Principal

Fábrica de motores da Scania guarda segredos do trem de força mais potente de sua história

Fábrica de motores da Scania guarda segredos do trem de força mais potente de sua história

Localizada em São Bernardo do Campo, a linha de produção de motores foi ampliada e mais automatizada em 2021 para produção da linha SUPER. Foto de capa: Automotive Business

Para quem gosta de caminhão, a fábrica de motores é como uma Disneylândia para adultos. As linhas de produção dos motores das montadoras de caminhão que atuam no Brasil, são cheias de segredos, fórmulas e características específicas, já que é ali que nascem os corações dos pesados. Quem já teve o prazer de conhecer uma fábrica automotiva, sabe que assim como existem tantas coisas interessantes,também existe a importância de preservar todas aquelas informações.

É na fábrica de motores que acontece a usinagem, a montagem da turbina, suportes, tubagem e outros componentes que estão ligados diretamente ou não à vida útil do motor. Com a chegada da Indústria 4.0, ou seja, com a automatização de diversos processos da fabricação, os componentes que refletem na vida útil do motor são manipulados e instalados por máquinas (robôs) que são alimentados ou operados por colaboradores da fábrica. Isso acontece para diminuir ao máximo os atritos de cada componente, garantindo total vida útil para o motor. 



Na Scania, por exemplo,existem diversos processos na fabricação de motores e muitos deles, rigorosamente sigilosos. São áreas de circulação restrita, seja para a total segurança dos motores, ou total segurança das informações. Todos os motores são testados de forma exaustiva em dinamômetros antes de serem vendidos e submetidos a diversos testes de desempenho para que sejam capazes de suportar as condições mais extremas.

Com o grande investimento feito pela marca e com ampliação da fábrica em São Bernardo, a produção da nova linha de motores de caminhão movida a biocombustíveis e diesel, a Scania deseja alcançar metas de descarbonização baseadas nos novos padrões e aumentar a produção dos motores da linha Super, considerada pela empresa como a mais potente de sua história, que chega a reduzir o consumo de combustível em até 8%. Esse é um dos motivos da fábrica guardar os “segredos”, afinal, quem quer entregá-los à concorrência? 



O Planeta Caminhão esteve na fábrica de motores da Scania e vai mostrar a produção em detalhes exclusivos, como você nunca viu! Em primeira mão, conhecemos muitos detalhes dos processos de fabricação dos novos motores da  montadora sueca em São Bernardo do Campo, entramos em ambientes de testes e conversamos com o Diretor de negócios do Grupo Scania, Marcelo Gallão. 

Nesse conteúdo, que você só vê aqui no Planeta Caminhão, demos um rolê por toda fábrica junto com o Gallão, que nos mostrou os ambientes, como funciona cada parte do processo de fabricação e explicou a importância de cada etapa no resultado final. Separe uns minutos para ver esse vídeo e conte pra nós: o que você viu no vídeo que você não imaginava que fosse assim?

 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.