Levantamento da Fretebras apontou recorde de 1 milhão de fretes publicados em um único mês (julho de 2022) e analisou os tipos de carrocerias que recebem mais demanda
Mais de 80% de toda a carga que circula no país é por meio de caminhões, o que torna a economia brasileira altamente dependente do transporte rodoviário. Ainda mais com a pandemia, a demanda por fretes aumentou e o trabalho dos caminhões ganhou ainda mais importância. Nesse mercado, um tipo de caminhão tem se destacado entre os que mais foram carregados pelas estradas do país.
A Fretebras, uma das maiores plataformas de transporte rodoviário de cargas da América Latina, fez um estudo para entender quais foram os tipos de caminhões que receberam mais demanda de fretes no Brasil, tendo como base o período de julho/2021 a julho/2022. Os dados mostram que a maior parte dos transportes foram carregados em caminhões do tipo "pesado", chegando a quase 70% do volume total.
Segundo a pesquisa, os caminhões do tipo "pesado" (Bitrem, Carreta, Carreta LS, Vanderleia e Rodotrem), ficaram disparados no topo do ranking, com pouco mais de 70% seguidos pelo tipo "médio" (Bitruck e Truck), com um quarto dos fretes (26%). Os "leves" (VLC, Toco, Fiorino e 3/4) aparecem com representatividade de 2,6%.
Bruno Hacad, diretor de Operações da Fretebras explica que o grande volume de fretes permite ao motorista negociar melhor os preços: “É possível, por ter mais opções para escolher, além de contribuir para que o cargueiro fique menos tempo parado e que o caminhoneiro passe menos tempo longe de casa”. Segundo ele, diante do preço atual do diesel, ter mais opções de cargas a serem carregadas ajuda bastante o caminhoneiro a fechar o mês com lucros.
Na questão de variação no volume de fretes, todas as categorias tiveram crescimento, na comparação entre um ano e outro (2021 a 2022), comprovando a força do setor para a economia do país. A logística ganhou peso no período de pandemia, e mesmo algum tempo depois, ainda impulsiona o aumento de fretes na categoria de "leves", que obteve um crescimento de mais de 70%. A categoria de "pesados" registrou aumento de 47,6% e os "médios" tiveram alta de 10,9%.
A boa performance dos cargueiros no período, observada no estudo, demonstra que as transportadoras estão apostando cada vez mais na contratação de autônomos por aplicativo e isso representa uma grande oportunidade para os motoristas que ainda não usam esse tipo de plataforma no dia-a-dia.
A Fretebras divulgou que bateu o recorde de 1 milhão de fretes publicados em um único mês, em julho de 2022. Diante disso, surgiu a necessidade de criar recortes específicos do segmento, para mostrar a importância do TRC na economia do país e além disso, identificar onde estão os maiores fluxos de cargas.
Região Sul fica fora da curva e apresenta queda na demanda por cargueiros pesados
As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste tiveram maior demanda por caminhões "pesados", superando os 60% em todos os casos. De todas as regiões, apenas o Sul registrou uma queda na demanda por este tipo de veículo (-1,3 p.p), na comparação entre 2021 e 2022. Nas demais localidades foi registrado um aumento na demanda por "pesados" e queda na busca por carrocerias "médias".
No Nordeste, os caminhões do tipo "pesado" foram os que mais carregaram (71%), registrando um crescimento de 2,7 p.p dessa categoria. Entre os tipos de carroceria mais procurados pelas transportadoras, o tipo Rodotrem ficou no topo da lista na categoria "pesado". Na categoria "médios", aparece o modelo Truck, e nos veículos "leves", o Toco foi o mais procurado.
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