A distribuidora optou por veículos de combustão alternativas para circulação em área urbana
Os caminhões elétricos estão cada vez mais nas ruas brasileiras, principalmente entre distribuidoras de bebidas e empresas de logística. Isso porque os veículos utilizam rotas previsíveis e programadas, respeitando o tempo de recarga. Empresas como Ambev, C&A, Mercado Livre, e a FEMSA Brasil, empresa responsável pelos produtos Coca-Cola, que está operando com sua frota de caminhões elétricos Volkswagen na distribuição de bebidas na região metropolitana de São Paulo.
São 31 caminhões e-Delivery direcionados para atender os centros de distribuição de Jurubatuba, Osasco e Ipiranga. Além do baixo impacto ambiental, com emissão zero de poluentes, é possível pontuar outros benefícios, como a redução de ruídos na cidade, a diminuição de geração de outros resíduos, já que não é necessário trocar água e óleo, por exemplo, a economia por quilômetro rodado e o baixo custo de manutenção.
Ian Craig, CEO da Coca-Cola FEMSA Brasil, explica que a operação com os novos caminhões é também um importante avanço na agenda ESG da companhia: "Sempre buscamos soluções inovadoras para corresponder às expectativas da sociedade em relação às questões ambientais.Temos a inovação em nosso DNA e essa característica nos motivou a ter uma frota elétrica operando na Grande São Paulo”, destaca.
O executivo afirma que a operação eficiente da frota de elétricos é resultado do investimento contínuo em operações sustentáveis e em soluções que contribuem para a redução da emissão de poluentes em todo o processo de carga, descarga e entrega. A tecnologia de última geração é uma das vantagens agregadas aos veículos, que são todos conectados com dados de desempenho em nuvem e com o pacote RIO e-Fleet para a gestão de frota, o que possibilita acompanhar o desempenho do veículo e motorista em tempo real, garantindo a segurança no transporte.
Para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o caminho é adaptar os elétricos a realidades possíveis: "Assumimos essa missão de transformar a indústria do transporte e a mobilidade elétrica está entre as soluções que acreditamos. Cada vez mais, empresas como a Coca-Cola Femsa Brasil vão acelerar nessa jornada junto conosco. Esse segundo lote fechado, antes mesmo do início de operação com os veículos, comprova que temos grandes parceiros ao nosso lado", afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Em comparação aos caminhões a diesel, os elétricos podem reduzir as emissões de carbono e beneficiar o meio ambiente. Com autonomia média de 110 quilômetros, os veículos são recarregados durante à noite nos centros de distribuições, onde foram realizadas obras civis e modificações de instalações.
Um dos grandes trunfos do caminhão é a tecnologia aplicada no sistema de regeneração do motor, que conta com cerca de 100 sensores e novos controles eletrônicos que usam os atritos do freio e a redução de velocidade como fonte de energia para dar carga extra às baterias, capaz de recuperar 40% durante a frenagem para tornar o veículo mais eficiente. Com calibração minuciosa para operações severas, o motor também entrega 300 KW e torque de 2.150 Nm (nanômetros) desde as primeiras rotações. A suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação.
"Esse é o nosso compromisso: oferecer soluções completas e de alta tecnologia para apoiar nossos clientes em sua jornada para uma operação mais eficiente e sustentável. Estamos levando nosso caminhão elétrico Volkswagen a outros países e vamos cada vez mais avançar nessa estratégia", reforça Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O que você acha da escolha de caminhões elétricos para operações urbanas? Participe com a gente, compartilhe essa notícia e fique ligado em nossas redes sociais para saber mais sobre o que acontece no Planeta Caminhão.
Comentarios