Principal

Saiba o que a Scania fez para reduzir os atritos e melhorar a potência da linha Super

Saiba o que a Scania fez para reduzir os atritos e melhorar a potência da linha Super

Outras mudanças no motor, como o eixo comando também foram pensadas para reduzir os atritos do caminhão

O atrito é inimigo da eficiência. A cada ponto de atrito, o caminhão perde uma fração de potência necessária para fazer a caixa de cambio, motor ou eixo funcionarem da forma mais eficiente possível. Por isso, é uma busca constante das montadoras reduzir o atrito, já que é um "desperdício" de potência. 

Com a chegada das novas normas Euro 6, os engenheiros dos caminhões ganharam mais uma questão para resolver: os baixos níveis de emissão de poluentes. Todos esses pontos precisam ser pensados e testados para que um caminhão, além de estar dentro de todas as especificações, precisa ser potente e eficiente. E mais que isso, precisa superar questões de edições anteriores. 


Tudo isso requer muita criatividade das montadoras, que buscam inúmeras formas de alcançar cada vez mais produtividade, entrega e sustentabilidade. A principal forma de alcançar o máximo nessas características é através da tecnologia utilizada no Euro 6, que aumentou consideravelmente em relação ao Euro 5.

A Scania, por exemplo, fez verdadeiras transformações para a nova linha Super. A marca encontrou uma maneira de alcançar níveis até então desconhecidos em redução de atrito, através de mudanças estratégicas no novo trem de força dos caminhões. Premiada na Europa, a nova geração da Scania chegou ao Brasil com a promessa de reduzir o consumo do combustível em até 8%, considerando todas as mudanças do veículo.  

O diretor de desenvolvimento de negócios da Scania, Marcelo Gallão, explicou que para alcançar o resultado de reduzir ao máximo os atritos do caminhão, o acabamento das peças precisa ser praticamente perfeito, tanto que a produção de algumas peças não há mais toque humano, com tolerância zero para erros no acabamento. 

Considerado o trem de força mais eficiente de sua história, segundo a própria Scania, a linha apresenta outras diferenças no motor, como o eixo comando, que agora é oco. Além disso, é mais leve, diminui o peso e a fricção nos pontos de contato e de desgaste. Mudanças no cardan reto também visam esta busca pela redução de atrito.

Marcelo Gallão explicou detalhes do que é de fato a redução de atrito nesse trem de força, que começa desde a produção do motor e atinge níveis severos. Confira esse bate-papo e conheça mais sobre as mudanças para maior redução de atritos dos caminhões da linha Scania Super.

 

Comentarios


x

INSCREVA-SE

Preencha os dados abaixo para se inscrever nos cursos do Planeta Caminhão
Ao clicar em Registrar, você concorda com os Termos e Condições estabelecidos por este site, incluindo nosso Uso de Cookies. leia aqui.