos os envolvidos. O vídeo divulgado pelo Maio Amarelo dá alguns exemplos de situações que podem mudar o destino de muitas pessoas, com ações e orientações no dia a dia, como lembrar de olhar para os dois lados ao atravessar a rua, dar um toque para aquele amigo não voltar dirigindo depois da festa.
A OMS ressalta que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, além disso, o respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes. Por isso, além de dirigir com responsabilidade, orientar aqueles que nos cercam também ajuda a fazer um trânsito mais seguro.
Atitudes simples com os que nos rodeiam também podem fazer a diferença. Quando for passageiro, por exemplo, e o motorista usar o celular, peça para manusear o aparelho enquanto ele dirige com segurança, e mesmo que não esteja guiando um veículo, procure sempre lembrar a todos sobre a importância do uso do cinto de segurança, de se manter na velocidade permitida pela via, entre outras ações.
POR QUE MAIO AMARELO?
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Já o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. Confira o vídeo da campanha do Maio Amarelo 2023: “No trânsito, prefira a vida”
Comentarios