Nas versões minibus e furgão, a nova Transit Automática tem dez marchas com conversor de torque, o que contribui para diminuir o custo total de operação
Tem novidade boa no mercado automotivo brasileiro. A Ford anunciou o lançamento da Transit Automática, a primeira van equipada com transmissão automática do Brasil. As vendas do novo modelo começam em abril. O modelo faz parte da linha de produtos da Ford Pro, a divisão de veículos comerciais da marca, que incluirá, futuramente, a Transit Chassi e a E-Transit totalmente elétrica. Desde o ano passado, a participação da Ford Pro no segmento tem aumentado consideravelmente.
A Transit Automática chega nas versões minibus, com 15 ou 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com teto alto (L3H3), com capacidade de 12,4 m3. Sua transmissão de dez marchas, com conversor de torque, traz o estado da arte da engenharia para oferecer uma direção mais eficiente e confortável que contribui para diminuir o custo total de operação. Associada com o sistema start-stop e os três modos de condução – exclusivos na categoria –, mais a tração traseira, ela ajuda a aumentar o rendimento médio da frota.
Imagem: Divulgação Ford
De acordo com Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, esta novidade traz ao mercado comercial uma nova solução capaz de oferecer eficiência, economia e produtividade: “A Transit Automática é mais um avanço e pioneirismo da linha, um produto esperado há muito tempo pelos clientes do segmento comercial e totalmente desenvolvido com foco na sua produtividade”, diz. Por não requerer a troca do kit de embreagem, ela exige menos paradas de serviço e contribui para reduzir em cerca de 70% o custo de manutenção do sistema de transmissão.
A nova Transit chega para dar sequência à expansão da linha de produtos da Ford Pro, que conta com uma estrutura dedicada e um portfólio completo de produtos e serviços para atender o cliente comercial em todas as suas necessidades. O executivo destaca que além de buscar um aumento na eficiência e na produtividade, a segurança do condutor foi uma das prioridades no desenvolvimento do novo modelo: “Além de reduzir a fadiga e a distração do motorista, ela tem um padrão de eficiência, economia e durabilidade que favorece o tempo de atividade e o custo total de operação do veículo.”
De acordo com a marca no evento de lançamento, a moderna tecnologia da nova transmissão favorece a produtividade e a segurança, pois gera um menor desgaste de peças e componentes, o que aumenta a durabilidade do trem de força, reduz a frequência de manutenção e os riscos de paradas imprevistas. Guillermo explica que a sua operação simples “também diminui o estresse dos motoristas, criando um padrão de direção mais eficiente e diminuindo os riscos de acidentes”. Os passageiros, por sua vez, são beneficiados com maior conforto de rodagem.
Imagem: Divulgação Ford
A Ford explicou que o novo modelo chega com preço posicionado na mesma faixa da sua principal concorrente com transmissão manual, trazendo um melhor retorno para o negócio do cliente comercial. Com preços a partir de R$298.200 na versão minibus vidrada e de R$274.500 na versão furgão, a marca mostra a sua disposição de continuar a crescer de forma consistente no segmento.
O início das vendas do portfólio 2023 será apenas para os modelos de Furgão e minibus. Mas a Ford Transit Chassi, que também foi anunciado como novidade na Fenatran, está previsto para o segundo semestre de 2023. O produto será oferecido em duas versões: de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4.700 kg de PBT.
Desempenho e economia
Imagem: Divulgação Ford
A transmissão automática da Transit utiliza uma programação adaptativa de mudança em tempo real que seleciona a marcha ideal para otimizar o desempenho e a economia de combustível em cada cenário de direção. Junto com o moderno motor 2.0 EcoBlue diesel, com 165 cv (@ 3.500 rpm) e torque de 39,7 kgfm (@1.750–2.750 rpm), ela garante força em aclives, segurança em declives e ultrapassagens, melhorando ainda mais a dirigibilidade, uma das características mais elogiadas da van.
Segundo Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul, entre outros avanços, o motor conta com turbo de geometria variável que entrega performance em todas as faixas de rotação e níveis de atrito extremamente baixos, incluindo correia banhada em óleo para redução do desgaste e melhoria do conforto acústico: “O número maior de relações da transmissão automática permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima”, diz.
Ele explica que a “sua aceleração suave e progressiva ajuda a elevar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota.” Num cálculo aproximado, um motorista profissional faz mais de 750 mil trocas de marcha por ano em um veículo com câmbio manual. A nova transmissão automática elimina esse esforço e aumenta o conforto do condutor que passa longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas.
Manutenção e durabilidade
Imagem: Divulgação Ford
A manutenção mais econômica é outra vantagem da Transit Automática. Por não exigir a troca do kit de embreagem, o número de paradas para serviço e os custos de manutenção do sistema da transmissão podem ser cerca de 70% menores. O executivo explica que essa durabilidade da nova transmissão foi comprovada em mais de 6 milhões de km de testes nos mercados mais exigentes do mundo e validada para as condições brasileiras no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí em um programa que incluiu 3.000 horas de testes de calibração em dinamômetro e rodagens, e em condições reais de uso.
Equipamentos exclusivos de série
A Transit Automática se destaca pela lista de equipamentos de série, uma das mais completas do segmento. Segundo a Ford, o novo modelo agrega benefícios que vão auxiliar os motoristas que buscam melhor custo benefício, oferecendo mais desempenho, tecnologia, segurança, qualidade e baixo custo operacional. Além disso, a nova Transit não foge à regra, e vem equipada com os mesmos itens exclusivos encontrados nos demais modelos da linha.
Ela é a única com auto start-stop, três modos de condução e modem de conectividade de fábrica, integrado à arquitetura elétrica do veículo, que permite receber alertas preventivos, agilizar o atendimento em caso de assistência, gerar relatórios com indicadores para o negócio, localizar o veículo e agendar e acompanhar serviços online. Também vem de série com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac), computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia SYNC Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.
Imagem: Divulgação Ford
O volante multifuncional com excelente raio de giro, o isolamento acústico aprimorado e a segurança com nota máxima do EuroNCAP são outros diferenciais. A versão minibus também é a única da categoria com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, estribo lateral elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos de série. Além disso, a Ford Pro tem uma área dedicada ao monitoramento da conectividade e melhoria da experiência do consumidor, assim como para a introdução de novas tecnologias, como a eletrificação.
A Ford também possui a manufatura regional da Transit com peças localizadas para oferecer maior disponibilidade de produto aos clientes e um centro local de engenharia e desenvolvimento incluindo o campo de provas em Tatuí (SP), que facilita o desenvolvimento de modificações para usos específicos, de grandes frotas ou órgãos do governo, integrando um trabalho em conjunto entre a Ford, modificadores, concessionárias e consumidor.
Conhecemos a Transit Automática e produzimos um conteúdo exclusivo para você, que em breve estará disponível em nosso canal do Youtube. O que achou do novo modelo da Ford? Participe com a gente e compartilhe essa notícia com seus amigos.
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