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Campanha “Coletivo de Respeito” pretende combater o assédio no transporte público

Campanha “Coletivo de Respeito” pretende combater o assédio no transporte público

Mercedes-Benz, Movimento a Voz Delas e parceiros, como o grupo As Justiceiras, criaram um canal de denúncias e acolhimento para as vítimas

Seguindo o seu compromisso de ouvir as vozes das estradas e das ruas, a Mercedes-Benz do Brasil acaba de criar a campanha “Coletivo de Respeito”, que conta com vários parceiros e que busca sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres que diariamente utilizam os transportes coletivos, especialmente ônibus, e que são as principais vítimas de assédio e importunação sexual nesses espaços.

Passo inédito de uma empresa de transporte, a iniciativa pretende, além de combater esses crimes e trazer mais segurança para as mulheres usuárias e profissionais do transporte público, o “Coletivo de Respeito” pretende também ampliar os canais de denúncias e assim inibir tais práticas, cada vez mais constantes. De acordo com uma pesquisa realizada pelo grupo "Justiceiras", parceira do projeto, cerca de 97% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio ou importunação no transporte coletivo. 



A campanha surge em um momento em que a sociedade sofre com um triste cenário: o 5º maior índice de feminicídio do mundo, onde a cada 7 segundos uma mulher sofre violência física. Portanto, combater algumas dessas práticas, em especial nos espaços públicos, se torna um dever latente, inclusive de esferas privadas, como as empresas de transporte.
A ideia é espalhar por coletivos de todo o Brasil, seja ônibus, metrô ou trens, banners da campanha, com um QR Code que vai ajudar a vítima ou testemunhas a pedir e receber ajuda. Assim, será possível até mesmo, auxiliar o poder público com dados mais exatos e com informações sobre necessidades específicas para atendimentos em cada local do país.

Projeto Justiceiras: experiência no acolhimento à mulheres

Para isso, o acolhimento e proteção às vítimas serão feitos por meio do trabalho  desenvolvido pelo Projeto “Justiceiras”, organização que já atua no combate à violência contra a mulher. O primeiro contato para denúncia ou busca por apoio será feito por meio desse canal exclusivo, criado especialmente para importunação sexual de mulheres nos transportes coletivos para facilitar o acesso ao Sistema de Justiça e a uma rede de proteção.

Toda a gestão do canal de denúncia e dos acolhimentos será realizada pelas voluntárias do grupo “Justiceiras”, que prestará atendimento gratuito, online e multidisciplinar nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial, com uma importante atuação na luta pelos direitos da mulher e experiência em casos de violência e abusos contra mulheres no Brasil. 

O Projeto foi idealizado em 2020 pela advogada especialista em Direitos das Mulheres e Promotora de Justiça, Gabriela Manssur, também fundadora do Instituto Justiça de Saia e com experiência de mais de 20 anos na área. Desde sua criação, o grupo “Justiceiras” já conseguiu atender a mais de 13.500 vítimas, contando para isso com aproximadamente 15.000 mulheres voluntárias cadastradas.





Para que esse projeto inédito e tão importante pudesse de fato se concretizar, muitas parcerias surgiram, com a intenção de proteger essas mulheres. A campanha conta com contribuição do banco de fomento alemão DEG e doações de parceiros como a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu todo apoio ao processo de condução e aprovação do projeto, bem como à interface e governança do tema externamente junto a autoridades governamentais e outras empresas.

Um dos objetivos da Mercedes-Benz e do Movimento A Voz Delas com a campanha, é estender também ao setor de transportes de cargas, alcançando profissionais do setor que também enfrentam esse problema, seja em locais de parada, postos de gasolina, oficinas mecânicas e até mesmo, em outros locais do ambiente de trabalho, já que o tema assédio e importunação, também estão presentes no segmento.

Clique aqui e assista ao vídeo da campanha
 

Mercedes-Benz se destaca por campanhas do segmento de ônibus

O Coletivo de Respeito é também mais uma campanha que reforça as ações da montadora voltadas para o segmento de ônibus no Brasil. Com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”, além de uma forte atuação nas redes sociais, a Mercedes-Benz busca mobilizar os diversos players do segmento de ônibus – empresas de transporte, gestores, parceiros e passageiros – para a busca permanente de soluções de mobilidade, de responsabilidade social e de compatibilidade ambiental, para hoje e para o futuro.

A Mercedes, por exemplo, apoia as ações de prevenção e combate à Covid e divulga boas práticas das empresas do setor e das encarroçadoras no transporte urbano e rodoviário. O site da campanha “Vá de ônibus. Vá seguro” (www.vadeonibusvaseguro.com.br) apresenta vários casos de medidas de higienização e sanitização de veículos que buscam ampliar a proteção dos passageiros, como de motoristas e demais funcionários nos veículos, nas garagens, rodoviárias e terminais.

Outra campanha muito importante é a “Eu uso, eu cuido” nas redes sociais. O objetivo é motivar o usuário a se sentir coproprietário do ônibus. A Empresa criou essa campanha visando disseminar na sociedade os efeitos prejudiciais à população com a queima de ônibus, que tira os veículos de circulação nas cidades.


Mercedes-Benz amplia alcance da voz das mulheres

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que o Coletivo de Respeito fortalece o compromisso da marca em dar, cada vez mais, voz às mulheres no transporte. “Nós já contamos com o Movimento A Voz Delas, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero”, diz ele. 



“Começamos em 2019 com o segmento de caminhões e estamos ampliando o alcance dessa iniciativa com o envolvimento de mulheres que atuam no setor de ônibus. Essa nova ação, que cria um canal de denúncia e proteção contra o assédio no transporte coletivo, junta-se aos nossos esforços em prol dos usuários de ônibus, da melhoria da qualidade de vida no transporte e da proteção à mulher. É uma satisfação ver a nossa marca como protagonista desse movimento, contribuindo especialmente com elas, além do ecossistema do transporte responsável e com a sociedade como um todo”.
 

Alinhamento com princípios ESG

Para anunciar a campanha, a Mercedes-Benz chamou jornalistas para um evento de apresentação, onde foram explicadas as diretrizes, metas, parcerias e estratégias do projeto. Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina iniciou a apresentação reforçando a importância de trabalhar nesse tema: “Esse projeto é fruto de mais uma iniciativa de colaboradores da nossa Empresa, que encontraram nas Justiceiras a parceira ideal para este propósito”, afirma. 

A executiva explicou que a Mercedes-Benz conta com um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios, que desenvolve as mais variadas ações para melhorias do setor de transporte e mobilidade: “Esse time gera dentro de casa as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. É o que ocorre agora com o Coletivo de Respeito. A ideia surgiu ao mapearmos algumas dores da sociedade e o assédio no transporte público é uma delas”.

Kathrin reforça que “o objetivo do grupo multifuncional é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”. Para a CFO, ajudar a resolver problemas da sociedade por meio da força da marca Mercedes-Benz, é uma forma de estar em total alinhamento com os princípios ESG da Companhia”.

A equipe interna de voluntários na Mercedes-Benz do Brasil é formada por 22 líderes de todas as diretorias da Empresa, dos quais seis são responsáveis pelas ações diretas do Coletivo de Respeito. “Nós entendemos que ao ajudar a passageira, também estamos cuidando do ônibus e consequentemente do nosso negócio, mas principalmente visamos a redução dos índices de assédio no transporte público”, ressalta Kathrin Pfeffer. “Esse comprometimento está totalmente alinhado ao posicionamento da nossa unidade de ônibus: Pensando no coletivo. Pensando no futuro!”.
 

Apoio financeiro da DEG e doações dos parceiros

O Coletivo de Respeito conta a contribuição financeira de R$ 1,8 milhão da DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe da Alemanha, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre várias ações globais, a DEG destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

Considerando horas de coordenação, contratação, governança, recursos internos de Marketing e outras atividades, a Mercedes-Benz do Brasil contribuirá com o equivalente a R$ 1,4 milhão, sem envolvimento de valor monetário. Além disso, estão previstas doações de cerca de R$ 300 mil de parceiros, entre eles: Assobens, Basf, Fabus, Mirow, NTU, Rödl & Partner e T-Systems.

Walter Barbosa, diretor de Marketing e Vendas de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, reforça a importância do apoio de parceiros nessa iniciativa. “Além de poder contar com a experiência do Projeto Justiceiras, com a contribuição financeira da DEG, agradecemos a participação e apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), as concessionárias Mercedes-Benz e os demais parceiros.  Queremos levar essa voz das mulheres cada vez mais longe”.

Ações contra o assédio, importunação sexual e violência contra a mulher estão ganhando cada vez mais espaço e se tornam importantes em um cenário de insegurança para esse gênero, seja em espaços públicos, privados ou até mesmo em sua própria casa. E para que essas mulheres possam se sentir seguras nesses ambientes, a denúncia é essencial. Por isso, se você presenciar alguma dessas situações, denuncie. 

O que você achou dos dados da campanha e da iniciativa? Participe com a gente. 

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