Pesquisa aponta que principais entraves para a compra estão relacionados, principalmente, a custos essenciais
O custo elevado do crédito se tornou uma das principais barreiras para a compra de um caminhão, seja novo ou usado. Os dados foram apurados através da versão 2023 da pesquisa "Ipsos Drivers", realizada pela Ipsos com 1200 entrevistados em todo o país.
A taxa de juros nos financiamentos é o segundo principal motivo entre os entraves mais mencionados, com 32,5%. Em primeiro lugar na lista de dificuldades para aquisição de um automóvel está o alto custo de propriedade (33,4%).
O terceiro principal motivo apontado pelos entrevistados foi o preço do combustível (também com 32,5%). Vale destacar que, na versão 2022 da pesquisa, o preço do combustível foi o principal fator citado.
Neste ano, o principal entrave para o brasileiro é o alto custo de propriedade e manutenção (33,4%). Foto: Divulgação
Ao mesmo tempo que os juros sobem e os serviços de manutenção ficam mais caros, o preço dos caminhões também estão altos. A evolução tecnológica do Euro 5 para o Euro 6 tornou os caminhões mais potentes, mas também os deixou cerca de 20% mais caros.
De acordo com a ANFAVEA, o desaquecimento da indústria automotiva impacta bastante as fábricas e montadoras de veículos, que nesse trimestre, precisaram parar funcionários e suspender turnos. Porém, conforme apontado pela instituição, em uma parceria com órgãos governamentais, existem ações sendo criadas no intuito de facilitar o crédito para aquisição de novos pesados.
Outro principal elemento que tem dificultado a retomada nas vendas e na produção, na avaliação da Anfavea, é a alta da taxa de juros. Em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano. Foto: Divulgação Volvo
Sobre a pesquisa
A pesquisa "Ipsos Drivers" foi realizada em dezembro de 2022, de forma online, com 1.200 pessoas ouvidas em todo o Brasil. De forma espontânea, os entrevistados enumeraram cinco barreiras para a compra de um caminhão nos dias de hoje --novos e usados, envolvendo troca ou não.
Veja o ranking:
Alto custo de propriedade e manutenção do veículo - 33,4%
Taxa de juros nos financiamentos - 32,5%
Preços dos combustíveis - 32,5%
Comentarios