A baixa qualidade das estradas e o alto nível de congestionamento são um dos principais problemas, segundo a pesquisa
O Brasil é o segundo pior do mundo para dirigir. O país fica atrás somente da Rússia, que está em primeiro no ranking mundial. É o que revela um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da OCDE e Compare The Market. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano, morrem cerca de 30 mil pessoas em decorrência do trânsito brasileiro (33.497 pessoas foram a óbito no trânsito em 2022) .
O ranking foi elaborado levando em consideração 4 critérios: o custo de manutenção do veículo em relação a renda, o nível de congestionamento, o índice de qualidade das estradas e o índice de mortalidade no trânsito. O Brasil segue em segundo da lista, principalmente pela baixa qualidade das estradas (3,1) e pelo alto nível de mortalidade no trânsito (16,0 a cada 100.000 pessoas). Além disso, o alto nível de congestionamento (28%) e alto custo de manutenção em relação à renda (26%), também foram fatores relevantes que levaram o país para a segunda posição da lista.
Para quem está na estrada no dia a dia, sabe que esses critérios realmente deixam a desejar em muitos lugares do Brasil. Além do alto número de acidentes e sinistros, há também a qualidade das estradas brasileiras e as constantes falhas na fiscalização de irregularidades. Em um levantamento feito em 2023 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), dos 110.333 quilômetros avaliados, 66% foram classificados como regular, ruim ou péssimo.
De volta ao ranking, a Rússia foi considerada o pior país do mundo para se dirigir. Com o pior índice de qualidade das estradas (2,9) e o pior nível de congestionamento (37%) dentre todos os países, ainda registra o mais alto índice de mortalidade (12). Ao combinar estes três fatores, faz com que o país se torne o líder do ranking. Em seguida no ranking dos piores países, estão: o México, a África do Sul e a Irlanda, respectivamente.
Os melhores países para dirigir
A lista também apresentou os países com o melhor trânsito do mundo. Quem ostenta a liderança é a Dinamarca, considerado o melhor país para dirigir. Com um dos índices de mortalidade no trânsito mais baixos em todo o mundo, o país registra apenas 3,7 mortes a cada 100.000 pessoas. Além de possuir estradas de alta qualidade (5,5) e baixo nível de congestionamento (18%).
Já os Estados Unidos fica em segundo lugar no ranking, principalmente pelo baixo nível de congestionamento (14%) e pelo baixo custo de manutenção dos veículos, (o menor dentre todos os países). Holanda, Portugal e França, finalizam o ranking dos 5 melhores países, respectivamente.
E aí, você também acha que o trânsito brasileiro é um dos piores do mundo? Participe com a gente e compartilhe essa notícia.
Comentarios